! Paulista só empata e dá adeus à Libertadores - 20/04/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  20/04/2006 - 21h39
Paulista só empata e dá adeus à Libertadores

Da Redação
Em São Paulo

Dos seis brasileiros que começaram a Copa Libertadores, apenas o Paulista não disputará as oitavas-de-final. Precisando torcer por tropeço do River Plate e vencer o El Nacional na noite desta quinta-feira, em casa, o time de Jundiaí não fez sequer sua parte e empatou sem gols com os equatorianos, perdendo a segunda vaga do Grupo 8.

Reuters
Muñoz luta pela bola contra o El Nacional; empate elimina time de Jundiaí da Libertadores
Com a igualdade, o Paulista ficou empatado em seis pontos com o El Nacional, que leva vantagem no saldo de gols (dois negativos contra três negativos). O clube equatoriano, porém, também está eliminado, já que o River passou pelo já classificado Libertad por 1 a 0, em Buenos Aires, e assegurou seu lugar no mata-mata.

Um dos dois clubes brasileiros estreantes na Libertadores (o Goiás é o outro), o Paulista se despede de sua primeira edição do torneio com apenas uma vitória -sobre o tradicional River Plate, em casa, três empates e duas derrotas.

A equipe de Jundiaí segue destino semelhante ao do Santo André, em 2005. Campeão da Copa do Brasil do ano passado, o Paulista manteve a tradição das "zebras" no torneio nacional uma temporada depois do Santo André, que também se classificou à Copa Libertadores e dela se despediu na fase de grupos.

Agora, o time comandado por Vagner Mancini concentra suas forças na Série B do Campeonato Brasileiro, que começou no último fim de semana. A meta do clube é se manter em destaque no cenário nacional com o acesso à elite, que neste ano terá quatro novos integrantes vindos da Segunda Divisão.

O próximo compromisso do Paulista pelo Brasileiro é neste domingo. Às 16h, a equipe de Jundiaí visita o Ituano, que mandará a partida no estádio Décio Vitta, em Americana, pela segunda rodada do certame nacional.

O jogo
O Paulista encontrou um adversário que se posicionou com duas linhas de quatro jogadores no setor defensivo, utilizando laterais que subiram pouco ao ataque no começo. No entanto, a equipe brasileira logo que percebeu que o meio-campo do El Nacional atuava adiantado, dando espaços no campo de defesa.

RIVER VENCE E AVANÇA

O River Plate, da Argentina, também se classificou para as oitavas-de-final ao ganhar do Libertad, do Paraguai, por 1 a 0, em casa, pela última rodada da fase de classificação.

O gol que garantiu a vaga argentina saiu aos 37min do segundo tempo e foi marcado pelo meio-campista Víctor Zapata (foto).

Assim, o River terminou na segunda posição do Grupo 8, com 9 pontos, dois a menos que o líder Libertad.
Com isso, na velocidade, o Paulista deu o primeiro susto no goleiro Ibarra com oito minutos de bola rolando. Beto lançou Muñoz na esquerda, o atacante colombiano levou vantagem na corrida, mas finalizou sobre Ibarra, facilitando a vida do camisa 12.

Por outro lado, o meio-campo posicionado mais à frente do El Nacional fez com que o time anfitrião encontrasse dificuldade nas saídas de bola. Diante dessa dificuldade, o Paulista passou a errar passes em seu setor de armação, tornando raros os bons passes para os atacantes Muñoz e Jaílson.

Já a equipe equatoriana tentou explorar as jogadas aéreas. Quiroz, após cruzamento da esquerda aos 32min, deu um susto em Rafael ao aparecer atrás da defesa e cabecear rente à trave direita, pela linha de fundo. O Paulista respondeu com disparo de fora da área que passou longe do gol de Ibarra.

No intervalo, o goleiro Rafael pediu mais calma a sua equipe, sobretudo ao meio-campo. "Precisamos trabalhar mais a bola, treinamos para isso. Os jogadores de criação têm que aparecer para que a gente possa furar esse bloqueio sem ficar alçando bolas longas", opinou o camisa 1.

O pedido de Rafael demorou, mas começou a ser atendido após os 15min do segundo tempo. Com postura mais ofensiva, a equipe brasileira se arriscou no ataque de maneira efetiva e passou boa parte do tempo pressionando o El Nacional.

No primeiro minuto, o Paulista quase fez gol contra em lance de Rever, que chutou para trás após dividida de Borja com Glaydson. Aos 20min, foi a vez de Ibarra entrar em ação. Fábio Vidal cruzou da esquerda e acertou o travessão. Na seqüência, Jaílson finalizou aproveitando sobra na área e parou no goleiro do time equatoriano.

Dois minutos depois, Caicedo desviou cruzamento de Fábio Vidal contra a própria meta e Ibarra, atento, salvou a equipe visitante. Nos minutos finais, o Paulista, embalado por sua torcida, deixou o El Nacional encolhido em seu campo, chegando com facilidade à área adversária.

No entanto, Jean Carlos, em jogada individual perto da pequena área, e Wilson, em disparo da direita, não tiveram sucesso. Conforme o tempo passou, o Paulista mostrou cada vez mais nervosismo, o que atrapalhou a meta da equipe em sair com a vitória do estádio Jaime Cintra.

PAULISTA
Rafael; Lucas, Dema, Rever e Fábio Vidal; Glaydson, Amaral, Beto (Abraão) e Wilson; Jaílson (Nivaldo) e Muñoz (Jean Carlos)
Técnico: Vagner Mancini

EL NACIONAL
Ibarra; De Jesús, Castro, Guagua e Caicedo; Hidalgo (Figueroa), Quiroz, Castillo e Lara (Cotera); Benítez e Borja
Técnico: Ever Hugo Almeida

Local: estádio Jaime Cintra, em Jundiaí (Brasil)
Árbitro: Rubén Selman (Chile)
Auxiliares: Manuel Rodríguez (Chile) e Patricio Basualto (Chile)
Cartões amarelos: Beto (P), Hidalgo (EN), Castillo (EN), Guagua (EN), Rafael (P), Wilson (P)

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias