! Flamengo vence, mas é eliminado da Copa Libertadores - 09/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

09/05/2007 - 23h45

Flamengo vence, mas é eliminado da Copa Libertadores

Da Redação
No Rio de Janeiro
O Flamengo lutou muito até o fim e chegou perto do "milagre" que precisava para seguir na Copa Libertadores, mas não alcançou o feito. Nesta quarta-feira, no Maracanã, o time venceu o Defensor-URU por 2 a 0 e foi eliminado da competição sul-americana nas oitavas-de-final.

PRINCIPAIS LANCES
AFP
Renato (e) faz dois, mas não evita queda
PRIMEIRO TEMPO
12min - Juan toca em profundidade para Renato Augusto, que invade a área pela esquerda e chuta na saída de Martín Silva, mas o goleiro do Defensor salva com os pés.
23min - Juan cruza rasteiro da esquerda para a grande área e Renato Augusto chuta de primeira, mas a bola desvia na defesa adversária.
32min - Souza recebe em boas condições na área, mas escorrega e é travado pela defesa na hora do chute. Logo depois, Ronaldo Angelim completa cruzamento da esquerda e a bola sai rente ao travessão.
35min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! Em cobrança de falta da meia esquerda, Renato chuta forte e acerta o canto direito do goleiro, que nem se mexe.
SEGUNDO TEMPO
2min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! Após cobrança de escanteio da direita, Renato chuta forte do bico da grande área e acerta o ângulo direito do goleiro.
17min - Renato Augusto recebe na entrada da área e chuta, mas a bola sai por cima do travessão. Dois minutos depois, o mesmo jogador escora cruzamento da direita de cabeça, mas o goleiro defende.
36min - Renato erra na saída de bola do Flamengo e permite a recuperação do Defensor. Fernandez recebe livre na esquerda e chuta rasteiro da entrada da área, mas Bruno se estica e espalma no seu canto esquerdo.
VEJA ÁLBUM DE FOTOS DA RODADA
LEIA COMENTÁRIO DO JUCA KFOURI
RENATO RECLAMA DO ÁRBITRO
FLA 'CULPA' DERROTA NO URUGUAI
RUBRO-NEGROS ELOGIAM LUTA
"A gente lutou, mas não deu", lamentou o meia Renato Augusto, aos prantos no gramado.

Empurrado por sua torcida - que, empolgada pelo título estadual conquistado há três dias lotou o estádio e incentivou o time o tempo todo -, o Flamengo pressionou desde o início, mas esbarrou na marcação forte - às vezes violenta - do adversário e na própria ansiedade. Assim, a equipe demorou a se acertar e só abriu o placar aos 35min, com Renato, de falta.

Destaque da partida, o meia marcou o segundo aos 2min da etapa final, com outro chute forte. O gol logo no início era justamente o que o Flamengo precisava para buscar pelo menos o terceiro e forçar a disputa por pênaltis, mas o time passou a errar muito e não conseguiu ampliar o placar.

Após o apito final, enquanto a torcida reconhecia o esforço do time cantando o hino do clube e batendo palmas, Renato reclamava com o árbitro, que deu apenas três minutos de acréscimo, mesmo depois de toda a catimba e "cera" dos uruguaios.

"A torcida do Flamengo admirou a equipe. Tivemos muita garra em campo e fizemos dois gols. Se tivéssemos feito pelo menos um gol lá, quem sabe não estaríamos comemorando agora", comentou o atacante Roni.

Desta forma, o resultado foi insuficiente para o time rubro-negro se manter vivo na Libertadores, competição que era a prioridade absoluta da diretoria para este ano, que traçou todo um planejamento voltado para o sucesso no torneio.

Na partida de ida contra o Defensor-URU, em Montevidéu, a equipe brasileira perdeu por 3 a 0. A derrota detonou uma crise no clube, que culminou com a saída do meia Juninho Paulista - ele discutiu com o técnico Ney Franco no vestiário ao saber que seria substituído no intervalo.

Contudo, a conquista do título estadual sobre o rival Botafogo, no último domingo, abafou o clima de tensão na Gávea e encheu os rubro-negros de otimismo para a difícil missão desta quarta-feira. Apesar disso, os brasileiros não tiveram forças suficientes para buscar pelo menos a vitória por 3 a 0.

Eliminado da Libertadores, o Flamengo agora só tem o Campeonato Brasileiro para disputar nesta temporada. O time estréia na competição já no próximo domingo, às 16h, contra o Palmeiras, no Maracanã.

FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho (Léo Lima), Claiton (Paulo Sérgio), Renato e Renato Augusto; Roni e Souza
Técnico: Ney Franco

DEFENSOR-URU
Martín Silva; Sorondo, Martinez e Cáceres; González; Fadeuille, Amado Diego De Souza e Ariosa; Peinado (Morales) e Pezzolano (Fernandez)
Técnico: Jorge Da Silva

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Renda: R$ 636.981,00
Público: 57.367 pagantes
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG)
Assistentes: Pablo Lunati e Gustavo Esquivel (ambos da ARG)
Cartões amarelos: Sorondo (D), Martinez (D), Souza (F), Leonardo Moura (F), Fadeuille (D), Fernandez (D) e Roni (F)
Gols: Renato, aos 35min do primeiro tempo; Renato, aos 2min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host