! Ronaldinho vence prêmio da FIFPro e "se cacifa" para troféu da Fifa - 06/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  06/11/2006 - 14h58
Ronaldinho vence prêmio da FIFPro e "se cacifa" para troféu da Fifa

Da Redação
Em São Paulo

Na abertura da temporada de prêmios do futebol internacional no final de ano, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho foi anunciado nesta segunda-feira o vencedor do troféu de principal atleta de 2006 pela FIFPro (Sindicato Internacional dos Jogadores Profissionais).

EFE
Mesmo em momento irregular, Ronaldinho leva prêmio da FIFPro pelo 2º ano seguido
ENQUETE: RONALDINHO MERECEU?
Desta forma, o astro brasileiro do Barcelona "se cacifa" como um dos favoritos para as duas premiações mais importantes do ano: o prêmio de melhor do mundo da Fifa e a Bola de Ouro do futebol europeu, promovida pela revista francesa L'Equipe.

Mesmo com a atuação abaixo da expectativa na Copa, Ronaldinho conseguiu vencer o prêmio da FIFPro, pelo segundo ano consecutivo, em razão de suas glórias junto com o Barcelona no primeiro semestre do ano. Antes do Mundial da Alemanha, o brasileiro triunfou com a equipe catalã no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões.

A votação da FIFPro, que teve resultados divulgados nesta segunda-feira em Atenas, contou com a participação de mais de 43 mil jogadores profissionais ao redor do planeta.

Além do bicampeonato de Ronaldinho na premiação, a FIFPro também divulgou a equipe ideal de 2006, que conta ainda com o Brasileiro Kaká, do Milan.

De acordo com os jogadores filiados à FIFPro, o melhor time do ano é formado por Gianluigi Buffon (ITA-Juventus); Lilian Thuram (FRA-Barcelona), Fabio Cannavaro (ITA-Real Madrid), John Terry (ING-Chelsea) e Gianluca Zambrotta (ITA-Barcelona); Andrea Pirlo (ITA-Milan), Zinedine Zidane (FRA-aposentado) e Kaká (BRA-Milan); Ronaldinho Gaúcho (BRA-Barcelona), Samuel Eto'o (CAM-Barcelona) e Thierry Henry (FRA-Arsenal).

Ainda neste ano, Ronaldinho concorre ao prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa, prêmio em que saiu como vencedor nos dois últimos anos. O astro do Barcelona está entre os 30 mais votados, na pré-lista divulgada pela entidade. Contra a chance de tricampeonato, o brasileiro tem o peso da campanha abaixo da expectativa da seleção na última Copa.

A expectativa é que o resultado do último Mundial possa pesar a favor de italianos e franceses, que decidiram a última Copa, como o aposentado Zinedine Zidane, além de Fabio Cannavaro e Gianluigi Buffon. Mesmo sem participar da competição, o camaronês Samuel Eto'o também figura no rol de favoritos.

Por fim, Ronaldinho Gaúcho também está na páreo pelo título da Bola de Ouro do futebol europeu, prêmio entregue pela revista francesa L'Equipe, em que também é o atual vencedor.

Nesta premiação, o brasileiro, teoricamente, tem o favoritismo mais sólido, pois a eleição do L'Equipe privilegia a análise dos resultados pelos clubes.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias