! Palmeiras vence Figueirense, mantém 100% e quebra tabus - 20/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

20/05/2007 - 17h51

Palmeiras vence Figueirense, mantém 100% e quebra tabus

Da Redação
Em São Paulo
Diante de um time reserva do Figueirense, o Palmeiras conseguiu sua segunda vitória em dois jogos no Campeonato Brasileiro de 2007. Na tarde deste domingo, no Parque Antarctica, apesar do susto na etapa complementar, a equipe alviverde venceu por 2 a 1, com dois gols do chileno Valdivia, e ainda conseguiu quebrar dois tabus.

Desde 2001, quando ainda era comandado por Celso Roth, o Palmeiras não conseguia 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas do certame nacional. Na ocasião, venceu Guarani e Bahia. Neste ano, o time já havia derrotado o Flamengo no Maracanã por 4 a 2 e, com o resultado deste domingo, juntou-se aos líderes da competição com seis pontos.

PRINCIPAIS LANCES
Folha
Valdivia comemora gol do Palmeiras com Edmundo. Chileno fez os dois na vitória
PRIMEIRO TEMPO
5min - GOOOOLLLLL DO PALMEIRAS!!! Florentín ganha a jogada de Chicão e cruza rasteiro. Valdivia aparece sozinho na pequena área e completa para o gol.
10min - Florentín perde ótima chance de aumentar para o Palmeiras. Valdivia dá o passe para o atacante, que entra sozinho na área pela direita. Porém, o chute cruzado sai torto e a bola vai para lateral.
24min - GOOOLLLL DO PALMEIRAS!!!! Edmundo toca e Valdivia deixa passar para Florentín, que cruza para o camisa 10 marcar seu segundo gol no jogo.
32min - Michael cobra a falta com força e Ari faz grande defesa, espalmando para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
3min - Lucas cruza e Adriano Gabiru, livre, chega de carrinho, mas toca por cima do gol, desperdiçando ótima oportunidade para diminuir.
12min - Jean Carlos faz boa jogada individual, invade a área alviverde e cruza para trás, mas ninguém chega para finalizar.
22min - GOOOLLLL DO FIGUEIRENSE!!!! Peter arrisca de longe e a bola entra no canto direito do goleiro Diego Cavalieri.
26min - Florentín chuta cruzado, Ari espalma e, no rebote, Edmundo faz o gol, mas lance é anulado porque atacante estava impedido.
CONFIRA FOTOS DA RODADA
Além disso, o Palmeiras conseguiu passar sobre um adversário "indigesto" em campeonatos brasileiros. Até o jogo deste domingo, o Figueirense não perdia no Palestra Itália pela competição nacional desde o ano de 1976, quando foi goleado por 4 a 0. A derrota complica a equipe catarinense na competição nacional. Como já havia perdido em sua estréia por 6 a 3 para o Atlético-PR, o time não soma nenhum ponto e está entre os últimos.

Disputando a semifinal da Copa do Brasil, o Figueirense entrou em campo com um time formado por reservas. Apenas o zagueiro Chicão, titular, mas que está suspenso do mata-mata contra o Botafogo, iniciou a partida. Assim, sobrou espaço para três estréias: Peter, autor de um gol, Jean Carlos e Adriano Gabiru. Este último, autor do gol que deu o título mundial ao Internacional-RS em 2006 e principal contratação para o segundo semestre.

No Palmeiras, outros dois jogadores estrearam, e com atuações apagadas. O lateral-direito Paulo Sérgio, recém-contratado do vice-campeão paulista São Caetano, o volante Makelele, ex-Santo André. A partida também foi especial para o goleiro Diego Cavalieri, que completou 50 jogos defendendo a meta alviverde.

Logo no início do jogo, o Palmeiras conseguiu aproveitar a falta de entrosamento do time comandado por Mário Sérgio e abriu o placar. Aos 5min, Florentín fez bela jogada e tocou para Valdivia completar para o gol. O Figueirense conseguiu equilibrar a partida mas, falhando muito na defesa, levou o segundo aos 24min, e novamente com o meia chileno. A situação do clube de Florianópolis piorou nos minutos finais da primeira etapa, com a expulsão do volante Diogo Roque.

No intervalo, Mário Sérgio fez as três alterações a que tinha direito, e o Figueirense melhorou. O time de Florianópolis aproveitou desatenções da defesa palmeirense e quase marcou aos 3min e 12 min. Aos 22min, depois de tanto insistir, a equipe alvinegra conseguiu diminuir com belo chute de Peter de fora da área, mas a reação parou, e o Palmeiras conseguiu assegurar a vitória apesar de um segundo tempo muito fraco.

"Eu não vejo somente queda de rendimento no Palmeiras. Uma equipe com um a menos no futebol muitas vezes melhora, não tem nada a perder e se supera", declarou Caio Júnior.

"Nós pagamos pela pouca idade do time no primeiro tempo, mas no segundo tempo fomos bem, foi tudo tranqüilo. A partir de amanhã voltamos a pensar na Copa do Brasil", completou o treinador Mário Sérgio.

O Figueirense vai agora em busca da vaga na final da Copa do Brasil, que seria um fato inédito na história do clube alvinegro. O time enfrenta o Botafogo nesta quarta-feira, às 21h45, no Maracanã. Como venceu o jogo de ida por 2 a 0, o time catarinense pode até perder por um gol de diferença que assegura lugar na decisão do torneio nacional.

Depois do duelo pela Copa do Brasil, o Figueirense joga contra o América-RN, em Natal, no sábado, às 18h10, pela terceira rodada do Brasileirão. No dia seguinte, o Palmeiras volta a campo às 16h para seu primeiro clássico estadual no Nacional: enfrenta o São Paulo no Morumbi.

PALMEIRAS
Diego, Paulo Sérgio, David, Dininho e Leandro; Francis, Martinez, Valdivia (Caio) e Michael (Makelele); Edmundo e Florentín (Cristiano)
Técnico: Caio Júnior

FIGUEIRENSE
Ari; Chicão, Rafael Lima e Michel (Vinícius); Wagner (Lucas), Diogo Roque, Peter, Adriano Gabiru e Vanderson; Léo (Diogo) e Jean Carlos
Técnico: Mário Sérgio

Data: 20 de maio (domingo)
Horário: 16h
Local: estádio do Parque Antarctica, em São Paulo
Árbitro: Lourival Dias Lima Filho (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha (BA) e Kleber Moradillo da Silva (BA)
Gols: Valdivia (P), aos 5min e aos 24min do primeiro tempo; Peter (F), aos 22min do segundo tempo
Cartões amarelos: Valdivia, David, Edmundo, Makelele (Palmeiras); Chicão, Adriano Gabiru (Figueirense)
Cartão vermelho: Diogo Roque (Figueirense), Caio (Palmeiras)

Hospedagem: UOL Host