! Fla empata com a Ponte e segue fora do rebaixamento - 13/11/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  13/11/2005 - 18h00
Fla empata com a Ponte e segue fora do rebaixamento

Da Redação
No Rio de Janeiro

O Flamengo conseguiu um ponto importante na sua peregrinação contra o rebaixamento. Neste domingo, o time carioca empatou por 2 a 2 com a Ponte Preta, em Campinas, e manteve-se fora da área de risco do Campeonato Brasileiro.

JOGOS RESTANTES DO FLA
AdversárioMandoData
Fortalezacasa16/11
Paranáfora20/11
Goiáscasa27/11
Paysandufora04/12
O jogo foi válido pela 38ª rodada e aconteceu no estádio Moisés Lucarelli. O resultado deixa o clube rubro-negro com 45 pontos e três à frente do Coritiba (time que limita o descenso no momento). Agora, o Flamengo precisa de cinco pontos nos quatro jogos que lhe restam para escapar do rebaixamento

O técnico Joel Santana continua invicto no comando flamenguista. Ele chegou há cinco jogos e conseguiu três vitórias e dois empates. Quando ele assumiu, o Flamengo estava 34 pontos e, segundo cálculos matemáticos, tinha 78% de chances de ser rebaixado. Agora, a porcentagem é inferior a 30%.

"O cansaço foi grande, mas valeu. Saímos duas vezes atrás e conseguimos um empate", disse Renato, que não atuará na próxima partida porque recebeu o terceiro cartão amarelo.

O confronto deste domingo foi equilibrado e, por duas vezes, o time de Campinas esteve à frente - dois gols de Evando. Porém, Leonardo Moura e Diego Souza empataram para os cariocas.

Este empate em casa mantém a fase descendente da Ponte. Nos últimos seis jogos, o time só conseguiu uma vitória e ainda tem leve risco de ser rebaixamento. No momento, o time de Campinas tem 48 pontos.

Na próxima rodada, o desafio será contra o Coritiba, no Paraná. Já o Flamengo receberá o Fortaleza, no estádio Luso-Brasileiro, na quarta-feira.

O jogo
A Ponte Preta começou bem superior e imprensou o Flamengo no campo de defesa. Aos 2min, Everton cabeceou e Diego fez defesa segura. Os visitantes seguiram dando espaços defensivos e aos 14min Luciano Santos entrou livre na área.

Porém, Diego Souza apareceu por trás e bloqueou a jogada. No lance, o ponte-pretano torceu o joelho e foi substituído por Danilo.

Aos poucos o Flamengo foi se acertando e passou a investir nas jogadas pelas pontas. Entretanto, a ausência de um finalizador impediu que as jogadas fossem concluídas.

Em dois ataques consecutivos, a Ponte Preta abriu o placar. Primeiro, aos 23min, Everton chutou da entrada da área e Diego defendeu. Na segunda chance, um minuto depois, Evando colocou no canto direito e venceu o goleiro flamenguista.

Titular após um longo período afastado, Souza esteve muito mal no primeiro tempo e colaborou para ineficácia ofensiva dos cariocas. Por outro lado, Ramírez mostrou eficácia nas assistências aos 32min. O paraguaio driblou um defensor e cruzou. Leonardo Moura dominou e bateu meio sem jeito para empatar.

"Vou oferecer o gol a Duda. Ano que vem ela está aí", disse o lateral-direito, referindo-se à filha que nascerá em 2006.

Depois do empate a Ponte Preta quase voltou a ficar à frente aos 34min. Galeano cabeceou livre e Diego fez linda defesa. César Ramírez continuou incomodando e aos 38min chutou cruzado e quase virou a partida.

O segundo tempo começou com as duas equipes jogando no ataque. Aos 4min, Ramírez recebeu na ponta direita, driblou um zagueiro e chutou forte. Lauro defendeu parcialmente e a bola sobrou para Renato. Com a perna direita, o meia bateu fraco e o camisa 1 da Ponte defendeu.

Mesmo com mais posse de bola, o time de Campinas não conseguiu finalizar com perigo nos primeiros minutos da etapa final. Em contrapartida, aos 16min, o Flamengo ficou perto da virada. Souza ajeitou de cabeça e Renato, novamente de direita, acertou um chute muito forte no travessão.

Quando foram ao ataque os anfitriões desempataram a partida. Aos 24min, Tico dividiu no alto com Fernando e a bola sobrou para Evando, livre, marcar. Porém, um chute certeiro de Diego Souza novamente deixou tudo igual na partida.

Aos 27min, o volante bateu falta de muito longe e acertou o ângulo esquerdo de Lauro, que nada pôde fazer. Depois, a partida caiu um pouco de ritmo e os times demonstraram certa satisfação com o resultado igual. Aos 41min, Ramírez teve a chance derradeira, mas, desequilibrado, desviou fraco e Lauro defendeu.

PONTE PRETA
Lauro; Rissutt, Galeano, Rafael Santos e Bruno; Ângelo, Éverton, Luciano Santos (Danilo, depois Vandinho) e Élson; Evando e Tico
Técnico: Estevam Soares

FLAMENGO
Diego; Leonardo Moura, Renato Silva, Fernando e André Santos (André); Jônatas, Diego Souza, Renato e Souza (Augusto Recife); Fellype Gabriel (Obina) e César Ramírez
Técnico: Joel Santana

Data: 13/11/2005
Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Lourival Dias Lima Filho (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha (Fifa-BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
Cartões amarelos: Renato (F), Leonardo Moura (F), Elson (P), André Santos (F)
Gols: Evando, aos 24min, Leonardo Moura, aos 32min do primeiro tempo, Evando, aos 24min, Diego Souza, aos 27min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias