! Palmeiras vence Fortaleza por 3 a 0 e respira no Brasileiro - 08/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  08/11/2006 - 22h22
Palmeiras vence Fortaleza por 3 a 0 e respira no Brasileiro

Evandro César Lopes
Em São Paulo

O Palmeiras cumpriu seu papel e amenizou a crise que atravessa no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, o time alviverde venceu o Fortaleza por 3 a 0, no Parque Antarctica, e ganhou maior tranqüilidade na competição nacional. De quebra, complicou ainda mais a situação de um rival direto que também luta contra o rebaixamento para a Série B.

CENAS DA VITÓRIA PALMEIRENSE
Folha Imagem
Chileno Valdívia, do Palmeiras, lamenta gol perdido no primeiro tempo do jogo
Folha Imagem
Edmundo briga contra a defesa do Fortaleza no jogo do Parque Antarctica
Folha Imagem
Paulo Baier (à esquerda) comemora o primeiro gol da vitória sobre o Fortaleza
FOTOS DA RODADA DO BRASILEIRO
Com o triunfo desta noite, a equipe paulista chegou aos 40 pontos e abriu no mínimo quatro de vantagem para a zona de decsenso. Isso porque Ponte Preta e Fluminense (17º e 16º colocados) com 34 e 36 pontos, respectivamente, se enfrentam nesta quinta-feira e não têm como alcançar o Palmeiras nesta rodada.

"Um clube da grandeza que tem o Palmeiras nunca imagina passar por uma situação difícil como essa no Brasileiro. A fase ruim é maléfica para todos, principalmente para a torcida. Por isso, essa vitória foi muito importante. Só precisamos aproveitar isso para aumentar a folga e tentar tirar o Palmeiras de um lugar em que nunca deveria estar", declarou o atacante Edmundo após o apito final.

A vitória também ajuda o time a esquecer o momento conturbado do clube. Na última terça-feira, cerca de 30 torcedores formados por sócios do clube e integrantes de organizadas invadiram a sala do presidente Afonso Della Mônica para protestar contra a má fase do Palmeiras.

Porém, o que se viu no estádio durante a partida desta quarta foi um intenso apoio vindo das arquibancadas, muito maior, por exemplo, do que a ajuda recebida na derrota para o Goiás por 3 a 1, no dia primeiro de novembro. O mais aplaudido da noite foi o meia Valdívia, principal destaque alviverde.

Além de amenizar os ânimos no Parque Antarctica, o resultado também serviu para o Palmeiras evitar a seqüência de cinco derrotas consecutivas, que seria a pior de 2006. Antes deste jogo, a equipe alviverde perdeu quatro jogos consecutivos igualando uma marca alcançada no início de junho.

Já no lado do Fortaleza, os problemas são maiores. Com o revés, a equipe do técnico Roberval Davino permanece com 31 pontos, na penúltima colocação do Nacional. Entretanto, a quatro rodadas do término da competição, o clube tricolor tenta manter viva a esperança de evitar o rebaixamento.

"Pelas partidas que teremos pela frente, precisaremos dos 12 pontos. Tenho a consciência que será difícil, mas não é por isso que deixarei de lutar. Sou o sexto treinador do time em 2006 e, apesar dos problemas, sempre tentei manter o entusiasmo", comentou o treinador Davino.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza enfrentará o Internacional, às 18h10 do próximo sábado, em Porto Alegre. O Palmeiras, por sua vez, só voltará a campo no domingo, em confronto contra o Botafogo, no Parque Antarctica, também às 18h10.

O jogo
O confronto começou com forte ritmo de jogo, e o Fortaleza teve maior domínio da bola no início da partida, tentando explorar as jogadas pelas alas do campo. Porém aos poucos, os anfitriões começaram a sair com maior intensidade e criaram a primeira chance aos 6min. Valdívia recebeu passe na entrada da área e arriscou direto para o gol. A bola passou perto da meta rival e saiu pela linha de fundo.

FIM DA SÉRIE NEGATIVA
18/10Vasco0 x 3
25/10Corinthians0 x 1
01/11Goiás1 x 3
05/11Paraná Clube2 x 4
08/11Fortaleza3 x 1
DATAADVERSÁRIOPLACAR
Com o decorrer da partida, o clube da casa se mostrou superior na armação das jogadas, mas encontrou muitas dificuldades para passar pela marcação da equipe cearense, que passou a priorizar os lances de contra-ataque.

O Palmeiras criou nova oportunidade aos 17min, desta vez em cobrança de falta. Em jogada ensaiada, Paulo Baier chutou para o gol, e a bola desviou na barreira antes de sair lentamente para fora, alarmando a defesa do time tricolor. O Fortaleza, por sua vez, também criou algumas jogadas ofensivas, mas não conseguiu sair na frente e ainda viu o adversário marcar com grande categoria.

Aos 28min, Edmundo toca para Enílton no ataque, e o centroavante acerta lindo passe de calcanhar para Paulo Baier. O lateral-direito dominou sozinho dentro da área e encobriu o goleiro Édson Bastos com categoria para colocar o Palmeiras na frente.

No segundo tempo, o time visitante voltou um pouco mais ofensivo, mas abriu a defesa, proporcionando várias chances para os anfitriões. Aos 8min, Marcinho Guerreiro invadiu a área sozinho, mas chutou fraco, e Édson Bastos agarrou a bola.

Porém, no minuto seguinte, o Palmeiras não desperdiçou. Paulo Baier recuperou jogada dentro da área tricolor e chutou rasteiro da esquerda. A bola foi fraca, e o goleiro do Fortaleza conseguiu espalmá-la. Contudo, ela sobrou nos pés de Enílton, que completou para o fundo das redes em posição duvidosa, na entrada da pequena área.

Depois disso, a equipe de Roberval Davino sofreu um baque o que facilitou a armação ofensiva do time da casa, com grande participação do meia Valdívia. A fragilidade defensiva do adversário gerou o terceiro gol do Palmeiras aos 26min.

Valdívia acertou belo passe para Paulo Baier, que foi derrubado por Bruno Barros dentro da área. Juninho cobrou com categoria, no canto esquerdo, e anotou o terceiro gol. Depois disso, o zagueiro Alan foi expulso por reclamação, e alguns minutos depois, Emerson também levou o cartão vermelho por ter acertado o meia chileno fora do lance. Com isso, o Palmeiras só precisou priorizar a posse de bola para assegurar o triunfo no Parque Antarctica.

PALMEIRAS
Diego, Paulo Baier (Amaral), Nen, Dininho e Márcio Careca; Marcinho Guerreiro, Francis, Juninho Paulista, Valdívia; Edmundo (Rosembrick) e Enílton (Neto Baiano)
Técnico: Jair Picerni

FORTALEZA
Edson Bastos; Alan, Emerson e Wendel, Ivan, Chicão, Ramalho (Dezinho), Mazinho Lima (Jorge Mutt) e Bruno Barros; Rinaldo (Valter) e Finazzi
Técnico: Roberval Davino

Local:Estádio do Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (Fifa-MG)
Assistentes: Marco Antônio Gomes (Fifa-MG) e Márcio Eustáquio Santiago (MG)
Cartões amarelos: Ramalho (F), Ivan (F), Valdívia (P), Chicão (F), Paulo Baier (P), Rinaldo (F), Edmundo (P), Neto Baiano (P)
Cartões vermelhos: Alan (F), Emerson (F)
Gols: Paulo Baier, aos 28min do primeiro tempo, Enílton aos 9min, Juninho Paulista, aos 26min do segundo tempo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias