! Grêmio, mesmo com time misto, vence o Sport, no Olímpico - 27/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/05/2007 - 17h55

Grêmio, mesmo com time misto, vence o Sport, no Olímpico

Da Redação
Em Porto Alegre
O Grêmio decidiu usar um time misto no jogo deste domingo, contra o Sport Recife, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e mesmo assim derrotou o Sport Recife, no estádio Olímpico, por 1 a 0. A decisão do clube de usar vários reservas se deu em função da prioridade que é dada, nesta temporada, à Libertadores da América, competição pela qual joga primeiro jogo das semifinais contra o Santos, na próxima quarta-feira.

VITÓRIA ANTES DA LIBERTADORES
Divulgação/Photocamera
Patrício tenta evitar chegada de Weldon
Divulgação/Photocamera
Tuta foi um dos titulares do time no campo
ASSISTA AO GOL DO JOGO
JUCA KFOURI COMENTA A RODADA
VEJA AS IMAGENS DAS PARTIDAS
LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO
LEIA MAIS SOBRE O SPORT
O Sport, que não tinha nada a ver com isso, tentou tirar proveito da ausência de titulares no inimigo, e assim somar seu primeiro ponto fora de casa - já que no final de semana anterior havia sido derrotado pelo Vasco por 3 a 1, em São Januário, na partida que entrou para a história por ter sido marcado o gol 1000 de Romário. Mas fracassou de novo, agora em Porto Alegre, e o goleiro Magrão mais uma vez não manteve sua meta impenetrável. Foi a 15ª vez na história que o time pernambucano atuou contra o tricolor gaúcho no Sul, sem jamais ter vencido.

Com a vitória o Grêmio chega aos seis pontos ganhos, aproximando-se dos ponteiros da competição. Já o Sport, que perdeu, soma apenas três, mas ao menos segue afastado da zona de baixo da tabela, aquela que leva ao rebaixamento.

A partir desta segunda-feira o clube gaúcho passa a se concentrar totalmente na Libertadores, na qual busca o tricampeonato. O jogo primeiro jogo semifinal contra o Santos está marcado para as 21h45 de quarta-feira, em São Paulo. Já o Sport, que se dedica apenas ao Brasileirão, voltará a jogar em casa no próximo domingo, quando recebera o Flamengo.

O jogo

O Grêmio abriu o marcador logo aos 2min. Na primeira investida na área adversária, Ramón bateu rasteiro do lado direito e o zagueiro Du Lopes, ao tentar afastar para escanteio, acabou empurrando com o pé direito para dentro de sua meta, no canto esquerdo.

Se impondo com facilidade, a equipe gaúcha quase ampliou aos 8, quando Ramón, outra vez numa arrancada pela direita, bateu forte e acertou o poste do goleiro Magrão. O Sport até tentava se aproximar da meta gremista, mas esbarrava na boa postura da zaga de um adversário que se mantinha mais perigoso.

O jogo seguiu sem maiores emoções a partir da primeira meia-hora e foi assim até o final do primeiro tempo com o placar que dava a vantagem mínima - e justa - para o único time que mostrou ambição, já que o Sport acabou não ameaçando em momento algum.

No intervalo o atacante gremista Amoroso lamentou a vantagem tão pequena, pois, como avaliou, "estamos fazendo uma partida muito boa e podíamos ter feito mais dois ou três gols". Já pelo lado do Sport, apenas lamentações, como a de Du Lopes, autor do gol contra: "Tentei tirar a bola, mas infelizmente bateu no meu pé e entrou, mas dá para virar no segundo tempo".

Em busca dessa reação, o técnico Giba fez duas trocas para o segundo tempo, escalando Luciano Henrique e Washington, respectivamente nos lugares de Ticão e Weldon. E de cara o tima visitante se mostrou um pouco mais agressiva, passando a impressão de um segundo tempo em que seria mais criativo e objetivo.

Sentindo que estava perdendo o controle do jogo, o treinador gremista resolveu reforçar a marcação do meio de campo e mandou a campo o volante Nunes, no lugar de Adilson. Mas o Sport seguia melhor e aos 12 até chegou a colocar a bola na rede, mas o árbitro anulou o lance, marcando impedimento de Carlinhos Bala.

No seu melhor momento no jogo, o Sport mandava cruzamentos para dentro da área do Grêmio, mas não aparecia ninguém para a conclusão e o tempo passava, deixando apreensivos os torcedores que iam se encolhendo nas arquibancadas - também por causa do frio que aumentava no final da tarde porto-alegrense.

Aos 32 Washington, de cabeça, obrigou Saja a uma defesa no meio de sua meta e um minuto depois Carlinhos Bala invadiu a área e o goleiro gremista jogou-se a seus pés salvando outra vez o time. Diante daquele sufoco, finalmente a torcida tricolor acordou e passou a gritar, tentando ajudar no momento difícil.

Mas apesar do esforço e bom futebol da segunda etapa, o Sport não conseguiu sequer a igualdade diante do misto do Grêmio.

Grêmio
Saja; Patrício, Schiavi, Pereira e Lúcio; Gavilán, Adilson (Nunes), Diego Souza e Ramón (Kelly); Amoroso (Everton) e Tuta
Técnico: Mano Menezes

Sport
Magrão; Osmar, Durval, Du Lopes e Bruno; Ticão (Luciano Henrique), Everton, Fábio Gomes e Fumagalli; Weldon (Washington) e Carlinhos Bala
Técnico: Giba

Data: 27/5/2007 (domingo)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: William Souza Nery (RJ)
Auxiliares: Hilton Rodrigues (RJ/Fifa) e Marcos Peniche Nunes (RJ)
Cartões amarelos: Adilson e Pereira (Grêmio)
Gols: Du Lopes/contra (aos 2min do 1º tempo))

Hospedagem: UOL Host