! Grêmio goleia o Botafogo e pula para a vice-liderança - 17/09/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  17/09/2006 - 18h07
Grêmio goleia o Botafogo e pula para a vice-liderança

Do Pelé.Net
Em Porto Alegre

O Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, o clube gaúcho fez 4 x 0 no Botafogo, passando a ostentar 42 pontos na classificação - ultrapassando inclusive o tradicional rival Internacional (40), que perdeu de 2 x 0 para o São Paulo, no Morumbi. O Fogão, com o resultado negativo, permaneceu somando somente 30 pontos.

Photocamera
Reinaldo tenta levar o Botafogo ao ataque, mas time vacila e é goleado pelo Grêmio
OS GOLS DA GOLEADA
FOTOS DA RODADA
O jogo era de festa para o Grêmio. Na última sexta-feira, o representante do Rio Grande do Sul comemorou a expressiva marca de 103 anos. Além disso, o Tricolor vinha embalado pela excelente campanha no segundo turno do Brasileirão. O elenco comandado pelo treinador Mano Menezes, invicto nesta etapa, queria encostar de vez nos líderes da tabela de classificação.

Para o Alvinegro, a história era um pouco diferente. O Fogão precisava da vitória para não se aproximar novamente da perigosa zona do rebaixamento. De outro lado, o time carioca tentava esquecer a eliminação da Copa Sul-Americana, sofrida diante do Fluminense, no decorrer da última semana.

O confronto com o Botafogo foi o sexto do Grêmio diante de equipes do Rio de Janeiro, nesta edição do Brasileiro. Foi a primeira vitória dos gaúchos (que, até então, haviam obtido apenas três empates e duas derrotas).

O Grêmio voltará a jogar pelo Campeonato Brasileiro na noite da próxima quinta-feira, mais uma vez contando com o apoio do seu torcedor, no Olímpico. O Fogão, enquanto isso, voltará a campo uma noite antes, diante do Juventude, em casa.

O jogo
O jogo começou exatamente do jeito que o Grêmio queria. Logo aos 7min, depois de uma cobrança de escanteio do lateral-direito Patrício, um desvio obrigou o goleiro Lopes a fazer uma defesa parcial. A bola sobrou para o oportunista centroavante Rômulo, que teve tranqüilidade e cabeceou direto para o fundo das redes do Botafogo, abrindo o placar.

Em uma de suas melhores partidas com a camisa do Grêmio, o atacante Rômulo marcou três vezes e chegou à marca dos oito gols em toda a competição. A boa atuação recebeu elogios da torcida.
RÔMULO VIRA HERÓI
NA BRIGA PELA ARTILHARIA
LÉO LIMA: VAIAS E APLAUSOS
ZAGUEIRO CELEBRA BOA FASE
A partir daí o jogo passou a ficar bastante aberto. De um lado, o Botafogo mostrou enorme interesse em se desfazer do prejuízo. De outro, o Grêmio tentou seguir marcando forte presença no campo de ataque, com o objetivo de assinalar logo o seu segundo gol e ficar mais tranqüilo na partida.

A segunda chance também pertenceu ao Tricolor. Aos 14min, o meia Léo Lima cobrou uma falta com enorme precisão. Rômulo, de cabeça, se antecipou à defesa inimiga e colocou a bola sobre o travessão.

A primeira grande resposta do Alvinegro foi aos 20min. Lima fez uma excelente assistência para Reinaldo, que bateu com estilo. Melhor ainda foi a defesa do jovem Marcelo Grohe - o camisa de número simplesmente salvou o Grêmio, mostrando grande reflexo.

Oito minutos mais tarde, em nova jogada de ataque do Fogão, por muito pouco não saiu o empate. Depois da cobrança de escanteio de Lima, Reinaldo cabeceou forte e obrigou Marcelo a praticar outra importante defesa.

Nos instantes finais da etapa inicial, as duas equipes permaneceram mostrando um enorme equilíbrio dentro das quatro linhas. As defesas, entretanto, passaram a levar superioridade sobre os ataques. O torcedor gremista, insatisfeito com o desempenho dos seus atletas, chegaram a vaiar, direcionando a sua ira principalmente para o meia Léo Lima, de atuação apagada.

No segundo tempo, o Botafogo voltou melhor. Aos nove minutos, Thiago cobrou uma falta com enorme violência e acertou a trave de Marcelo Grohe. O goleiro gremista ficou apenas olhando a bola, já que nada poderia fazer.

As constantes reclamações do Botafogo contra a arbitragem continuaram neste domingo. Nem mesmo a incontestável goleada sofrida foi capaz de fazer com que os alvinegros não culpassem o árbitro por mais um resultado adverso.

"A equipe foi briosa e lutou com todas as dificuldades que teve. Sempre, tudo era a favor do Grêmio. Impedimentos horrorosos foram dados no primeiro tempo e o lance do segundo gol foi faltoso, quando estávamos perto de empatar", disparou o técnico Cuca.
BOTAFOGO RECLAMA
"CHIADEIRA" CONTINUA
SOFRENDO COM EXPULSÕES
O Grêmio voltou a levar perigo aos 11min. Rômulo recebeu um bom passe de Léo Lima, driblou um marcador e chutou para extraordinária intervenção de Lopes.

E a partida dava sinais de que poderia mudar de escore a qualquer momento. Aos 13min, o zagueiro Asprilla deixou calada a torcida gremista nas arquibancadas do estádio Olímpico, com outra grande cobrança de falta. O Botafogo tinha na bola parada uma de suas principais armas.

E foi também numa cobrança de falta que o Grêmio efetuou outro avanço de perigo, aos 17min. Hugo acertou primeiramente a barreira do Botafogo. No rebote, o meia gaúcho encheu o pé e colocou a bola muito próximo da trave esquerda dos cariocas.

Aos 26min, em uma bela jogada individual de Léo Lima (capaz de tirar aplausos da antes exigente torcida), o Tricolor assegurou a sua vitória. Rômulo, novamente, levou a melhor sobre o goleiro Lopes e fez 2 x 0.

Ao tentar reagir, o Fogão se perdeu. O clube carioca perdeu nada menos que dois jogadores importantes de contenção. Júnior César e Alê receberam o cartão vermelho do árbitro paulista Sálvio Espínola Fagundes Filho após faltas de exagerada violência. O técnico Cuca ainda tentou colocar Tiago Xavier no lugar de Lima, mas não adiantou.

O Grêmio ainda teve tempo para marcar o terceiro e e o quarto. Aos 36, o argentino Herrera (que havia ingressado na vaga de Ramón), aproveitou um chute cruzado de Rafinha (este último havia entrado no lugar de Jeovânio), não dando a menor chance de defesa para Lopes. Já aos 44min, Rômulo ainda deixou novamente a sua marca, após cruzamento certeiro de Bruno Teles.

GRÊMIO 4 X 0 BOTAFOGO

Grêmio
Marcelo Grohe; Patrício, William, Evaldo e Bruno Teles; Jeovânio (Rafinha), Lucas, Ramón (Herrera), Léo Lima (Sandro) e Hugo; Rômulo
Técnico: Mano Menezes

Botafogo
Lopes; Leandro Carvalho, Juninho, Asprilla e Junior Cesar; Alê, Ataliba, Thiago e Zé Roberto; Lima (Tiago Xavier) e Reinaldo (Wando)
Técnico: Cuca

Data: 17/9/2006 (domingo)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Sálvio Espínola Fagundes Filho (FIFA/SP)
Auxiliares: Evandro Luís Silveira e Marinaldo Silvério (SP)
Cartões Amarelos: Rômulo, Bruno Teles e Jeovânio (Grêmio); Lima, Alê e Juninho (Botafogo)
Cartões Vermelhos: Júnior César e Alê (Botafogo)
Gols: Rômulo, aos 7min do primeiro tempo, aos 26min e aos 44min do segundo tempo; e Rafinha, aos 36 min do segundo tempo (Grêmio)

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias