! Cruzeiro perde, em casa, para o Paraná, que é o líder - 27/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/05/2007 - 20h06

Cruzeiro perde, em casa, para o Paraná, que é o líder

Da Redação
Em Belo Horizonte
Em um jogo cheio de alternativas e de gols, o Cruzeiro foi derrotado pelo Paraná, por 4 a 3, na noite deste domingo, no Mineirão, apesar de ter jogado grande parte do segundo tempo com um jogador a mais, por causa da expulsão do zagueiro Toninho. Com a terceira vitória consecutiva, o clube paranista assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, enquanto o Cruzeiro entrou na temida zona do rebaixamento.

A expulsão de Toninho mexeu com o jogo, que estava empatado em 1 a 1, placar do primeiro tempo. O Paraná conseguiu virar para 2 a 1 e, quando o torcedor cruzeirense já vaiava a equipe e chamava o técnico Dorival Júnior de "burro", teve forças para empatar e passar à frente no placar. Só que, mais uma vez, o time não segurou a vantagem e ainda permitiu novo empate e o desempate paranista.

Josiel, com três gols, um a mais que o atacante Guilherme do Cruzeiro, que fez dois, foi o grande destaque do Paraná, ao lado do goleiro Flávio, que mesmo levando três, fez a diferença. Dessa forma, a estréia de Pintado como técnico do Paraná, substituindo a Zetti, atual treinador do Atlético, não poderia ter sido melhor.

O Cruzeiro, ao contrário, segue sem vencer no Brasileiro, e ocupa a 18ª colocação, com apenas um ponto em nove possíveis (aproveitamento de 11,11%). A equipe celeste está à frente apenas de Juventude e Internacional, que ainda não pontuaram, após três rodadas do Brasileirão.

A equipe mineira, comandada por Dorival Júnior, ainda não conseguiu vencer na competição e, como não obteve um resultado positivo diante do Paraná, deverá viver mais uma semana tumultuada, como a passada, quando aconteceram dispensas de jogadores, cobranças pesadas e contratações.

Cruzeiro e Paraná fizeram um jogo muito disputado. No primeiro tempo, o time celeste finalizou 11 vezes contra o gol adversário, obrigando o goleiro Flávio a quatro ótimas defesas, além de ter ficado uma vez na trave. De tanto insistir, a equipe da casa marcou, aos 44min, por meio de Guilherme, mas permitiu o empate, dois minutos depois, assinalado por Joélson.

Mas foi no segundo tempo, que a partida ficou emocionante e imprevisível até o momento final. O Cruzeiro, depois de duas derrotas em casa, visitará agora o Palmeiras, em São Paulo, enquanto o Paraná receberá o São Paulo, em Curitiba, pela quarta rodada.

O jogo

Disputado em sua maior parte sob chuva forte, o primeiro tempo de Cruzeiro e Paraná foi marcado pela vontade e determinação dos dois times, que marcaram forte e disputaram intensamente cada jogada. Tecnicamente, a etapa inicial de uma partida importante para os dois clubes - os mineiros buscando seu primeiro triunfo e os paranaenses a terceira vitória consecutiva -, deixou a desejar e foi fraca.

Cruzeiro e Paraná se igualaram nas virtudes e nos defeitos. Ambos reduziram os espaços para os adversários e marcaram bem, mas foram lentos e pouco criativos na parte ofensiva. Como o time celeste jogava em casa e obrigado a vencer, para evitar o agravamento de crise no clube, saiu mais para o ataque, enquanto a equipe visitante se defendia e contava com o experiente goleiro Flávio, que fez boas defesas na tentativa de impedir o gol adversário.

Apesar do esforço do camisa 1 paranista, com quatro defesas importantes e uma bola na trave chutada por Guilherme, o Cruzeiro conseguiu abrir o marcador, aos 44min. O volante Charles recuperou mais uma vez uma bola, avançou pela esquerda e cruzou bem, o goleiro Flávio soltou e Guilherme, que quatro minutos antes, havia tocado a bola na trave, dessa vez aproveitou o rebote e marcou o seu primeiro gol no Brasileiro.

A alegria do torcedor celeste, no entanto, durou pouco. Dois minutos mais precisamente. Aos 46min, o ex-cruzeirense Joélson acertou um belo chute, em uma cobrança de falta de muito longe, e venceu Lauro, que estava um pouco adiantado. "Tive a felicidade de acertar um chute forte e fazer o gol", comentou o meia paranista, que fez questão de dizer não guardar mágoa do Cruzeiro, onde garante, foi muito bem tratado.

O atacante Araújo, que teve uma grande chance de marcar um gol, ao tentar encobrir o goleiro Flávio, que ainda conseguiu desviar de leve a bola, lamentou o erro defensivo. "Mais uma vez, tomamos um gol e quando a gente volta para trás dá situação de gol, temos que melhorar isso, senão fica difícil, é um sacrifício para a gente lá na frente fazer o gol, temos de manter", afirmou.

Os dois times voltaram para o segundo tempo, com as mesmas formações que terminaram a etapa anterior. O Cruzeiro havia perdido Ricardinho, com uma entorse no tornozelo esquerdo, aos 37min da primeira fase, substituído por Renan. A primeira jogada de ataque foi paranaense, quando Joélson cruzou, com perigo, mas Lauro se antecipou a Josiel. Aos 10min, Leandro Domingues finalizou pela primeira vez, na etapa final, mas Flávio pegou firme.

No minuto seguinte, o zagueiro Toninho foi expulso, deixando o Paraná com um jogador a menos. Nesse lance, Araújo levou vantagem e desperdiçou ótima oportunidade, quando chutou e o goleiro paranista defendeu bem. Apesar de estar com 10 jogadores, aos 13min, o time visitante calou o torcedor cruzeirense. Vinícius Pacheco, que pouco depois sairia para recompor a defesa, cruzou e Josiel marcou seu quarto gol no Brasileiro.

A torcida do Cruzeiro ensaiou vaias, que aumentaram de volume quando Dorival Júnior tirou Paulinho Dias para a entrada de Maicosuel. Além de vaias, gritos de "burro, burro", mas a estrela do treinador brilhou. Aos 22min, Rômulo, que havia entrado no lugar de Jonathan, empatou a partida. Sete minutos depois, a equipe mineira voltou a ficar à frente, quando Guilherme fez 3 a 2, voltando a fazer feliz a sua torcida. Josiel e Everton ainda conseguiram inverter o placar, mais uma vez para o clube paranista.

Cruzeiro
Lauro, Jonathan (Rômulo), Léo Fortunato, Gladstone e Ânderson; Paulinho Dias (Maicosuel), Ricardinho (Renan), Charles e Leandro Domingues; Guilherme e Araújo
Técnico: Dorival Júnior

Paraná
Flávio, Daniel Marques, Toninho e Luís Henrique; Parral, Beto (Éverton), Adriano, Joelson (Vandinho) e Márcio Careca; Josiel e Vinícius Pacheco (Xaves)
Técnico: Pintado

Data: 27/05/2007 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 9.092 pagantes
Renda: R$ 118.192,50
Árbitro: João Alberto Gomes Duarte (RN)
Assistentes: Milton Otaviano dos Santos (RN) e Luís Carlos Câmara Bezerra (RN)
Cartões amarelos: Beto, Éverton (Paraná);
Cartões vermelhos: Toninho (Paraná)
Gols: Guilherme, aos 44min, e Joélson, aos 46min do primeiro tempo; Josiel, aos 13min, Rômulo, aos 22min, Guilherme, aos 29min, Josiel, aos 36min, e Éverton, aos 37min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host