! Flu vence o Figueirense por 2 a 0 e ainda acredita no título - 06/11/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  06/11/2005 - 20h06
Flu vence o Figueirense por 2 a 0 e ainda acredita no título

Da Redação
No Rio de Janeiro

Dessa vez não teve susto nem virada no fim. Jogando o suficiente para vencer o adversário, o Fluminense bateu o Figueirense por 2 a 0. A partida, válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, aconteceu na noite deste domingo, em São Januário.

Fotocom
Tuta marca para o Fluminense, que vence o Figueirense e ainda segue na briga pelo título
As duas equipes entraram na partida precisando da vitória. O Fluminense porque já conhecia os resultados favoráveis do líder, Corinthians, e do vice-líder, Internacional. O Figueirense porque, com a vitória do Flamengo sobre o Botafogo, começava o jogo dentro da zona de rebaixamento.

Por isso, os times fizeram uma partida aberta, com boas chances para ambos os lados. Em dois lances de muito perigo, o goleiro Kleber salvou o Fluminense e foi um dos principais nomes do jogo. Michel Bastos também apareceu bem e evitou uma derrota do Figueirense por mais gols.

O triunfo - o quarto seguido - mantém o Fluminense na difícil briga pelo título. Faltando cinco rodadas para o fim do Brasileirão, a equipe está em terceiro lugar, com 68 pontos (a mesma pontuação do Inter, que leva a melhor no número de vitórias).

Em relação ao Corinthians, a diferença segue em seis pontos, o que leva os jogadores do Flu garantirem que, embora acreditem no título, a briga da equipe é para garantir uma vaga na Libertadores do ano que vem.

"A gente conseguiu vencer, mas não foi um jogo tranqüilo. Nessa reta final, os jogos vão ser cada vez mais difíceis. O importante foi que conquistamos os três pontos que nos deixam cada vez mais firmes na Libertadores. Quem sabe vamos buscar o Corinthians", disse o meia Radamés

Do lado catarinense, o resultado foi drástico, ainda mais levando em conta as vitórias do Flamengo e Vasco. A derrota para o Fluminense recolocou o Figueirense na zona de rebaixamento, na 19ª posição, com 41 pontos.

Depois de ficar seis jogos sem perder, a equipe conheceu sua segunda derrota consecutiva e, restando apenas cinco jogos para terminar a competição, precisa se recuperar.

Na próxima rodada, o Figueirense tentará a reabilitação contra o Fortaleza, no sábado, às 18h10, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Para essa partida, o lateral esquerdo Michel Bastos terá que cumprir suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo.

No dia seguinte, o Fluminense terá pela frente o Vasco. O clássico acontecerá às 18h10, no estádio São Januário.

O jogo
Depois de 10 minutos de puro nervosismo, em que levou alguns sustos proporcionados pelo ataque da equipe catarinense, o time do Fluminense começou a tomar conta do jogo. Aos 13min, Igor tocou para Juan, que, de fora da área, chutou para boa defesa de Édson Bastos.

TORCIDA CONTRA TIUÍ
Apesar dos recentes pedidos do técnico Abel Braga para que os torcedores tenham paciência com o atacante Rodrigo Tiuí, a torcida tricolor não poupa o jogador de vaias. Neste domingo, contra o Figueirense, a perseguição começou ainda no primeiro tempo.

O jogador vinha tendo uma atuação regular, alternando bons e maus momentos, como uma boa jogada individual que fez pela esquerda, e uma furada após cruzamento de Tuta. Na segunda etapa, o técnico Abel Braga tirou Tiuí e colocou o jovem Alexandre, que aproveitou a chance e fez um gol.
O Figueirense respondeu aos 16min, depois que Marcão entregou a bola nos pés de um adversário. Michel Bastos avançou pela esquerda e deixou Adriano na cara do gol. Kleber saiu bem e fez a defesa à queima-roupa.

A pressão do Fluminense era constante e o gol era questão de tempo. Aos 36min, enfim, a torcida comemorou. Em jogada rápida, Preto Casagrande recebeu na entrada da área e chutou com força. Édson Bastos espalmou nos pés de Tuta, que aproveitou o rebote para marcar o seu 15º gol no Brasileirão.

"Sou atacante e tenho que estar presente na área para conferir os gols. A equipe deles quando perde a bola se fecha e está criando oportunidades", disse o centroavante do Fluminense na saída para o intervalo.

Mas no vestiário, Tuta reclamou de dores no músculo da coxa e não voltou para o segundo tempo. No seu lugar, Abel Braga colocou Adriano Magrão. No Figueirense, o atacante Fernandes entrou no lugar do zagueiro Vinícius.

O Figueirense começou a segunda etapa disposto a empatar a partida e, logo no início, aos 8min, Fernandes quase marcou. Michel Bastos fez ótimo lançamento para o jogador, que entrou cara-a-cara com Kleber. Mais uma vez, o goleiro do Flu salvou a equipe.

Na seqüência da segunda etapa, a partida seguiu equilibrada, com os dois times criando e desperdiçando ótimas oportunidades. O jovem atacante Alexandre entrou no lugar de um apagado Tiuí e teve duas chances para marcar.

No fim da partida, Paulo Sérgio levou o segundo amarelo e Marquinhos Paraná agrediu Radamés. Ambos foram expulso e facilitaram a vida do Fluminense, que não demorou muito e marcou o segundo gol.

Aos 41min, Arouca tocou para Alexandre, que buscou o ângulo esquerdo de Édson Bastos e marcou um belo gol. A infantil expulsão de Juan, nos acréscimos, não ajudou o Figueirense e o placar terminou em 2 a 0 para o Flu.

FLUMINENSE
Kleber, Gabriel Santos, Marcão e Igor; Gabriel, Arouca, Preto Casagrande (Radamés), Petkovic e Juan; Tiuí (Alexandre) e Tuta (Adriano Magrão)
Técnico: Abel Braga

FIGUEIRENSE
Édson Bastos; Bebeto, Cléber e Vinícius (Fernandes); Paulo Sérgio, Moreira, Rodrigo Souto, Marquinhos Paraná, Alexandre e Michel Bastos; Alessandro (Alexandre) e Adriano (Thiago Silvy)
Técnico: Adilson Batista

Local: estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Antonio Hora Filho (SE)
Assistentes: Ivaney Alves de Lima e Antonio da Cruz dos Santos (ambos do SE)
Cartões amarelos: Moreira (Fig), Michel Bastos (Fig), Paulo Sérgio (Fig), Igor (Flu)
Cartões vermelhos: Paulo Sérgio (Fig), Marquinhos Paraná (Fig), Juan (Flu)
Gols: Tuta, aos 38min do primeiro tempo; Alexandre, aos 41min do segundo tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias