! Fla busca outro empate com Botafogo e impede liderança do rival - 27/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/05/2007 - 20h08

Fla busca outro empate com Botafogo e impede liderança do rival

Da Redação
No Rio de Janeiro
Após buscar o empate com o Botafogo três vezes neste ano, todas pelo Campeonato Estadual do Rio, o Flamengo repetiu a história neste domingo, só que desta vez pelo Brasileiro. Com gol do jovem Paulo Sérgio, de apenas 17 anos, a equipe rubro-negra arrancou o placar de 2 a 2, no Maracanã.

PRINCIPAIS LANCES
Agência Estado
Após final, Bota cede novo empate ao Fla
PRIMEIRO TEMPO
17min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Lucio Flavio cobra falta da entrada da área e acerta o ângulo esquerdo de Bruno, que ainda toca na bola, mas não evita o gol.
28min - Em contra-ataque rápido do Flamengo, Renato domina na direita e toca para Leonardo Moura, que recebe na entrada da área, mas é desarmado.
38min - Diguinho arrisca o chute da intermediária e a bola sai perto do travessão de Bruno.
40min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! Juan cruza da esquerda, Leonardo cabeceia e o goleiro Júlio César tira a bola de dentro do gol, mas o assistente confirma o empate rubro-negro.
44min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! André Lima cruza rasteiro da direita, a bola passa por Claiton e sobra para Dodô, que chuta de primeira, rasteiro, e acerta o canto direito de Bruno.
SEGUNDO TEMPO
23min - Paulo Sérgio aproveita falha da defesa do Botafogo, fica de frente para o goleiro, mas chuta por cima de Júlio César, desperdiçando grande chance.
22min - Paulo Sérgio domina pela direita e arrisca o chute, mas a bola sai à esquerda de Júlio César.
30min - Após cobrança de escanteio da direita, André Lima cabeceia forte no canto esquerdo de Bruno, mas o goleiro salva o Flamengo com uma defesa espetacular.
31min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! Ronaldo Angelim cruza rasteiro da esquerda, Paulo Sérgio recebe quase na pequena área e toca na saída de Júlio César.
ASSISTA AOS GOLS DO JOGO
VEJA AS IMAGENS DA RODADA
JUCA: UM JOGO BOM DE SE VER
FLA MANTÉM INVENCIBILIDADE
NEY FRANCO FESTEJA 'PERSEGUIÇÃO'
LEONARDO MARCA NA SUA VOLTA
NEY NÃO EXALTA NEM CRITICA
LEIA MAIS SOBRE O FLAMENGO
ALVINEGROS DISCORDAM
CUCA ABSOLVE O SEU ATAQUE
RENATO SILVA FESTEJA SUA VOLTA
LEIA MAIS SOBRE O BOTAFOGO
Com o resultado, o time da Gávea - que conquistou o título estadual sobre o rival nos pênaltis após dois empates por 2 a 2 - evitou que a equipe alvinegra chegasse à liderança da competição, acabou com os 100% de aproveitamento do oponente nesta Série A e ainda manteve uma invencibilidade superior a três anos sobre o adversário.

"Nós ficamos muito recuados. Podíamos ter matado o jogo se fôssemos mais objetivos", criticou o meia Zé Roberto. "Nossa postura tem que mudar para os próximos jogos", alertou o jogador do Botafogo.

Mais perigoso desde o início, principalmente com Zé Roberto - que levava a melhor sobre Thiago -, o Botafogo abriu o placar em cobrança de falta (sofrida pelo meia) de Lucio Flavio, logo aos 17 minutos.

Atrás no placar, o Flamengo procurou atacar mais e cresceu um pouco na partida. Assim, aos 40min, chegou ao empate com Leonardo. No entanto, o Botafogo conseguiu retomar a vantagem antes do fim da etapa inicial com Dodô, carrasco rubro-negro.

No segundo tempo, o Flamengo voltou com o jovem atacante Paulo Sérgio no lugar de Leonardo, e o meia Léo Lima na vaga do volante Paulinho. Com formação mais ofensiva, o time procurou pressionar em busca do empate, mas não conseguiu oferecer perigo, exceto em falha da defesa adversária, mas a chance foi desperdiçada.

Contudo, aos 31min, Paulo Sérgio, a mais nova revelação das categorias de base do Flamengo, teve outra oportunidade e desta vez não perdeu. Tocou na saída do goleiro para marcar um gol inesquecível.

"Estou muito feliz. É o meu primeiro gol como profissional e foi um gol muito importante para o Flamengo", comentou Paulo Sérgio.

Com o empate, o Botafogo, que derrotou Inter e Atlético-MG nas duas primeiras rodadas e empataria com o Paraná na liderança se vencesse neste domingo, foi a sete pontos e perdeu a chance de ficar na primeira posição.

Já o Flamengo, que buscava sua segunda vitória seguida - ganhou do Goiás no último domingo, após perder em casa para o Palmeiras na estréia -, foi a quatro pontos e permaneceu longe da zona de classificação para a Copa Libertadores, seu principal objetivo.

Para o Flamengo, o resultado serviu pelo menos para o time manter uma escrita de três anos sem perder para o Botafogo. A última derrota rubro-negra no clássico aconteceu em março de 2004. Agora, a equipe da Gávea está invicta contra o rival há 13 partidas.

Por outro lado, para o Botafogo o empate pelo menos serviu para alimentar um bom retrospecto. Com o resultado, o time segue invicto neste Campeonato Brasileiro e não perde no Maracanã há mais de seis meses.

A última derrota alvinegra no estádio aconteceu no dia 2 de novembro, para o Inter, pelo Campeonato Brasileiro de 2006. De lá para cá, a equipe disputou 23 partidas no local, contando com a desta noite.

Após o quarto empate entre eles nesta temporada, Flamengo e Botafogo voltarão a campo no próximo final de semana para a disputa da quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o time alvinegro enfrentará o Grêmio, no sábado, no Maracanã, o rubro-negro irá encarar o Sport, no domingo, em Recife.

FLAMENGO
Bruno; Irineu, Thiago e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Paulinho (Léo Lima), Claiton, Renato e Juan; Renato Augusto e Leonardo (Paulo Sérgio)
Técnico: Ney Franco

BOTAFOGO
Júlio César; Diguinho (Juca), Renato Silva, e Alex (Asprilla); Joilson (Adriano Felício), Leandro Guerreiro, Lucio Flavio, Zé Roberto e Jorge Henrique; André Lima e Dodô
Técnico: Cuca

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Renda: R$ 199.317,00
Público: 12.321 pagantes
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz e Rogério Carlos Rolim (ambos do PR)
Cartões amarelos: Renato (F), Jorge Henrique (B), Thiago (F), Claiton (F), Renato Silva (B) e Paulo Sérgio (B)
Gols: Lucio Flavio, aos 17min, Leonardo, aos 40min e Dodô, aos 44min do primeiro tempo; Paulo Sérgio, aos 31min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host