! Dunga convoca Ronaldinho Gaúcho e Kaká, mas alfineta - 17/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

17/05/2007 - 11h23

Dunga convoca Ronaldinho Gaúcho e Kaká, mas alfineta

Anderson Gomes
No Rio de Janeiro
O técnico Dunga surpreendeu e convocou nesta quinta-feira os meias Kaká e Ronaldinho Gaúcho para os amistosos da seleção brasileira contra Inglaterra e Turquia, no início de junho (dias 1º e 5). Contudo, deixou claro que não concordou com o pedido de ambos para não disputarem a Copa América, que começará no fim do mesmo mês, na Venezuela.

CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO
GOLEIROS
Doni (Roma-ITA)
Helton (Porto-POR)
LATERAIS
Daniel Alves (Sevilla-ESP)
Maicon (Internazionale-ITA)
Gilberto (Hertha Berlim-ALE)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
ZAGUEIROS
Juan (Bayer Leverkusen-ALE)
Alex (PSV Eindhoven-HOL)
Alex Silva (São Paulo)
Naldo (Werder Bremen-ALE)
MEIO-CAMPISTAS
Edmílson (Barcelona-ESP)
Gilberto Silva (Arsenal-ING)
Mineiro (Hertha Berlim-ALE)
Josué (São Paulo)
Elano (Shakhtar Donetsk-UCR)
Kaká (Milan-ITA)
Ronaldinho (Barcelona-ESP)
Diego (Werder Bremen-ALE)
ATACANTES
Robinho (Real Madrid-ESP)
Vágner Love (CSKA-RUS)
Jô (CSKA-RUS)
Afonso (Heerenveen-HOL)
SAIBA MAIS SOBRE OS ATLETAS
COMENTE A CONVOCAÇÃO
"Gostaríamos de ter todos na Copa América, seria interessante ter força máxima, para reconquistar o respeito do torcedor depois da Copa do Mundo de 2006, mas temos de respeitar o desejo do jogador, a individualidade de cada um. Mas espero que depois respeitem a minha", disse o técnico.

"Eu considero a camisa da seleção a minha primeira pele e sempre fiz de tudo para defender o Brasil", alfinetou o treinador.

A expectativa era justamente para saber qual seria a reação do comandante, que já havia dito a todos os atletas que pretendia levar força máxima para a disputa da competição continental. Contudo, os dois principais jogadores do país no momento pediram dispensa, alegando necessidade de férias.

"Tenho vários jogadores machucados e serão dois jogos amistosos em que não teremos muito tempo para treinar. Então vou manter a estrutura, para não ter de armar uma nova seleção. Depois na Copa América teremos mais tempo para consolidar o time", explicou Dunga.

Desta forma, os meias estão presentes na lista para os amistosos na Europa, que acontecerão no dia 1º de junho, contra os ingleses, em Londres, no novo estádio Wembley, às 16h (de Brasília), e no dia 5 do mesmo mês, contra a Turquia, em partida a ser disputada na Alemanha, em Dortmund, às 15h (de Brasília).

QUEM É AFONSO?
EFE
Afonso, que atua no futebol holandês, foi a grande surpresa na convocação de Dunga
Desconhecido do torcedor brasileiro, o atacante Afonso, do Heerenveen, foi a grande surpresa da convocação de Dunga para os amistosos contra Inglaterra e Turquia.

Apesar de anônimo em seu próprio país, Afonso é um dos principais destaques da temporada na Europa. O atacante, que passou pelas categorias de base do Atlético-MG, é o principal artilheiro do continente, de acordo com números oficiais da Uefa.
LEIA MAIS
PERFIL DE AFONSO
Quem não foi chamado é o zagueiro Lúcio, mas por motivo de lesão. O defensor do Bayern de Munique passou na última quarta-feira por uma cirurgia de hérnia na virilha e também não poderá reforçar a seleção na Copa América. Já o atacante Fred, com entorse no tornozelo esquerdo, também está fora dos amistoso, mas tem chances de atuar no torneio continental.

A ausência de Lúcio deu oportunidade para que Alex Silva, do São Paulo, fosse convocado pela primeira vez. Assim como os atacantes Jô e Afonso, que defendem o CSKA-RUS e o Heerenveen-HOL, respectivamente.

No gol, Júlio César (Internazionale-ITA), machucado, ficou fora. Desta forma, Helton, do Porto-POR, e Doni, da Roma-ITA, foram os relacionados. Na ala, Marcelo, ex-Fluminense e atualmente no Real Madrid-ESP, está de volta.

A seleção de Dunga encara a Inglaterra em 1º de junho em Londres, na reabertura do estádio de Wembley para jogos profissionais. Quatro dias depois, a equipe encara a Turquia em Dortmund, na Alemanha.

Esses dois duelos na Europa serão os últimos jogos preparatórios do Brasil antes da Copa América, primeira competição oficial que será disputada sob o comando de Dunga, que assumiu a seleção em 2006 após o fracasso do país na Copa do Mundo da Alemanha. A estréia será no dia 27 de junho, diante do México.

Hospedagem: UOL Host