! Grêmio elimina 'favorito' São Paulo e avança na Libertadores - 09/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

09/05/2007 - 23h45

Grêmio elimina 'favorito' São Paulo e avança na Libertadores

Da Redação
Em São Paulo
Dando seqüência à recuperação na temporada de 2007, o Grêmio mostrou sua força como mandante, venceu o São Paulo por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no estádio Olímpico, e avançou às quartas-de-final da Copa Libertadores da América para enfrentar o uruguaio Defensor, que eliminou o Flamengo. Para o tricolor paulista, a eliminação confirma queda de rendimento que começou com tropeço no Campeonato Paulista e mostra ao clube um cenário pouco visto nos últimos anos: o do fracasso.

A CLASSIFICAÇÃO GREMISTA
EFE
Grêmio abre o placar com gol de Tcheco
EFE
Diego Souza, autor do 2º gol do Grêmio
EFE
Lúcio comemora classificação gremista
VEJA ÁLBUM DE FOTOS DA RODADA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO GRÊMIO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
A necessidade de uma vitória por dois gols de diferença, já que havia perdido no Morumbi por 1 a 0, fez do Grêmio uma equipe mais vibrante em campo. Vibrante da mesma maneira que quando reverteu a derrota por 3 a 0 para o Caxias na semifinal do Campeonato Gaúcho e de jeito semelhante da vitória por 1 a 0 sobre o Cerre Porteño, que garantiu classificação na Libertadores na última rodada.

"O Grêmio é muito forte aqui dentro e mostrou isso com esta vitória. Muito se falou do nosso time esta semana, mas conseguimos mostrar também que dentro de campo é que interessa", disse o lateral-esquerdo Lúcio, que teve passagem apagada no São Paulo ano passado.

Se os gaúchos foram contaminados por superação nos últimos jogos, o São Paulo viu o efeito contrário. Depois da goleada sofrida para o São Caetano, a equipe foi tomada pela apatia. Classificou-se às oitavas-de-final da Libertadores no sufoco e viu depois de dois anos de soberania, suas atuações caírem de rendimento.

"Acho que quando se perde dois campeonatos seguidos sempre tem uma repercussão ruim, mas nosso grupo está fechado e vamos fazer de tudo para conquistar o Brasileiro", declarou o zagueiro Miranda, do São Paulo.

No primeiro tempo, o Grêmio seguiu à risca a orientação do técnico Mano Menezes e foi para cima do adversário. Já o São Paulo não conseguiu aplicar a marcação sob pressão ao rival, como pedido pelo treinador Muricy Ramalho. Melhor para os donos da casa, que dominaram e saíram na frente logo aos 17min.

Josué cometeu falta em Carlos Eduardo na lateral esquerda. Na cobrança, Lúcio mandou para área e após espirrar na defesa são-paulina, a bola sobrou para o meia Tcheco chutar para o fundo do gol. Ainda na etapa inicial, o camisa 10 gremista deixou o campo lesionado e deu lugar ao paraguaio Gavilán.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
17min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!! Após cobrança de falta de Lúcio da meia-esquerda, a bola é rebatida dentro da área e sobra livre para Tcheco. O meia chuta forte e abre o placar para o time da casa.
33min - Lúcio cobra nova falta da esquerda em direção à área. Sozinho, William cabeceia para o gol, mas Rogério Ceni se estica no canto esquerdo e faz bonita defesa.
37min - Souza recebe passe na meia direita e arrisca chute de longe. A bola, no entanto, passa muito acima da meta gremista. Esta é a primeira finalização do São Paulo.
48min - Dentro da área, Leandro se adianta à defesa após cruzamento da esquerda e chuta de primeira, mas manda para fora.
SEGUNDO TEMPO
18min - Jorge Wagner cobra escanteio da direita. A bola bate direto no travessão, e o são-paulino quase marca gol olímpico.
19min - Lúcio avança livre de marcação pela esquerda, invade a área e chuta forte, mas manda à direita da meta de Rogério Ceni.
30min - GOOOOLLL DO GRÊMIO!!! Tuta resvala de cabeça dentro da área adversária, e a bola sobra livre para Diego Souza. O meia chuta de primeira e faz o segundo gol da partida.
Sem conseguir armar o jogo com Souza e Hugo no meio-de-campo, o São Paulo deu muitos chutões para frente, a maioria facilmente interceptado pelo adversário. Em virtude da falta de criatividade, o primeiro chute a gol da equipe paulista aconteceu apenas aos 37min, quando Souza mandou à esquerda do gol de Saja.

Somente nos acréscimos da etapa inicial é que o clube do Morumbi conseguiu criar uma jogada mais trabalhada. Jadílson recebeu bom passe na esquerda e cruzou. O atacante Leandro apareceu entre os zagueiros gremistas e chutou para fora. No geral, o São Paulo pouco assustou o Grêmio, que jogou com tranqüilidade.

Assim como aconteceu no estádio do Morumbi, na semana passada, o segundo tempo teve um panorama diferente. Enquanto o Grêmio voltou sem alterações, o São Paulo retornou com duas: Jorge Wagner no lugar de Jadílson e Dagoberto na vaga de Hugo. Fato que deixou o time paulista mais ofensivo e perigoso.

As chances apareceram mais para o São Paulo, mas foi o Grêmio que levou a melhor aos 30min. Depois de passe do jovem Carlos Eduardo, o atacante Tuta tocou de cabeça para Diego Souza marcar o gol que assegurou a classificação do clube gaúcho às quartas-de-final da Copa Libertadores da América.

No próximo fim de semana, Grêmio e São Paulo iniciam suas caminhadas no Campeonato Brasileiro. A estréia da equipe gaúcha acontece no domingo, às 16h, contra o Paraná Clube, em Curitiba. Já o time paulista tem seu primeiro duelo no Nacional marcado para o sábado, às 18h10, contra o Goiás, no Morumbi. A partida acontece sem a presença de torcedores por punição do STJD pendente de 2006.

GRÊMIO
Saja; Patrício, Wiliam, Teco e Lúcio; Edmílson, Sandro Goiano (Amoroso), Tcheco (Gavilán) e Diego Souza; Carlos Eduardo (Schiavi) e Tuta
Técnico: Mano Menezes

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Ilsinho, Alex Silva, Miranda e Jadílson (Jorge Wagner); Josué, Richarlyson, Souza e Hugo (Dagoberto); Leandro (Marcel) e Aloísio
Técnico: Muricy Ramalho

Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Carlos Chandía (Chile)
Auxiliares: Jorge Osorio e Manuel Rodríguez (ambos do Chile)
Cartões amarelos: Diego Souza (G), Souza (SP), Miranda (SP), Sandro Goiano (G), William (G), Tuta (G)
Gols: Tcheco, aos 17min do primeiro tempo; Diego Souza, aos 30min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host