! Inter estréia e carrega invencibilidade brasileira no Mundial - 12/12/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  12/12/2006 - 16h00
Inter estréia e carrega invencibilidade brasileira no Mundial

Evandro César Lopes
Enviado especial do UOL
Em Tóquio (Japão)

O Internacional estréia nesta quarta-feira no Mundial de Clubes da Fifa, às 8h20 (horário de Brasília), contra o Al Ahly, no estádio Nacional de Tóquio e entra em campo com a responsabilidade de defender uma invencibilidade brasileira de dez jogos no torneio.

AFP
Fernandão é principal arma do ataque do Internacional para a estréia no Mundial
PERFIL DE FERNANDÃO
PÁGINA DO INTERNACIONAL
ABEL BRAGA RENOVA CONTRATO
Desde que a disputa ganhou a chancela da Fifa, jamais um time brasileiro saiu de campo com uma derrota. Apenas as competições no ano 2000, no Brasil, e em 2005, no Japão, foram organizadas pela entidade.

Em 2000, Corinthians e Vasco disputaram o torneio. Os paulistas fizeram quatro jogos, venceram dois e empataram dois, enquanto que os cariocas venceram três e empataram apenas um. Em 2005, para conquistar o título novamente para o país, o São Paulo venceu seus dois confrontos em solo japonês.

Ao contrário dos brasileiros, condição do time africano é completamente diferente. O Al Ahly é o único time que disputou o torneio no passado e está presente novamente no Japão. No entanto, a equipe comandada pelo português Manoel José terminou o Mundial do ano passado na última colocação.

"Sabemos que o favoritismo é todo do Internacional, mas nesta partida não temos nada a perder e muito a ganhar. No ano passado saímos do Egito achando que seríamos campeões do mundo, mas dessa vez a atmosfera é totalmente diferente. Estamos felizes apenas por participar", explicou o treinador do time africano.

Após conquistar a Copa Libertadores e focar totalmente a disputa do Mundial, o Inter tem todos os jogadores à disposição para a partida deste meio de semana, contra os africanos. O técnico Abel Braga inclusive já definiu a escalação no início da semana.

"Acredito que agora o time encaixou. Tentamos acertar a escalação desde a final da Libertadores, mas agora vejo a equipe de maneira equilibrada", comentou o técnico Abel Braga sobre a condição de sua equipe antes da estréia no torneio.

BRASILEIROS NO MUNDIAL
Corinthians 2 x 0 Raja Casablanca
Corinthians 2 x 2 Real Madrid
Corinthians 2 x 0 Al Nassr
Corinthians 0 x 0 Vasco
Vasco 2 x 0 South Melbourne
Vasco 3 x 1 Manchester United
Vasco 2 x 1 Necaxa
São Paulo 3 x 2 Al Ittihad
São Paulo 1 x 0 Liverpool
Apesar da confiança, os jogadores são unânimes no discurso de respeito ao time africano, que não fez boa apresentação em sua estréia, quando venceu o Auckland City, da Nova Zelândia, por 2 a 0.

"É um time muito inteligente, que toca muito bem a bola. Não podemos deixar eles jogarem em velocidade também", destacou o zagueiro Fabiano Eller, titular do Internacional na partida de estréia pelo torneio no japonês.

O confronto desta quarta também marca a primeira partida fora do país de Alexandre Pato com a camisa do time gaúcho. Sensação do time nos treinamentos realizados em solo asiático, o jogador, inclusive, foi proibido de conversar com a imprensa pelos dirigentes do clube de Porto Alegre.

"Percebi que estavam falando muito dele e achamos apenas que não era hora para isso. Ele vai voltar a falar com a imprensa, mas não agora", explicou o técnico Abel Braga sobre o silêncio do jovem jogador, de apenas 17 anos.

Internacional (BRA) x Al Ahly (EGI)

Local: estádio Nacional de Tóquio (Japão)
Data: Quarta-feira
Juiz: Subkhiddin Mohd Salleh (Malásia)
Auxiliares: Hamdi Al Kadri (Sri Lanka) e Eisa Ghuloum (Emirados Árabes)

INTERNACIONAL
Clemer, Ceará, Fabiano Eller, Índio e Hidalgo; Wellington Monteiro, Edinho, Alex e Fernandão; Iarley e Alexandre Pato
Técnico: Abel Braga

AL AHLY
Essam El Hadary; Islam El Shater (Ahmed Sedik), Wael Gomaa, Shadu Mohamed e Moteab Emad (Tarek Said); Shadid Ahmed (Akwety Mensah), Hossam Ashour, Mohamed Shawky e Mohamed Sedik; Mohamed Aboutrika e Flavio.
Técnico: Manoel José

Veja também




MAIS
Quem será o campeão do Mundial de Clubes?Grupos de Discussão UOL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias