! Brasil vence a Argentina com cartada de Dunga - 03/09/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  03/09/2006 - 13h54
Brasil vence a Argentina com cartada de Dunga

Bruno Freitas
Enviado especial do UOL
Em Londres (Inglaterra)

A seleção brasileira venceu a Argentina, neste domingo, por 3 a 0, com dois gols de Elano e um de Kaká, e evidenciou em Londres uma das primeiras cartadas do técnico Dunga.

Com um meio-campo mais agressivo na chegada ao ataque, o treinador conseguiu sua primeira vitória no comando da equipe, contra o arqui-rival sul-americano: nada melhor para efeito moral e afirmação.

PASSEIO EM LONDRES
Reuters
Elano chuta para abrir o placar
AFP
Brasil comemora 1º gol no clássico
Reuters
Robinho lamenta chance perdida
Reuters
Mascherano tenta conter o Brasil
Reuters
Elano vibra com seu segundo gol
IMAGENS DO CLÁSSICO
JUCA: PARA HERMANO SOFRER
MILTÃO: BRASIL DÁ SHOW
"É importante começar vencendo a Argentina, estamos abrindo um novo ciclo", disse Kaká, que começou o jogo no banco de reservas. Ronaldinho Gaúcho, que se recupera de uma lesão, não foi nem relacionado.

A seleção teve uma linha de três meias e apenas um atacante mais à frente. Robinho, mesmo em função que não desempenha normalmente, teve tarde inspirada ao atuar pelo centro do campo, tendo Elano aberto pela direita e Daniel Carvalho pela esquerda.

Entre as implementações táticas do treinador, esta é a que surtiu mais efeito. Por diversas ocasiões, Robinho se aproximou das extremidades e costurou jogadas com Elano e Carvalho. Os laterais pouco apoiaram.

O primeiro gol brasileiro, inclusive, saiu em uma delas. Robinho puxou contra-ataque aos 2min e passou na medida para Elano, que entrou na área e finalizou no canto esquerdo de Abbondanzieri. A bola chegou a resvalar no pé do grandalhão Bilos.

No segundo tempo, aos 22min, já com Kaká fora do banco de reservas, no lugar de Carvalho, Elano avançou como elemento-surpresa e aproveitou assistência do meia do Milan.

Para finalizar e mostrar serviço, Kaká definiu o placar com um golaço. Recebeu a bola na linha central. Ganhou na corrida de Messi e partiu para área. Driblou Milito e chutou com tranqüilidade.

O jogo
No primeiro tempo, a seleção insistiu bastante nas trocas de passes, e foram poucos os momentos em que os homens de frente arriscaram lances individuais. Não à toa, já que a apologia ao futebol de conjunto predomina o discurso do novo treinador.

A jogada mais plástica saiu em tabela, aos 28 min, de Robinho com Carvalho. O jogador do Real Madrid rolou para o do CSKA Moscou, recebeu na frente após toque de calcanhar, pedalou para limpar a jogada e chutou cruzado de dentro da área. Abbondanzieri fechou bem o ângulo e defendeu com a perna.

Na defesa, a equipe de Dunga se mostrou sólida, com a elogiada dupla de zaga formada por Juan e Lúcio levando a melhor no duelo com os ágeis Carlitos Tevez e Lionel Messi.

Ajudou nesta tarefa brasileira também o desentrosamento apresentado pela seleção de Alfio Basile. Os argentinos foram ameaçadores apenas em bolas paradas ou no jogo aéreo. Foi em uma bola levantada na área brasileira, aliás, que o time teve sua melhor oportunidade no primeiro tempo. Aos 27 min, Bilos fez jogada pela esquerda e cruzou. No segundo pau, Tevez subiu bem e cabeceou no contrapé de Gomes, e o goleiro brasileiro defendeu com segurança.

Contrariada pelo domínio brasileiro no primeiro tempo, a Argentina voltou para campo após o intervalo com uma postura diferente, marcando no campo adversário. Essa pressão levou a seleção de Dunga a jogar quase que exclusivamente na defesa nos primeiros 20 minutos.

Aos 14min, o treinador colocou Kaká em campo, no lugar de Daniel Carvalho - substituição que já havia realizado no único treino da seleção em Londres antes da partida. A partir da entrada do meia do Milan, a formação brasileira passou a ter Elano atuando mais recuado, ao lado de Gilberto Silva e Edmílson, com Kaká junto de Robinho, com Fred à frente.

Depois de penar, a seleção só ameaçou a Argentina aos 21min. Robinho matou a bola peito de costas para o gol, ajeitou para Fred, que emendou uma bomba. Abbondanzieri defendeu no reflexo.

Mas, 30 segundos na seqüência, veio duro golpe para o time dos apagados Tevez e Javier Mascherano. Kaká, com sua passada larga, tabelou com Fred, viu Elano passar à direita e rolou. O jogador do Shaktar Donest bateu cruzado e rasteiro para comemorar.

Elano deixo o campo aos 27min, dando lugar a Júlio Baptista, em substituição que gerou aplauso "duplo": o primeiro, pela boa atuação; o segundo, como novo reforço do Arsenal, dono do Emirates Stadium.

O segundo gol desmontou a Argentina, que tentou reduzir o placar, mas mais à base do desespero. Quem tentava colocar a bola no chão para iniciar alguma trama era o jovem Aguero. Aos 39min, ele fez jogada individual, entrou na área brasileira, e Insua acabou perdendo gol feito, cara a cara com Gomes, chutando para fora.

Não fez, e tomou. Em contra-ataque mortal, Kaká definiu a partida, mostrando vigor físico e vontade de assegurar seu espaço.

Os últimos instantes do amistoso ainda contaram com a invasão do gramado por alguns torcedores ingleses, que fizeram festa durante todos os 90min. Não é todo dia que o país, igualmente louco por futebol, assiste a um confronto desses.

A seleção volta a campo na terça-feira, em Londres, para enfrentar País de Gales.

BRASIL 3 x 0 ARGENTINA

Data: 03/07/2006 (domingo)
Local: Emirates Stadium, em Londres (ING)
Gols: Elano, aos 2min do 1ºt e 22 do 2ºt, e Kaká, aos 44min do 2ºt
Cartões amarelos: Riquelme, Aguero e Milito (ARG); Gilberto Silva, Elano e Robinho (BRA)

Brasil
Gomes; Cicinho (Maicon), Juan, Lúcio, Gilberto; Gilberto Silva, Edmílson (Dudu Cearense), Elano (Júlio Baptista) e Daniel Carvalho (Kaká); Fred (Vagner Love) e Robinho (Rafael Sobis)
Técnico: Dunga

Argentina
Abbondanzieri; Zabaleta, Coloccini, Milito, Clemente Rodríguez (Samuel); Lucho González, Mascherano (Somoza), Bilos (Insua), Riquelme; Tevez (Aguero) e Messi
Técnico: Alfio Basile

Leia mais
Jogadores aprovam desempenho contra a Argentina


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias