! Jovens do Fla perdem para Nova Iguaçu de Zinho - 14/01/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  14/01/2006 - 20h11
Jovens do Fla perdem para Nova Iguaçu de Zinho

Da Redação
No Rio de Janeiro

O Flamengo pagou caro pela opção de mandar a campo uma equipe formada, essencialmente, por jogadores oriundos das suas divisões de base e acabou derrotado por 1 a 0 pelo Nova Iguaçu, do experiente ex-rubro-negro Zinho, na estréia das equipes no Campeonato Estadual. A partida, válida pelo grupo A, aconteceu na noite deste sábado, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Assim como em 2005, o Flamengo iniciou a Taça Guanabara com derrota (na ocasião, o time perdeu por 3 a 0 para o Olaria, no Maracanã). Entretanto, a torcida rubro-negra já estava desconfiada daquela que vem sendo considerada a 'equipe B' do clube, já que o time havia perdido os dois amistosos realizados na reta final dos treinos (para América e Americano).

TROFÉU PARA A CIDADE
O Nova Iguaçu é um clube jovem, de apenas 15 anos de fundação. Mas após o seu primeiro jogo na Primeira Divisão do Estadual do Rio de Janeiro, o time já comemorou levantando um troféu.

Apesar da boa estréia, ainda falta muito para que o time vença a competição. Mas após a partida, Zinho, capitão, dirigente e sócio do "Laranjinha da Baixada", reuniu os jogadores e ergueu uma taça que comemora os 173 anos da cidade de Nova Iguaçu, onde o jogador cresceu.

Zinho foi um dos destaques da partida deste sábado. Aos 38 anos de idade, o meia atuou a partida inteira, ajudando a sua equipe no ataque, na criação de jogadas e também na marcação.
Com mais esse resultado negativo (agora oficial), é possível que haja pressão para que o time principal entre em campo já na próxima rodada. Buscando dar melhor formação física e técnica, o técnico Valdir Espinosa havia planejado a escalação dos titulares apenas na terceira rodada, contra a Portuguesa, no dia 22.

Depois de vencer a Série B do Estadual em 2005, o time da Baixada Fluminense fez ótima estréia na Primeira Divisão. Reforçada pela presença do meio-campista Zinho, revelado pelo time rubro-negro na década de 1980, o Nova Iguaçu foi superior durante toda a partida e poderia ter saído com uma vantagem maior, já que teve um gol mal anulado no primeiro tempo.

Com essa vitória, o time da Baixada anota três pontos logo na primeira rodada e é líder da chave. Na Taça Guanabara (primeiro turno), são disputados apenas cinco jogos para que sejam definidos os dois semifinalistas de cada grupo. O Fla larga com uma derrota, sem pontuar.

Para o experiente Zinho, que também é dirigente e sócio-fundador do clube do Nova Iguaçu, jogar contra o Flamengo reservou sentimentos diferentes na carreira do jogador, que conquistou diversos títulos pelo clube da Gávea, entre eles os Brasileiros de 1987 e de 1992.

"Estou feliz demais. No aniversário da nossa cidade, se ela já estava em festa, agora vai ficar muito mais. Independentemente de quais jogadores [do Flamengo] que estão em campo, é o Flamengo, da paixão de todos nós", disse o jogador.

Na próxima rodada, o Nova Iguaçu terá outro clube grande pela frente. O time da Baixada enfrentará o Fluminense, às 19h30, em Édson Passos. Já o Flamengo jogará na quinta-feira, contra a Cabofriense, que perdeu na estréia para o Americano. A partida será às 20h30, no estádio Correão, em Cabo Frio.

O jogo
No primeiro tempo da partida, houve poucas chances de gol. Mas o time da Baixada Fluminense foi melhor e poderia ter deixado o campo com a vantagem. Errando muitos passes e visivelmente nervosos, os jovens atletas do Flamengo acabaram envolvidos e ofereceram espaços para Zinho e cia.

Aos 29min, Pedrinho aproveitou o rebote de um chute na trave e marcou para o Nova Iguaçu. Mas o auxiliar, equivocadamente, marcou impedimento do jogador e o árbitro Wagner Tardelli anulou a jogada, prejudicando a equipe do técnico Toninho Barroso, que reclamou muito com a arbitragem.

"Tivemos boas chances e pelo que soube não foi impedimento, não houve nada. Temos que lembrar que esse jogo é Flamengo x Nova Iguaçu", disse o técnico, deixando entender que a arbitragem estaria sendo tendenciosa.

Na segunda etapa, o Flamengo voltou com uma postura mais ofensiva, mas as principais jogadas foram neutralizadas pelo goleiro Lugão, que se antecipou bem aos lançamentos.

Mesmo com a maior ousadia do time rubro-negro, o Nova Iguaçu seguiu buscando o seu gol, que quase veio aos 8min, justamente dos pés do Zinho. O experiente meia chutou forte, mas Getúlio Vargas defendeu com segurança.

A pressão do Nova Iguaçu seguiu e o time da Baixada marcou o gol aos 11min. Pedrinho fez boa jogada pela esquerda, cruzou rasteiro para Marcos Denner, que chutou. Getúlio Vargas defendeu, mas Deni aproveitou o rebote e, livre na pequena área, apenas tocou para o gol vazio.

O time de Zinho cansou e, na parte final da partida, o Flamengo pressionou em busca do gol de empate. A melhor chance aconteceu aos 34min, quando André fez boa jogada pela esquerda. O jogador cruzou para Célio Júnior, que chutou rasteiro. Augusto evitou o gol rubro-negro e afastou para escanteio.

FLAMENGO
Getúlio; Leonardo Mattos (Marcelinho), Thiago, Marlon e André; Róbson, Rômulo, Célio Júnior e Vinícius Pacheco (Egídio); Gilmar (João Alex) e Fabiano Oliveira
Técnico: Adílio

NOVA IGUAÇU
Lugão, Vagner Eugênio, Augusto e Renato; Schneider, Léo, Mário César, Zinho e Pedrinho (Émerson); Deni (Leandro) e Marcos Denner
Técnico: Toninho Barroso

Local: estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Wagner Tardelli (Fifa-RJ)
Auxiliares: Élson Passos Senna e Marcelo Braz Mariano
Cartões amarelos: Augusto (N), Renato (N)
Gol: Deni, aos 11min do segundo tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias