! Atlético-PR detona meta do Botafogo e se reabilita - 29/04/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  29/04/2006 - 20h04
Atlético-PR detona meta do Botafogo e se reabilita

Da redação
No Rio de Janeiro

Fernando Soutello/Profotto
Dodô, que perdeu pênalti, tenta cabeçada na derrota do Botafogo para o Atlético-PR no Rio
Com três jogos seguidos a serem disputados no Maracanã, o Botafogo planejava buscar nove pontos nesta seqüência caseira para dar uma arrancada no Brasileiro. No entanto, logo no primeiro passo, o time fracassou. Neste sábado, o Atlético-PR detonou a meta alvinegra ao golear por 4 a 0 e se reabilitou de uma má fase que já durava quase dois meses.

Pedro Oldoni marcou três gols e assumiu a artilharia isolada do Brasileiro, com quatro. Alan Bahia fez outro. No primeiro tempo, quando o Atlético-PR ainda vencia por 1 a 0, Dodô desperdiçou um pênalti e a chance de empatar o jogo.

Para o artilheiro do jogo e do campeonato, a estratégia usada no Maracanã foi a chave para a vitória. "Nosso time jogou direitinho, como o professor (técnico Givanildo Oliveira) pediu, com uma proposta de se defender e sair no contra-ataque. Saímos de uma fase ruim e tiramos um peso das costas", disse Pedro Oldoni.

Com o placar, o Atlético-PR conquistou sua primeira vitória na Série A deste ano depois de duas derrotas em dois jogos, pulando para nona posição. Também foi o primeiro resultado positivo desde o dia 5 de março, quando a equipe ganhou pela última vez na temporada, ao golear o Cianorte por 5 a 1.

Depois, o Atlético-PR disputou seis partidas e perdeu cinco, até vencer o Botafogo neste sábado. A seqüência de resultados negativos já ameaçava o técnico Givalnildo, mas a vitória sobre o time alvinegro aliviou a situação do treinador.

REABILITAÇÃO DO ATLÉTICO-PR
AdversárioPlacarData
Adap 1 x 2 12/03
Adap 1 x 2 18/03
Volta Redonda 1 x 2 22/03
Volta Redonda 0 x 0 05/04
Fluminense 1 x 2 16/04
Santos 0 x 2 23/04
Botafogo 4 x 0 29/04
Enquanto isso, o Botafogo, que permaneceu com quatro pontos no Brasileiro, perdeu sua primeira partida neste campeonato e uma invencibilidade de mais de um mês (quatro partidas) na temporada.

A equipe não era derrotada desde o dia 23 de março, quando levou 3 a 1 do Ipatinga, no Maracanã, e foi eliminada da Copa do Brasil. Depois, o Botafogo venceu duas vezes seguidas o Madureira, pelas finais do Campeonato Estadual, derrotou o Fortaleza, na estréia no Brasileiro e empatou com o Paraná, na seqüência da Série A.

A queda de rendimento alerta o time para o seu próximo compromisso, o clássico contra o Flamengo, no domingo que vem, pela quarta rodada do Brasileiro. Já o Atlético-PR vai tentar embalar diante do Internacional, em Curitiba, no mesmo dia.

O jogo
Mesmo jogando fora de casa, o Atlético-PR ameaçou primeiro. Logo aos 6min, Jancarlos recebeu na grande área, pela direita, e chutou cruzado. A bola saiu rente à trave direita de Lopes.

DODÔ PERDE O ENCANTO
O atacante, que marcou 78% dos gols que anotou neste ano no Maracanã, perdeu um pênalti neste sábado.Leia mais
O Botafogo passou a ter mais a posse de bola, enquanto o Atlético-PR buscou sair nos contra-ataques. Mas nenhuma das duas equipes conseguia chegar com perigo ao gol adversário.

Até que aos 32min, a equipe do Paraná abriu o placar. Diguinho perdeu a bola no campo de ataque do Botafogo e armou o contra-ataque para o adversário. A bola chegou a Jancarlos, que cruzou da direita, Pedro Oldoni dividiu com Rafael Marques, na pequena área, e empurrou a bola para dentro do gol com a barriga.

O Botafogo teve a chance de reagir rapidamente, mas desperdiçou. Aos 39min, Reinaldo tentou o cruzamento da direita e a bola tocou no braço de Danilo dentro da área. O árbitro marcou pênalti, que Dodô bateu forte, rasteiro, mas acertou a trave esquerda do goleiro.

O time alvinegro foi com tudo para cima do adversário no segundo tempo em busca do empate e ofereceu o contra-ataque para o Atlético-PR, que quase ampliou aos 9min. Ferreira cruzou da direita, a bola desviou na zaga, encobriu Lopes e tocou na trave direita do goleiro.

Até que aos 13min, o Atlético-PR ampliou. Erandir bateu falta da intermediária com força, rasteiro, no meio do gol. Lopes não segurou e Pedro Oldoni pegou o rebote para marcar seu segundo gol no jogo, o terceiro no Brasileiro e se isolar na artilharia do campeonato.

CHRISTIAN VOLTA A JOGAR
Depois de mais de um mês sem jogar, o atacante voltou a atuar neste sábado. O jogador entrou no segundo tempo, no lugar de Reinaldo.
O Botafogo passou a pressionar, mas não conseguia furar a retranca do Atlético-PR. O time visitante então conseguiu um pênalti polêmico aos 33min. Glauber trombou com Ferreira, que caiu na grande área, e o árbitro marcou. Alan Bahia bateu à meia altura, no canto direito de Lopes, que foi para o lado oposto e nem saiu na foto.

Embalado, o Atlético-PR marcou o quarto aos 37min. Evandro cruzou rasteiro da esquerda e Pedro Oldoni fechou a goleada.

BOTAFOGO
Lopes; Ruy, Rafael Marques, Scheidt e Bill; Thiago Xavier, Diguinho (Glauber), Claiton e Zé Roberto; Reinaldo (Christian) e Dodô
Técnico: Carlos Roberto

ATLÉTICO-PR
Cléber; Danilo, Paulo André e Alex; Jancarlos, Alan Bahia, Erandir (Cristian), Ferreira e Ivan (Fabrício); Evandro (Jônatas) e Pedro Oldoni
Técnico: Givanildo

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Lourival Dias Lima Filho (BA)
Assistentes: Adson Lopes Leal e Luiz Carlos Silva (ambos da BA)
Cartões amarelos: Ferreira (A), Alan Bahia (A), Bill (B)
Gols: Pedro Oldoni, aos 32min do primeiro tempo; Pedro Oldoni, aos 13min, Alan Bahia, de pênalti, aos 34min e Pedro Oldoni, aos 37min do segundo tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias