! Goiás mantém tradição de artilheiros - 13/11/2006 - Pelé.Net - Revista
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  13/11/2006 - 11h26
Goiás mantém tradição de artilheiros

Do Pelé.Net

SÃO PAULO - Com os 16 gols do atacante Souza no Campeonato Brasileiro, o Goiás dá prosseguimento a uma seqüência que se tornou comum de uns anos para cá. Desde 2000, é normal ver o time esmeraldino ter um jogador disputando a artilharia da competição nacional. Isso sem contar que neste período, dois jogadores tornaram-se artilheiros do torneio.

CLUBES COM MAIS ARTILHEIROS
Vasco - 8
Atlético-MG - 5
Santos e São Paulo - 4
Goiás, Inter e Flamengo - 3
Guarani, Botafogo e Grêmio - 2
Santa Cruz, América-RJ, Bahia, Fluminense e Atlético-PR - 1
Caso Souza confirme a liderança, o Goiás deixará para trás tradicionais clubes, como Flamengo e Internacional, no ranking dos times que mais fizeram artilheiros. Será a quarta vez que o clube goiano finaliza o Nacional com o principal goleador.

"O Goiás é muito bom e dá todo o suporte necessário para eu fazer um bom papel. Faz a diferença. Acredito que isso aconteceu com os outros que estavam aqui antes de mim, e que também tiveram sucesso", declarou Souza, que chegou ao Serra Dourada no meio do ano passado.

Mas essa tradição começou em 1989, quando Túlio, antes de ser o Maravilha da torcida do Botafogo, marcou 11 gols e foi o artilheiro do Brasileiro daquele ano. O Goiás só voltou a ter o principal goleador em 2000, quando o atacante Dil marcou 20 gols na Copa João Havelange ao lado de Romário (Vasco) e Magno Alves (Fluminense). Com isso, foi o artilheiro do Módulo Azul juntamente com os outros dois.

Depois disso, o Goiás ficou dois anos sem nenhum atleta para brigar pela artilharia do Brasileirão, mas voltou com força total em 2003. Na ocasião, Dimba acabou como o maior goleador, com 31 gols anotados. Além disso, foi primeiro jogador da história a ultrapassar a marca dos 30 em um só Nacional.

No ano seguinte o atacante da equipe do Cerrado que entrou na disputa foi Alex Dias. Na ocasião, ele balançou as redes adversárias em 22 oportunidades e ficou atrás somente do centroavante Washington (Atlético-PR), que fez 34 gols.

Já em 2005, o próprio Souza fez 18 gols e não ficou longe de Romário, o artilheiro com 22. "Fui bem no ano passado, o que me motivou muito para esta temporada, sempre com apoio do clube e dos jogadores para que isso acontecesse", disse o atacante.

O presidente do Goiás, Raimundo Queiroz, negou que o clube realize qualquer planejamento para ter o principal goleador da Série A.

"Às vezes é difícil explicar esse fato. Até porque também tivemos bastante sorte com esses atletas. Porém, acredito que fizemos um bom trabalho ao escolher os jogadores", comentou o presidente.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias