! Após quase um ano, Real Madrid demite Vanderlei Luxemburgo - 04/12/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  04/12/2005 - 19h13
Após quase um ano, Real Madrid demite Vanderlei Luxemburgo

Da Redação
Em São Paulo

Acabou o sonho de Vanderlei Luxemburgo no comando do time do Real Madrid. O técnico brasileiro foi demitido neste domingo após uma reunião extraordinária convocada pelo presidente do clube Florentino Pérez. O novo treinador será Juan Ramón Lopez Caro, que dirigia o Real Madrid B.

LUXEMBURGO NO REAL

Em 340 dias como técnico do Real Madrid, Luxemburgo colecionou mais vitórias que derrotas. O treinador realizou 45 partidas oficiais pela equipe. Foram 28 vitórias, sete empates e dez derrotas.

Foram cinco competições disputadas e nenhum título conquistado. Em duas edições do Campeonato Espanhol comandou o Real em 36 jogos, vencendo 24, empatando quatro e sofrendo oito derrotas.

Em duas participações na Liga dos Campeões, conseguiu quatro vitórias, um empate e duas derrotas. Já na Copa do Rey foram dois empates contra o Valladolid.
A demissão de Luxemburgo acontece depois do técnico conseguir uma vitória sobre o Getafe por 1 a 0 pelo Campeonato Espanhol. Mesmo com os três pontos, Luxemburgo foi criticado e muito vaiado pela torcida ao substituir Ronaldo, autor do gol da vitória.

A situação dele começou a ficar complicada depois da derrota do Real para o Barcelona por 3 a 0, no Satiago Bernabeu, há duas semanas. Depois de empate com o Lyon por 1 a 1, em casa, a torcida pediu a demissão do treinador. De lá para cá, empatou com a Real Sociedad e bateu o Getafe.

Luxemburgo foi contratado no dia 30 de dezembro de 2004, dias após conquistar o título brasileiro pelo Santos. A sua estréia aconteceu no dia 5 de janeiro de 2005, numa partida atípica, de apenas sete minutos contra a Real Sociedad.

O jogo foi a continuação da partida adiada por causa de uma suspeita de bomba, em dezembro. A partida foi interrompida com o placar de 1 a 1. Na continuação, Luxemburgo armou um esquema e conseguiu o gol da vitória, após um pênalti cobrado por Figo.

O primeiro fracasso de Luxemburgo a frente do Real aconteceu ainda no seu primeiro mês. O clube foi eliminado nas oitavas-de-finais da Copa do Rey pelo inexpressivo Valladolid ao empatar no Santiago Bernabéu em 1 a 1.

No mês seguinte, Luxemburgo foi desclassificado da Liga dos Campeões, também nas oitavas-de-finais. A equipe perdeu em Turim para a Juventus por 2 a 0 e venceu em Madrid por 1 a 0. Por causa do saldo de gols ficou fora da competição mais importante da Europa.

Nas 22 partidas que realizou na temporada passada do Campeonato Espanhol, Luxemburgo ficou com o vice-campeonato. Ele terminou a competição com 16 vitórias, três empates e apenas três derrotas, o que lhe valeu a confiança dos torcedores merengues.

O seu maior feito foi a vitória de 4 a 2 sobre o Barcelona, que sete rodadas depois seria campeão espanhol.

A temporada 2005-2006 começou com um Real Madrid mais reforçado. Com as contratações milionárias de Júlio Baptista, Robinho e Sérgio Ramos e a dispensa de Figo, Luxemburgo começou a montar a equipe à sua maneira. Mas os resultados não apareceram.

Logo na sua estréia na Liga dos Campeões, o Real Madrid foi derrotado por 3 a 0 pelo Lyon. Depois recuperou-se e conseguiu a classificação para a segunda fase, mas sem apresentar um futebol convicente.

No Campeonato Espanhol, a equipe oscilou bons e maus resultados devido principalmente às seguidas contusões de Zidane, Ronaldo e Raúl. O pior momento de Luxemburgo foi a derrota de 3 a 0 para o Barcelona, em pleno Santiago Bernabéu, com uma atuação irreprensível de Ronaldinho Gaúcho.

Desde então, o treinador foi criticado pelos torcedores, culminando com a vaia na partida contra o Gestafe. E neste domingo, com a sua demissão.

O próximo treinador servirá como uma espécie de "tampão". Ele fará uma transição para a chegada de um técnico de primeira linha na temporada 2006-2007. Os nomes preferidos da diretoria são Fabio Capello (Juventus), Rafa Benítez (Liverpool) e José Mourinho (Chelsea).

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias