! Milan obtém vingança contra Liverpool para levar 7º título europeu - 23/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

23/05/2007 - 17h37

Milan obtém vingança contra Liverpool para levar 7º título europeu

Da Redação*
Em São Paulo
A Europa está pela sétima vez nas mãos do Milan. Nesta quarta-feira, a mais vencedora equipe italiana da história derrotou por 2 a 1 o Liverpool, seu algoz na decisão de dois anos atrás, para levantar a Liga dos Campeões. A festa do time de Kaká, Dida e companhia foi construída no estádio Olímpico de Atenas, na Grécia, através de dois gols do experiente atacante Inzaghi.

CENAS DA FINAL EM ATENAS
EFE
Inzaghi comemora um de seus dois gols na vitória do Milan sobre o Liverpool na Grécia
EFE
Jogadores do Milan celebram a conquista da sétima Liga dos Campeões do clube
FOTOS DA DECISÃO EUROPÉIA
ASSISTA AOS GOLS DA DECISÃO
JUCA KFOURI COMENTA A FINAL
QUEM É O GRANDE NOME DO TÍTULO?
KAKÁ VIRA FAVORITO A PRÊMIOS
FORA EM 2005, INZAGHI DECIDE
MALDINI: MAIS MARCAS HISTÓRICAS
Com a sétima conquista na Liga dos Campeões (1963, 1969, 1989, 1990, 1994, 2003 e 2007), o Milan se afirma como a segunda maior força da história da competição, com apenas duas taças a menos em relação ao Real Madrid, e ainda como o principal vencedor do torneio continental deste século.

Também foi a vingança italiana sobre os rivais ingleses, que conquistaram a edição de 2005 da Liga dos Campeões justamente sobre o Milan, saindo de uma desvantagem de três gols para desenhar uma improvável reação, definida somente na disputa de pênaltis.

No entanto, ao contrário da dramaticidade do confronto de dois anos atrás, o Milan construiu a vitória com um pouco mais de tranqüilidade. A equipe italiana chegou a ser dominada territorialmente no primeiro tempo, sem sofrer grandes sustos, e conseguiu o gol em seu primeiro chute na meta rival, em uma cobrança de falta de Pirlo que desviou em Inzaghi na trajetória.

Na etapa final, o Milan manteve o planejamento, apostando em seu meio-campo congestionado de volantes para truncar o jogo e nos contra-ataques. Num deles, Inzaghi recebeu de Kaká entre a marcação e praticamente definiu o triunfo.

No fim, depois de uma jogada de escanteio, Agger desviou na primeira trave e Kuyt empurrou de cabeça para as redes. Mas o gol do holandês aconteceu tarde demais para iniciar uma reação do Liverpool.

"Aquela derrota de dois anos atrás ficará para sempre na minha memória. Mas dessa vez a história foi diferente. É a nossa vez de celebrar", comentou o volante Gennaro Gattuso logo após a conquista.

Kaká foi o principal nome da trajetória milanista até a conquista da sétima Liga dos Campeões da história do clube. O meia brasileiro comandou o time ao lado do holandês Seedorf nas vitórias sobre Celtic, Bayern de Munique e Manchester United na fase de "mata-mata".

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
10min - Pennant escapa pela direita, invade a área e bate cruzado, exigindo boa interveção de Dida.
26min - Após rebatida da zaga, Xabi Alonso pega de primeira na intermediária, e a bola passa perto da trave direita da equipe italiana.
44min - GOL DO MILAN Pirlo bate falta na intermediária, e a bola desvia no ombro de Inzaghi, enganando o goleiro espanhol Pepe Reina.
SEGUNDO TEMPO
14min - Pirlo bate falta com chute colocado, mas a bola passa sobre o gol de Reina.
17min - Gerrard rouba bola no meio-campo, se livra de dois marcadores e bare cruzado para a grande defesa de Dida.
37min - GOL DO MILAN Inzaghi recebe de Kaká entre dois marcadores, corta o goleiro Reina e toca para o gol vazio.
43min - GOL DO LIVERPOOL Agger desvia de cabeça na primera trave, e Kuyt empurra de cabeça para as redes.
Na decisão, a estrela da seleção voltou a brilhar, mesmo com a implacável marcação do argentino Javier Mascherano. Kaká foi o mentor do segundo gol do Milan, assistindo Inzaghi entre dois marcadores do Liverpool.

Consagrado como um dos grandes nomes na campanha vitoriosa do Milan, Kaká ainda termina a Liga dos Campeões como principal artilheiro da competição, com dez gols marcados.

Outro personagem da conquista do heptacampeonato europeu do Milan é o veterano Paolo Maldini, que chegou ao recorde de oito finais de Liga dos Campeões, igualando feito do espanhol Francisco Gento, ídolo do Real Madrid nos anos 50 e 60. O zagueiro tem no currículo as decisões de 1989, 1990, 1994, 2003 e 2007, vencidas pelo time italiano, além de 1993, 1995 e 2005, quando sua equipe foi derrotada.

Campeão, o Milan volta a conquistar um título após duas temporadas de decepções. A última conquista da equipe do técnico Carlo Ancelotti havia sido no Campeonato Italiano de 2003-04.

O título da Liga dos Campeões ainda faz o clube virar a página de um pesadelo fora dos campos, que, inclusive, chegou a ameaçar a participação da equipe na competição.

Envolvido em um escândalo de corrupção de arbitragem e resultados arranjados na Itália, o Milan foi punido com a perda de pontos no campeonato nacional de seu país, mas escapou do rebaixamento e, com algum esforço nos bastidores, conseguiu manter sua vaga na Liga dos Campeões.

MILAN 2 x 1 LIVERPOOL

Milan
Dida; Massimo Oddo, Alessandro Nesta, Paolo Maldini, Marek Jankulovski (Kaladze); Gennaro Gattuso, Andrea Pirlo, Massimo Ambrosini, Clarence Seedorf (Favalli), Kaká; Filippo Inzaghi (Gilardino)
Técnico: Carlo Ancelotti

Liverpool
Pepe Reina; Steve Finnan (Arbeloa), Daniel Agger, Jamie Carragher, John-Arne Riise; Jermaine Pennant, Javier Mascherano (Crouch), Xabi Alonso, Steven Gerrard, Boudewijn Zenden (Kewell); Dirk Kuyt
Técnico: Rafa Benítez

Data: 23/05/2007, quarta-feira
Local: estádio Olímpico de Atenas (Grécia)
Árbitro: Herbert Fandel (ALE)
Auxiliares: Carsten Kadach e Volker Wezel (ALE)
Cartões amarelos: Gattuso, Jankulovski (MIL); Mascherano, Carragher (LIV)
Gols: Inzaghi, aos 44min do primeiro tempo e 37min do segundo tempo; Kuyt, aos 43min do segundo tempo

*com agências internacionais

Hospedagem: UOL Host