! Porto goleia e conquista segundo bicampeonato do século - 20/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

20/05/2007 - 17h09

Porto goleia e conquista segundo bicampeonato do século

Da Redação
Em São Paulo
A CAMPANHA DO CAMPEÃO
AFP
O brasileiro Adriano, ex-Palmeiras, fez o primeiro gol do campeão Porto
69 pontos
30 jogos
22 vitórias
3 empates
5 derrotas
65 gols pró
20 gols contra
45 gols de saldo
CLASSIFICAÇÃO FINAL DA LIGA
FOTOS DA CONQUISTA
Pela segunda vez neste século, o Porto é bicampeão português. Depois de ter conquistado o certame nas temporadas 2002/2003 e 2003/2004, a equipe venceu o rebaixado Desportivo das Aves por 4 a 1 neste domingo, no estádio O Dragão, e deixou para trás os rivais Sporting e Benfica, que lutaram até a última rodada pelo título.

Mas quem deu mesmo um susto no Porto foi o Sporting, e não o Benfica, que venceu a Acadêmica de Coimbra por 2 a 0. Com gols dos brasileiros Liedson e Alecsandro, o time verde e branco vencia o Belenenses no primeiro tempo enquanto o campeão empatava. Essa combinação, naquele momento, dava o título ao Sporting, que triunfou por 4 a 0.

No estádio O Dragão, o Porto quase complicou a confirmação do seu bicampeonato. A equipe começou a partida desorganizada e nervosa e viu o Desportivo das Aves ter duas ótimas chances nos primeiros dez minutos. Mesmo assim, o brasileiro Adriano, ex-Palmeiras e Cruzeiro, abriu o placar aos 26min, com gol de cabeça.

O empate do time visitante veio pouco tempo depois. Aos 34min, Moreira aproveitou cruzamento da direita e bobeira da defesa adversária para tocar para o fundo do gol, de dentro da pequena área. No entanto, o Porto voltou mais ligado para a segunda etapa e não deu tempo para os visitantes.

HOMENAGEM A VITOR BAÍA
Um dos principais ídolos do Porto e também o jogador com mais títulos conquistados pelo clube português, o goleiro Vitor Baía substituiu o titular Helton no final do segundo tempo.

Foi uma maneira de homenagear o grande ídolo, que atravesssou todo o campo para comemorar o quarto gol do Porto na vitória sobre o Aves, marcado pelo argentino Lisandro.
CONFIRA O PERFIL DE BAÍA
Aos 6min, o argentino Lisandro recebeu passe na intermediária, cortou para o meio, se aproximou da meia-lua e chutou rasteiro para colocar o Porto à frente no placar. Aos 14min, uma falha do setor defensivo do Aves ajudou. Após cobrança de escanteio da esquerda, Jorge Ribeiro marcou contra e viu o campeão fazer 3 a 1.

O Porto ainda teve tempo de ampliar o marcador. Aos 44min, o argentino Lisandro chutou mais uma vez de fora da área e fez o quarto gols dos campeões.

Com mais essa conquista, o Porto, dos brasileiros Helton (goleiro) e Adriano (atacante), chegou ao seu 22º título do Campeonato Português. O rival Sporting, que até o início deste século tinha melhor posição, segue com 18 canecos da Liga. E o Benfica, o maior campeão, comemorou 31 vezes.

Rebaixados e outros jogos
Além do Desportivo Aves, que terminou na lanterna com 22 pontos e foi rebaixado à segunda divisão do Campeonato Português, o Beira-Mar também caiu. A equipe apenas empatou por 1 a 1 com o Paços Ferreira.

Outros três jogos encerram a 30ª e última rodada do certame: Braga e Nacional empataram por 1 a 1, o Vitória de Setúbal venceu o Naval por 2 a 1, fora de casa, e a Estrela da Amadora ficou no 1 a 1 com o União Leiria.

Hospedagem: UOL Host