! Brasil cumpre metas, é campeão sub-20 e sela vaga para Pequim - 29/01/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  29/01/2007 - 00h48
Brasil cumpre metas, é campeão sub-20 e sela vaga para Pequim

Marcius Azevedo
Enviado especial do UOL
Em Assunção (Paraguai)

Missão cumprida. É essa a sensação da seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano Sub-20. Com a vitória por 2 a 0 sobre a Colômbia, neste domingo, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, na última rodada do hexagonal final da competição, o Brasil selou a classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, conquistou o título da competição e garantiu vaga no Mundial da categoria.

CENAS DO TÍTULO BRASILEIRO
Reuters
Lucas chuta para abrir o placar para o Brasil
Reuters
E depois comemora o 1 a 0 no confronto
EFE
Edgar celebra ao amplar o marcador
EFE
Jogadores comemoram com o troféu
EFE
Brasileiros posam para foto com a taça
VEJA FOTOS DA RODADA DO SUB-20
Mesmo antes de entrar em campo, o time nacional já havia assegurado a vaga olímpica. Isso graças à derrota do Chile para o Paraguai, por 3 a 2, na abertura da rodada. O placar fez com que os brasileiros, independente do resultado diante dos colombianos, terminassem obrigatoriamente nas duas primeiras posições do torneio. Campeão e vice teriam vaga para Pequim.

Assim, com o passaporte carimbado para a China, o Brasil, maior vencedor de títulos do Sul-Americano Sub-20, com nove conquistas, entrou para o duelo contra os eliminados colombianos sem qualquer pressão, o que ainda não havia acontecido no torneio por causa da campanha irregular do time.

Na primeira fase, o Brasil não conseguiu jogar bem, mas, após três vitórias e um empate, avançou como primeiro do grupo A. No hexagonal, um empate contra a Argentina e uma confusão na igualdade com o Chile pareciam colocar fim no sonho olímpico. Em seguida, a equipe venceu Uruguai e Paraguai e, agora, uma vitória neste domingo, além de carimbar o passaporte para Pequim, vai garantir o título.

Desde o início, o time comandado por Nelson Rodrigues, mesmo sem contar com sua principal estrela, Alexandre Pato, atacante do Internacional, que cumpriu suspensão, dominou o confronto e foi para o intervalo vencendo por 2 a 0, com gols do capitão Lucas e do atacante Edgar.

Na segunda etapa, o Brasil visivelmente se desligou da partida. Ainda assim, a equipe criou as melhores chances, enquanto os colombianos, atuais campeões e principal decepção do hexagonal decisivo, não souberam aproveitar a desconcentração brasileira.

Com a tranqüila vitória, a seleção encerrou a fase final com 11 pontos, dois a mais que a Argentina, que venceu o Uruguai com um gol salvador no final da partida e vai, em Pequim, buscar o bicampeonato olímpico. Ao lado de campeão e vice, uruguaios e chilenos garantiram presença no Mundial da categoria, este ano, no Canadá.

O jogo
A seleção brasileira iniciou mandando na partida e criou sua primeira oportunidade aos 10min. Depois de bate-rebate, a bola sobrou para Anderson, pela esquerda, dentro da área. O zagueiro bateu firme, mas o goleiro Ospina, no canto direito, fez a defesa.

Aos 25min, saiu o primeiro gol. O volante Lucas, um dos melhores de toda a competição, fez bela jogada individual pela direita e finalizou com violência, fazendo seu quarto gol no Sul-Americano.

BRASIL EXALTA SUPERAÇÃO
AFP
Festa brasileira após a conquista do Sub-20
A dedicação de mais de dois anos culminou com o título do Campeonato Sul-Americano Sub-20, no Paraguai. A conquista ainda valeu as vagas nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e no Mundial da categoria, no Canadá, este ano. Por tudo isso, os jogadores e a comissão técnica exaltaram a união do grupo da seleção brasileira e a superação durante a competição no Paraguai.
LEIA MAIS
Três minutos depois, o Brasil perdeu uma chance incrível para ampliar. Luiz Adriano recebeu em boas condições e tocou rasteiro, mas a bola bateu na trave direita. Na sobra, Edgar, livre e com o gol aberto, pegou mal na bola e mandou por cima.

A Colômbia se soltou um pouco e quase empatou em dois lances. Em contragolpe aos 37min, Quintero chutou da entrada da área e acertou o travessão brasileiro. No minuto seguinte, Pino cobrou falta, mas Cássio fez a defesa, em dois tempos.

Antes do intervalo, o Brasil conseguiu ampliar. Luiz Adriano fez jogada individual, se livrou de dois marcadores e passou para Edgar, dentro da área. Dessa vez, o atacante não desperdiçou e tocou rasteiro na saída do goleiro para fazer o segundo.

O ritmo da partida caiu muito na segunda etapa, e foi só aos 32min que o Brasil criou uma oportunidade clara. Luiz Adriano ajeitou para Lucas, que avançou com liberdade e, já dentro da área, tentou bater colocado, mas errou o canto esquerdo.

Dois minutos depois, a Colômbia marcou, mas o lance foi invalidado corretamente pelo árbitro peruano Víctor Rivera. Depois de cobrança de falta, Quintero empurrou para as redes, mas estava impedido. Assim, nos minutos finais, a torcida comemorou a vitória brasileira e o nono título continental.

BRASIL
Cássio; Fagner, Anderson, Thiago Heleno e Amaral (Carlinhos); Roberto, Lucas, Willian e Tchô (Leandro Lima); Edgar e Luiz Adriano (Fabiano Oliveira)
Técnico: Nélson Rodrigues

COLÔMBIA
Ospina; Gustavo Rojas, Gallego, Palomino e Henry Rojas; García, Arboleda (Loboa), Martínez e Reina (Bernal); Pino e Quintero (Mosquera)
Técnico: Eduardo Lara

Data: 28/01/07 (domingo)
Local: estádio Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Árbitro: Víctor Rivera (Peru)
Auxiliares: Emigdio Ruíz (Paraguai) e Manuel Rodriguez (Chile)
Cartões amarelos: Carlinhos, Edgar (B), Martínez, Arboleda (C)
Gols: Lucas, aos 25min, e Edgar, aos 45min do primeiro tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias