! Fifa proíbe partidas internacionais acima de 2.500 m de altitude - 27/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/05/2007 - 13h20

Fifa proíbe partidas internacionais acima de 2.500 m de altitude

Das agências internacionais
Em Zurique (Suíça)
O comitê executivo da Fifa decidiu neste domingo que não será mais permitido disputar jogos internacionais em cidades que estejam acima de 2.500 m acima do nível do mar, de acordo com anúncio da própria entidade reguladora.

Arquivo
Jogadores do Flamengo passaram por treino com exigênio para jogar na Bolívia
"Por razões médicas e para proteger a saúde dos jogadores, o Executivo resolveu que, no futuro, não deverão mais acontecer partidas internacionais a uma altura superior aos 2.500 m de altitude", diz a Fifa no comunicado.

"Eu sei que farão reclamações sobre isto, especialmente na América do Sul, mas nós temos que pensar na saúde dos jogadores em primeiro lugar. Isto também leva a uma distorção das competições quando os jogos são disputados em tal nível", disse o presidente da entidade Joseph Blatter.

Entre os países que costumam realizar partidas a uma altitude superior a 2.500 m está a Bolívia. A seleção daquele país tradicionalmente realiza seus jogos em casa em La Paz, que fica a mais de 3.600 m de altitude, sendo a capital que fica mais distante do nível do mar do mundo.

LOCAIS VETADOS PELA FIFA
PotosíBolívia4.000 m
La PazBolívia3.600 m
CuzcoPeru3.300 m
QuitoEquador2.800 m
CidadePaísAltitude
A controvérsia sobre a altitude das cidades onde são realizados os jogos não é novidade para a Fifa. Em junho de 1996 a entidade já tratava da possibilidade de proibir a disputa de partidas em altitudes superiores a 3.000 m.

No entanto, a Bolívia, que em 1994 impôs ao Brasil sua primeira derrota em eliminatórias de Copa do Mundo em um jogo disputado em La Paz, encerrado em 2 a 0, encontrou apoio suficiente para frear a proposta na Fifa.

A própria seleção brasileira se encarregou de terminar com o "mito da altura" na Copa América da Bolívia, um ano depois, ao se impor na final da competição disputada em La Paz vencendo por 3 a 1 a seleção da casa.

O comitê executivo, sob a presidência de Blatter, dedicou o encontro deste domingo como preparatório para o 57º Congresso da organização, previsto para os dias 30 e 31 de maio, em Zurique, na Suíça.

Entre outros assuntos também se falou do Mundial da África do Sul, que acontece em 2010, abrindo espaço para gentilezas políticas, em uma declaração da Fifa que demonstrou "confiança absoluta nos organizadores locais".

Hospedagem: UOL Host