! Flamengo se supera e bate o Botafogo - 06/11/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  06/11/2005 - 17h59
Flamengo se supera e bate o Botafogo

Da Redação
No Rio de Janeiro

Jogo após jogo o Flamengo vai caminhando para fugir da Segunda Divisão. Neste domingo, o time rubro-negro venceu o Botafogo por 3 a 1, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e após cinco rodadas deixa a zona de rebaixamento.

Photocamera
Mesmo com um jogador a menos, o Flamengo, de Leonardo Moura, vira e vence a 3ª seguida
O clássico carioca foi válido pela 37ª jornada do Campeonato Brasileiro e opôs Flamengo e Celso Roth. Agora no Botafogo, o técnico ficou por 19 rodadas na Gávea no início da competição, mas foi demitido por causa do baixo índice de aproveitamento (33% e dez derrotas).

No clube alvinegro, embora não desfrute da simpatia de boa parte da torcida, Roth mantinha uma invencibilidade de quatro jogos - todos sem levar gol. No entanto, neste domingo, a superação dos flamenguistas pôs a marca no chão.

Com um jogador a menos desde os 38min do primeiro tempo, o clube da Gávea saiu em desvantagem, mas conseguiu uma incrível virada no segundo tempo e chegou à terceira vitória consecutiva na competição. O resultado coloca o Flamengo com 44 pontos e um pouco mais "aliviado" na luta contra a Segunda Divisão, ocupando a 17ª colocação.

"É maravilhoso. Com um a menos, sair atrás e conseguir a virada. É a cara do verdadeiro Flamengo", disse Diego Souza, autor do gol da vitória.

Na próxima rodada, a batalha rubro-negra será contra a Ponte Preta, domingo, em Campinas. Para se preparar para a partida, a delegação ficará concentrada na Granja Comary, em Teresópolis.

JOEL, O SALVADOR
Embora o Flamengo ainda corra risco de rebaixamento, o técnico Joel Santana começa a ganhar status de salvador da pátria na Gávea. Ele assumiu o time há menos de 15 dias e conseguiu dez pontos em 12 possíveis (aproveitamento de 83%).

A estréia foi contra o Juventude, fora de casa. Depois de estar perdendo por 2 a 0, o time rubro-negro conseguiu o empate com gols nos acréscimos. Depois, o Flamengo venceu na seqüência Coritiba, Palmeiras e o clássico deste domingo contra o Botafogo.

Esta já é a maior seqüência de triunfos do Flamengo neste Campeonato Brasileiro. "Eu apenas não atrapalhei. O mérito é dos jogadores que estão acreditando até o fim e dessa torcida maravilhosa, que nos incentivou muito. Mas ainda temos muita coisa pela frente", disse Joel.
Apesar da derrota, o Botafogo continua na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, com 50 pontos. O próximo compromisso acontecerá sábado, contra o Paraná, no estádio Luso-Brasileiro.

O jogo
O Flamengo começou pressionando e quase abriu placar aos 4min. Júnior cruzou à meia altura, Diego Souza finalizou de calcanhar e Lopes espalmou para escanteio. A superioridade flamenguista prevaleceu e aos 11min, Renato levantou, Josafá desviou e Fellype Gabriel, com o gol aberto, não conseguiu concluir.

Embora em ritmo mais lento, a partida prosseguiu com um Botafogo acuado e errando muitos passes no meio-campo. Aproveitando-se da letargia do rival, o Flamengo quase marcou aos 20min. Fellype Gabriel encontrou Júnior na segunda trave, mas a finalização do volante saiu à esquerda de Lopes.

Quando foi ao ataque, porém, o time alvinegro obrigou Diego a difíceis intervenções. Aos 21min, Reinaldo chutou da entrada da área e o goleiro colocou para escanteio com a ponta dos dedos.

Novamente o camisa 1 apareceu com perfeição aos 24min. Alex Alves chutou alto e Diego defendeu no reflexo. A pressão botafoguense continuou um minuto depois. Juca bateu escanteio e o flamenguista André Santos desviou contra a própria meta. A bola bateu na trave e não entrou.

VIOLÊNCIA
O clássico carioca também foi marcado por um incidente triste. Na rodovia Presidente Dutra, torcedores de Flamengo e Botafogo se enfrentaram e um alvinegro acabou morrendo por causa de golpes de foice. Leia mais
A situação do Flamengo complicou-se aos 38min. Em uma disputa de bola, Rodrigo deu um tapa em Alex Alves e foi expulso. "É brincadeira. Uma bola que eu preciso me apoiar para subir ele [Sálvio Spinola] vai e me expulsa?", queixou-se o zagueiro.

Dois minutos depois, o Botafogo saiu na frente. Reinaldo tentou o drible, mas adiantou a bola. Alex Alves dominou errado, mas Júnior e Diego se enrolaram e colocaram a bola para dentro.

"Toquei na bola e eles acabaram trombando", disse Alex Alves. Depois, aos 47min, Fellype Gabriel acertou um chute por cobertura e Lopes fez boa defesa. Em atuação confusa, o árbitro Sálvio Spinola deixou de expulsar o lateral-esquerdo Bill - que já tinha cartão amarelo - após entrada violenta em Leonardo Moura.

"Depois vocês dizem que o Flamengo não é prejudicado", chiou Leonardo, no intervalo. "Cadê o critério?", questionou o capitão Renato.

Precavido, o técnico do Botafogo, Celso Roth, tirou Bill no intervalo e colocou Rogério Souza. O treinador também substituiu o meio-campo Juca pelo atacante Ricardinho.

O time alvinegro, ofensivo, foi ao ataque aos 3min e só não marcou porque Fernando e depois Renato Silva salvaram as finalizações de Ricardinho e Reinaldo, respectivamente, quase sobre a linha.

Atuando nos contra-ataques, o Botafogo foi perdendo diversas chances em seqüência. Aos 7min, Reinaldo entrou livre e chutou para fora. Nas raras ocasiões em que atacou, o Flamengo contou com a falta de aptidão de seus jogadores para concluir.

Aos 10min, André Santos recebeu livre dentro da área, mas demorou e o arremate acabou desviando em Rafael Marques. Depois, aos 17min, Fernando foi lançado por Fellype Gabriel, mas chutou muito mal.

Depois de seguir desperdiçando chances, o Flamengo teve a principal delas aos 22min. Souza foi derrubado dentro da área por Rafael Marques. Na cobrança, Renato empatou o jogo e marcou seu décimo gol no Campeonato Brasileiro.

O gol acordou o Flamengo e a virada aconteceu dois minutos depois. Em um lance de muita vontade, Diego Souza brigou com dois zagueiros e chutou forte sem ângulo. Antes de entrar, a bola ainda desviou em Ruy.

Exausto após o gol, o volante caiu no gramado e precisou ser substituído por Fabiano. "Tudo é válido para sairmos dessa situação", disse Diego Souza, enquanto era ovacionado pela torcida.

Desnorteado com os gols flamenguistas, o Botafogo tentou pressionar, mas esbarrou na linha defensiva do rival. Em contra-ataque, aos 39min, Renato avançou livre do meio-campo e chutou para fora. No último lance, Leonardo Moura avançou sozinho e tocou no ângulo de Lopes, marcando o terceiro gol.

FLAMENGO
Diego; Leonardo Moura, Renato Silva, Rodrigo e André Santos; Jônatas, Diego Souza (Fabiano), Júnior (Fernando) e Renato; Josafá (Souza) e Fellype Gabriel
Técnico: Joel Santana

BOTAFOGO
Lopes; Ruy, Rafael Marques, Emerson e Bill (Rogério Souza depois Glauber); Jonilson, Leandro Carvalho (Ricardinho), Juca e Caio; Alex Alves e Reinaldo
Técnico: Celso Roth

Data: 06/11/2005
Local: estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Auxiliares: Valter José dos Reis e Luis Quirino da Costa (ambos de SP)
Cartões amarelos: Júnior (F), Bill (B), Emerson (B), Glauber (B)
Cartão vermelho: Rodrigo (F)
Gols: Alex Alves, aos 40min do primeiro tempo; Renato, aos 22min, Diego Souza, aos 24min, Leonardo Moura, aos 47min do segundo tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias