! Bota goleia Vasco e se reabilita na estréia de Cuca - 25/05/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  25/05/2006 - 22h27
Bota goleia Vasco e se reabilita na estréia de Cuca

Da Redação
No Rio de Janeiro

Com um novo técnico, o Botafogo fez mais em uma partida do que em cinco com Carlos Roberto e se reabilitou da má fase em grande estilo. Mesmo sem ter feito sequer um coletivo com Cuca, nesta quinta-feira o time goleou o Vasco por 4 a 1, no Maracanã, pelo Brasileiro, e voltou a vencer após cinco partidas. De quebra, impôs ao rival sua terceira derrota seguida na Série A.

Divulgação
Dodô marca três vezes e é o grande destaque do Botafogo na goleada sobre o Vasco
O grande destaque foi Dodô, que fez três gols. Ele abriu o placar com mais um golaço (chute no ângulo) para a sua coleção e acabou com um jejum de quatro jogos sem marcar.

"Já estava com uma saudade grande do gol. Foi o tempo maior que fiquei sem marcar gol nesta temporada. Mas hoje [quinta] fiz três e tirei o atraso", comemorou o artilheiro, que ainda fez um gol de pênalti e outro no segundo tempo.

Ainda na etapa inicial, Claiton fez seu primeiro gol com a camisa alvinegra. Abedi descontou para o Vasco no segundo tempo.

A vitória foi muito importante para o Botafogo, que saiu da zona do rebaixamento. Com os três pontos conquistados nesta noite, a equipe da Estrela Solitária foi a oito e pulou para o 13º lugar.

Do outro lado, o Vasco permaneceu com oito pontos e perdeu a chance de ficar entre os 11 primeiros colocados que se classificam para a Copa Sul-Americana ao final do Brasileiro. O time está na 16ª posição.

Para o Botafogo, tão valiosa quanto os três pontos foi a reabilitação. A equipe não vencia desde a partida de estréia no campeonato, contra o Fortaleza, no Maracanã. De lá para cá, o time empatou dois jogos e perdeu outros três, até voltar a ganhar nesta quinta-feira.

Foi justamente por causa desses maus resultados que a diretoria alvinegra demitiu o técnico Carlos Roberto e contratou Cuca. A vitória logo na estréia dá confiança e tranqüilidade para o novo treinador neste início de trabalho.

"O time teve uma superação. Eles [jogadores] querem mostrar seu valor para garantir posição. Quando entrei no Coritiba para estrear contra o Palmeiras, também houve superação e a gente venceu por 1 a 0. Em estréia de técnico, sempre tem superação dos jogadores", afirmou Cuca.

Enquanto isso, no Vasco, a euforia pela classificação às finais da Copa do Brasil começa a virar "ressaca". Após eliminar o rival Fluminense na semifinal do torneio, o time perdeu dois jogos seguidos - para Botafogo e Corinthians, no último domingo. Pelo Brasileiro, a equipe também foi derrotada na rodada anterior, pelo Goiás.

"Não conquistamos nada, apenas uma vaga na final da Copa do Brasil. Hoje [quinta] eu falei para eles que se alguém estava acomodado é para acordar para ficar ao meu lado. É importante estar focado a cada partida, seja na Copa do Brasil ou no Brasileiro", disse o técnico vascaíno Renato Gaúcho.

BOTAFOGO NO NACIONAL
AdversárioPlacarData
Paraná 0 x 0 23/04
Atlético-PR 0 x 4 29/04
Flamengo 0 x 1 07/05
Grêmio 2 x 213/05
Juventude 0 x 121/05
Vasco 4 x 125/05
Botafogo e Vasco voltam a campo no próximo domingo para a disputa da oitava rodada da Série A. Enquanto os alvinegros vão a Recife para enfrentar o Santa Cruz, às 16h, os cruzmaltinos, sem Ramon, que levou o terceiro cartão amarelo, recebem o São Paulo, em São Januário, às 18h10.

O jogo
O Botafogo começou bem e abriu o placar logo aos 4min numa especialidade de Dodô: golaço. Ele dominou na meia esquerda, trouxe para o meio e chutou forte da entrada da área. A bola entrou no ângulo esquerdo do goleiro Roberto.

A equipe do Vasco procurou pressionar mais e chegou com certo perigo aos 14min. Após cobrança de escanteio da direita, Edílson ajeitou com o peito para Ygor, que chutou forte de primeira. A bola saiu rente ao travessão de Lopes.

O Vasco passou a ter mais posse de bola, enquanto o Botafogo procurou explorar os contra-ataques. De tanto insistir, aos 33min, o time de São Januário chegou perto do gol. Edílson pegou o rebote da zaga e chutou de primeira da entrada da área, pela direita, mas o goleiro caiu no canto esquerdo para espalmar.

Contudo, justamente num contra-ataque, o Botafogo ampliou a vantagem de pênalti, aos 37min. Roberto derrubou Reinaldo na pequena área e o árbitro marcou. Dodô cobrou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro, que caiu no canto certo, mas não alcançou.

O Vasco não se abateu e sufocou o Botafogo. Aos 40min, Valdiram recebeu passe de Edílson, invadiu a área pela direita e chutou forte. Lopes espalmou e a bola ainda tocou na trave direita do goleiro.

Mas o Botafogo marcou o terceiro em outro contra-ataque, aos 45min. Após roubada de bola de Ataliba, a bola chegou a Claiton. Ele tabelou com Reinaldo, recebendo passe de letra do atacante, dominou na área e tocou rasteiro no canto esquerdo de Roberto, na saída do goleiro.

VASCO: 3ª DERROTA SEGUIDA NO BR
AdversárioPlacarData
Goiás 0 x 2 14/05
Corinthians 2 x 4 21/05
Botafogo 1 x 4 25/05
O Vasco voltou para o segundo tempo com o meia Abedi no lugar do volante Andrade e disposto a empatar o jogo. Logo aos 8min, Edílson entrou livre pela direita, mas na hora do chute foi travado por Asprilla.

Aos 12min, Faioli, que tinha acabado de entrar no lugar de Valdiram, recebeu passe de Ramon e dividiu com o goleiro na pequena área. O vascaíno ganhou a disputa e chutou sem ângulo, mas Asprilla salvou de novo, em cima da linha. Um minuto depois, Ygor chutou forte da entrada da área e Lopes espalmou.

De tanto insistir, o Vasco diminuiu aos 26min. Abedi aproveitou a sobra da zaga, dominou dentro da grande área, pela direita, e chutou na saída de Lopes.

Mas o Botafogo não se abalou e marcou o quarto, aos 31min. Marcelinho avançou pela meia direita e tocou no meio da área para Dodô, que estava sozinho. O atacante dominou e chutou na saída de Roberto.

BOTAFOGO
Lopes; Ruy, Juninho (Felipe Saad), Asprilla e Bill; Thiago Xavier, Ataliba, Claiton e Zé Roberto (Marcelinho); Reinaldo (Sérgio Manoel) e Dodô
Técnico: Cuca

VASCO
Roberto; Wagner Diniz, Paulão, Éder e Diego; Ygor, Andrade (Abedi), Ramon (Ernane) e Morais; Edilson e Valdiram (Faioli)
Técnico: Renato Gaúcho

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Sálvio Spinola (SP)
Assistentes: Ana Paula Oliveira e Emerson Carvalho (ambos de SP)
Cartões amarelos: Roberto (V) e Ramon (V)
Gols: Dodô, aos 4min e aos 37min, e Claiton, aos 45min do primeiro tempo; Abedi, aos 26min, e Dodô, aos 31min do segundo tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias