! Fla atual desafia inexperiência em Libertadores - 23/11/2006 - Pelé.Net - Revista
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  23/11/2006 - 10h35
Fla atual desafia inexperiência em Libertadores

Vinícius Barreto Souto, especial para o Pelé.Net

RIO DE JANEIRO - Em 2007, o Flamengo volta a disputar a Libertadores (como atual campeão da Copa do Brasil) após cinco anos para realizar sua oitava participação na história do torneio. No entanto, se como clube os rubro-negros têm tradição na competição, como time, terão de lidar com a total inexperiência na copa, o que deverá ser um dos maiores desafios da equipe.

Em todo o elenco atual, apenas o zagueiro Fernando, que tem pouca experiência (só jogou seis partidas da fracassada campanha de 2002), já disputou o torneio. O grupo contava com o atacante Luizão (maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores, com 29 gols), mas ele teve seu contrato com o clube rescindido e não ficará no clube em 2007.

Enquanto reforços experientes em Libertadores não chegam, Andrade, um dos heróis da conquista de 1981 e auxiliar técnico de Ney Franco no time atual, acredita que a equipe terá que ser testada dentro da competição mesmo.

"A primeira fase vai ser a prova para esse grupo. É um time jovem, com poucos jogadores que já disputaram a competição. Será nela que vamos saber se o time vai estar preparado ou não para conquistar essa Libertadores", disse.

Por sinal, em sua última participação na competição, em 2002, o Flamengo foi eliminado justamente na primeira fase. O time entrou na Libertadores como ganhador da Copa dos Campeões de 2001 e saiu como lanterna do grupo 8, num torneio em que o Olímpia (PAR) foi campeão sobre o São Caetano.

Agora, com um time de novatos em Libertadores, os jogadores do Flamengo ainda terão a responsabilidade de apagar a má impressão que o clube deixou na sua última participação. Para isso, eles esperam pelo menos uma aula teórica antes do início da competição.

"Temos que conversar com quem já jogou para nos passarem experiência e tranqüilidade. Precisamos entender esse torneio, porque vamos enfrentar escolas diferentes. Temos que saber lidar com esse tipo de jogo para não cair em catimba, nem sentir a pressão nas partidas fora de casa", comentou o lateral Juan.

Andrade então dá os conselhos. "Tem que se preparar bem para Libertadores. Ela é bastante competitiva e tem muita catimba. É uma escola diferente. Os jogadores precisam estar bem equilibrados para não aceitar provocações. Sempre que isso acontece, alguém é expulso", frisou.

"Eles [adversários estrangeiros] aproveitam para tentar irritar o brasileiro, porque sabem que nós temos mais qualidade. Mas para gente não é interessante, porque o brasileiro não sabe catimbar", continuou Andrade.

O técnico Ney Franco, outro estreante rubro-negro em Libertadores, admite que a falta de experiência pode atrapalhar um pouco, mas não acredita que será um fator determinante para a campanha da equipe.

"Realmente, é uma competição internacional muito difícil. Mas acredito muito na força do trabalho. Acredito que vamos entrar fortes. Até porque, todos os times sul-americanos começam a temporada com jogadores mais novos, porque o mercado europeu absorve os melhores", disse.

O Flamengo disputou a Libertadores nos anos de 1981, 1982, 1983, 1984, 1991, 1993 e 2002. Em 61 jogos, obteve 33 vitórias, 14 empates e 14 derrotas. Marcou 124 gols marcados e sofreu 71.

Fla na Libertadores pela última vez

Once Caldas (Colômbia) 1 x 0 Flamengo
Data: 06/02/2002 - Estádio: Palo Grande, em Manizales - Colômbia
Time: Clemer, Maurinho, Fernando, Valney, Anderson, Leandro Ávila, Jorginho (Roma), Leonardo (Rocha), Felipe Melo, Andrezinho (Tuta) e Leandro Machado

Flamengo 1 x 3 Universidad Católica (Chile)
Data: 14/02/2002 - Estádio: Maracanã - Rio de Janeiro (RJ)
Time: Júlio Cesar, Maurinho (Roma), Juan, Fernando, Athirson (Andrezinho), Leandro Ávila, Felipe Melo, Rocha, Juninho, Petkovic e Leandro Machado (Tuta)
Gol: Felipe Melo

Flamengo 4 x 1 Once Caldas (Colombia)
Data: 27/02/2002 - Estádio: Maracanã - Rio de Janeiro (RJ)
Time: Júlio Cesar, Fernando, Juan, Valnei, Rocha, Athirson (Anderson), Leandro Ávila, Felipe Melo, Petkovic(Roma), Juninho e Andrezinho (Carlinhos).
Gols: Fernando, Roma e Juninho (2)

Flamengo 0 x 0 Olímpia (Paraguai)
Data: 06/03/2002 - Estádio: Maracanã - Rio de Janeiro (RJ)
Time: Júlio Cesar, Rocha (Roma), Valnei, Fernando, Anderson (Jorginho), Leandro Ávila, Maurinho, Felipe Melo, Juninho, Andrezinho e Leandro Machado (Edmilson)

Universidad Católica (Chile) 2 x 1 Flamengo
Data: 13/03/2002 - Estádio: San Carlos de Apoquindo, em Santiago - Chile
Time: Júlio Cesar, Juan, Valnei, Fernando, Maurinho, Athirson (Andrezinho), Leandro Ávila (Rocha), Felipe Melo, Juninho, Petkovic (Roma) e Leandro Machado
Gol: Felipe Melo

Olímpia (Paraguai) 2 x 0 Flamengo
Data: 10/04/2002 - Estádio: Defensores Del Chaco, em Assunção - Paraguai
Time: Júlio Cesar, Maurinho, Flavio, Fernando, Athirson, Rocha, Carlinhos, Felipe Melo, Juninho, Andrezinho e Roma (Edmilson)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias