! Invicto em 2007, Sport conquista bicampeonato pernambucano - 01/04/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  01/04/2007 - 19h29
Invicto em 2007, Sport conquista bicampeonato pernambucano

Da Redação
Em São Paulo

Neste domingo, na Ilha do Retiro, o Sport sagrou-se bicampeão estadual. A equipe rubro-negra derrotou o arqui-rival Náutico por 2 a 0 e ganhou o segundo turno da competição com duas rodadas de antecedência. Como já havia conquistado a primeira fase, o time do técnico Alexandre Gallo faturou o título do Campeonato Pernambucano de 2007.

NÚMEROS EXPLICAM SPORT
Beto Figueirôa/JC imagem/AE
O título invicto do Sport pode ser explicado por números: este é o melhor início de temporada da equipe nas últimas três décadas. No Campeonato Pernambucano de 2007, o time rubro-negro conquistou, em 16 jogos, cerca de 96% dos pontos que disputou (15 vitórias e um empate).

Na temporada, o índice também chama a atenção: além das partidas pelo Estadual, o time entrou em campo mais três vezes pela Copa do Brasil, conquistando duas vitórias e um empate. Ou seja, de 57 pontos possíveis, o Sport ganhou 53 - aproveitamento de quase 93%.

A campanha vitoriosa deste título Pernambucano é respaldada, também, pela atuação da defesa rubro-negra, que sofreu apenas seis gols em 16 jogos. O ataque, por sua vez, foi às redes adversárias em 36 oportunidades durante a competição. Vale lembrar que ainda faltam duas rodadas para o encerramento do campeonato, e a marca pode ser ampliada.
Antes da partida, os mandantes lideravam o turno com 18 pontos e eram seguidos pelo próprio Náutico, com 12. Além disso, mantinham um retrospecto irrepreensível no segundo turno, com seis vitórias em seis partidas disputadas.

Pelo lado do Náutico, a remota esperança de conquistar a segunda etapa do Estadual motivava os atletas. Cercava o confronto, ainda, a esperança de um jogo com muitos gols, já que os dois melhores ataques da competição estariam frente a frente.

Em campo, porém, prevaleceu a força da campanha do Sport no ano. Invicta - agora são 17 vitórias e dois empates, entre Pernambucano e Copa do Brasil -, a equipe da casa coroou o belo início de temporada ao conquistar o campeonato sem precisar disputar as finais. No Estadual, o time completou 16 jogos, com 15 vitórias e apenas uma igualdade.

A "decisão"
O Náutico começou a partida disposto a evitar o título do rival e, em menos de 15min, chegou a acertar a trave e o travessão do adversário. Ao longo da etapa, contudo, o Sport acertou-se em campo e abriu o marcador aos 35min, com Weldon. O atacante avançou pela esquerda em velocidade, invadiu a área e marcou.

No segundo tempo, o time alvirrubro tentava, com dificuldade, o empate, mas foi a equipe da casa que ampliou: aos 19min, depois de cruzamento da direita, Luciano Henrique completou para o fundo das redes, selando a vitória e o título rubro-negro.

SÉTIMA RODADA
01/04 - Santa Cruz 2 x 1 Vera Cruz
01/04 - Serrano 2 x 1 Cabense
01/04 - Central 1 x 0 Porto
01/04 - Ypiranga 4 x 1 Belo Jardim
01/04 - Sport 2 x 0 Náutico
TABELA COMPLETA
JUCA COMENTA O TÍTULO
"Foi mérito dos atletas, que entenderam o trabalho. A primeira coisa que falei aos jogadores no final do ano passado foi que seríamos campeões estaduais. Foi difícil, mas o time mereceu essa vitória", comemorou o técnico Alexandre Gallo, após a partida, em entrevista à Rádio JC CBN.

No próximo sábado, ambas as equipes voltam a campo apenas para cumprir tabela, pela oitava rodada do returno. O Sport recebe o Belo Jardim, às 16h, enquanto o Náutico joga contra o Central, às 17h30, no estádio dos Aflitos.

Antes disso, porém, o time alvirrubro atua pela Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, às 21h45, o Náutico enfrenta o Paysandu-PA, pela rodada de volta da segunda fase da competição nacional. No primeiro confronto, o clube paraense venceu por 1 a 0 e tem a vantagem do empate para avançar às oitavas-de-final.

Campeonato Pernambucano
Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias