! Brasil bate Gales sem brilho, mas completa meta de testar novatos - 05/09/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  05/09/2006 - 17h39
Brasil bate Gales sem brilho, mas completa meta de testar novatos

Bruno Freitas
Enviado especial do UOL
Em Londres (Inglaterra)

O desempenho não foi o mesmo da vitória de domingo contra a arqui-rival Argentina, mas a primeira maratona da era Dunga cumpriu sua missão de avaliar os novatos preferidos do treinador.

A VITÓRIA DO BRASIL
Reuters
Ronaldinho voltou à seleção depois da campanha fracassada na Copa
Reuters
Marcelo (e) marcou o primeiro gol
AFP
Torcedor invadiu o gramado no jogo
AFP
Vágner Love liquidou a fatura
RONALDINHO MANTÉM JEJUM
DUNGA ADMITE INSÔNIA
ESTREANTES SE DESTACAM
FOTOS DA PARTIDA
DÊ NOTAS PARA O BRASIL
Nesta terça, a vitória contra o País de Gales, por 2 a 0, em Londres, foi construída com gols de apostas do tetracampeão: Marcelo, 18, lateral-esquerdo do Fluminense, e o atacante Vagner Love, do CSKA, da Rússia.

O primeiro fazia literalmente sua estréia pela seleção. Já Love, apesar de ter tido algumas oportunidades com Carlos Alberto Parreira e até um título oficial - a Copa América-04 -, só agora parece ter caminho livre para provar se pode mesmo integrar o seleto rol de avantes do time nacional.

Menos de 48h após o duelo contra os "hermanos", Dunga tratou de mandar a campo uma seleção com apenas dois titulares daquela partida; Gomes e Edmílson, sendo que este foi substituído no intervalo por Gilberto Silva.

No mais, deu chances para Maicon, Marcelo, Dudu Cearense, Júlio Baptista, Vagner Love e Rafael Sobis, que entrou no segundo tempo, assim como o meia Elano, destaque da vitória de domingo.

O grupo de titulares desta terça, no entanto, não mostrou a mesma movimentação dos jogadores que iniciaram a partida de domingo. As tabelas eram raras e, quando aconteciam, ocorriam na entrada da área galesa, onde a concentração de defensores dificultava a conclusão. Com isso, chute de longa distância se tornaram comuns contra o gol de Jones.

Quem também teve sua chance de se mostrar disposto a participar do projeto do técnico foi Ronaldinho Gaúcho, poupado do duelo contra a Argentina devido a uma lombalgia. Nesta terça, foi substituído no segundo tempo por Robinho, que participou do segundo gol.

Ronaldinho começou atuando aberto pelo lado esquerdo. Por duas vezes iniciou jogadas pelo setor. Numa delas, aos cinco minutos, reclamou pênalti. O meia-atacante acionou Vagner Love. O jogador do CSKA devolveu, mas Ronaldinho acabou desarmado.

No minuto seguinte, por pouco o Brasil não abriu o placar. Em cobrança de escanteio, Alex não conseguiu desviar para o gol. A bola parou nos pés de Edmílson, que chutou para fora. Outra chance surgiu aos oito minutos. Em saída errada de Gales, a bola sobrou para Vagner Love, que chutou torto da entrada da área.

Aos 10min, Gales ameaçou pela primeira vez. Em lançamento nas costas da defesa brasileira, Giggs ajeitou a bola para Earnshaw, que foi travado no momento da conclusão. Três minutos depois, o time europeu teve a melhor chance para abrir o placar.

MARCELO E LOVE SÃO OS DESTAQUES
EFE
O lateral-esquerdo Marcelo acertou chute preciso, marcou um belo gol, inaugurou o placar e se firmou como o melhor dos "novatos" na seleção brasileira no amistoso desta terça-feira, vencido por 2 a 0.

Além dele, o atacante Vágner Love - que não é estreante, mas pela primeira vez foi titular - lutou bastante durante o jogo e, apesar de não conseguir sucesso na maioria das jogadas, foi premiado com um bonito gol de cabeça.
LEIA MAIS
Numa falha conjunta de Luisão e Edmílson, Giggs roubou a bola da intermediária do Brasil e tocou de calcanhar para Earnshaw. Mesmo pressionado, o galês chutou para boa defesa de Gomes, que mandou para escanteio.

O Brasil não conseguia preparar suas jogadas, e passou a ameaçar apenas em bolas paradas, como em falta cobrada por Ronaldinho aos 24min, ou em cabeceio de Kaká aos 28min, aproveitando cobrança de escanteio.

Chutes de longa distância também passaram a ser utilizados, como no caso de Edmílson aos 30min. A bola desviou e passou perto da trave direita de Jones. Na cobrança, a bola sobrou para Luisão, que mesmo livre chutou para fora.

Jogadas individuais também passaram a ser utilizadas. Até mesmo por atletas que não tem a habilidade como sua principal característica. Aos 31min, Julio Baptista passou por dois marcadores e chutou de fora da área. Jones caiu para defender sem maiores problemas.

Um jogada trabalhada pelo time brasileiro voltou a aparecer aos 34min, em tabela entre Kaká e Vagner Love. O meia-atacante do Milan recebeu na entrada da área e tocou de primeira para Love. O atacante do CSKA devolveu na medida para Kaká chutar sem pulo. Jones saltou para fazer boa defesa.

"Temos que ter paciência. A definição tem que ser pelo meio, a jogada tem que ser pela lateral", afirmou Dunga no intervalo à TV Globo.

Mas, na volta para o segundo tempo, quem ameaçou primeiro foi País de Gales. Em bola mal recuada por Dudu Cearense, Bellamy chegou a tirar Gomes da jogada, mas o goleiro se recuperou e afastou o perigo. Três minutos depois, o camisa 7 aproveitou novo vacilo da defesa brasileira para chutar contra o gol de Gomes.

Brasil 2 x 0 País de Gales
Brasil
Gomes; Maicon (Cicinho), Luisão, Alex e Marcelo (Gilberto); Edmílson (Gilberto Silva), Dudu Cearense, Júlio Baptista (Rafael Sobis) e Kaká (Elano); Ronaldinho Gaúcho (Robinho) e Vagner Love
Técnico: Dunga
País de Gales
Jones; Duffy (Edwards), Bale (Ricketts) , Gabbidon e Collins; Nyatanga, Bellamy, Earnshaw (Cotteril)e Davies (Vaughan); Robinson (Fleitcher) e Giggs (Ledley) Técnico: John Toshack
Data: 05/09/2006, terça-feira

Local: estádio White Hart Lane, em Londres (ING)

Árbitro: Mark Riley (ING)

Gols: Marcelo, aos 14min, e Vagner Love, aos 29min do segundo tempo
Davies cruzou da lateral-direita, a bola passou por todos os defensores do Brasil a acabou nos pés de Bellamy, que acabou chutando sobre a meta brasileira.

E, sem conseguir penetrar na defesa galesa, o Brasil seguiu a insistir em chutes de longa distância. Num deles, abriu o placar. Aos 14min, o estreante Marcelo, que vinha tendo atuação discreta, recebeu bola na intermediária e arriscou o disparo. Jones caiu, mas não alcançou a bola, que entrou no seu canto esquerdo.

Aos 21min, Ronaldinho teve chance de voltar a marcar pela seleção após mais de um ano. Foi a última - foi substituído em seguida por Robinho. Em contra-ataque, Julio Baptista acionou o meia-atacante, que fintou um adversário e, dentro da área, tentou colocar no canto esquerdo de Jones. A bola saiu rente à trave galesa.

No minuto seguinte, Jones foi exigido em novo chute de Marcelo. Novamente livre, o lateral-esquerdo chutou forte, da intermediária, dessa vez a meia-altura. O galês espalmou, mas o ataque brasileiro não conseguiu aproveitar o rebote.

Em jogada pela lateral, um dos pedidos de Dunga, o Brasil ampliou. Aos 29min, Robinho fez firulas na entrada da área e rolou para Cicinho. O reserva de Cafu na Copa cruzou na medida para Vagner Love desviar de Jones. Gales ainda teve chance de diminuir aos 41min, com Ricketts, mas o meia bateu para fora.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias