! Botafogo vence o Coritiba e garante Celso Roth - 22/10/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  22/10/2005 - 22h22
Botafogo vence o Coritiba e garante Celso Roth

Da Redação
No Rio de Janeiro

O cargo de Celso Roth está salvo. Sob sério risco de demissão, o treinador assistiu à tranqüila vitória do Botafogo sobre o Coritiba por 2 a 0, no estádio Luso-Brasileiro. O jogo foi válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

PÁRA-RAIO
Neste sábado, Bebeto de Freitas nomeou o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro como novo diretor de futebol do Botafogo. O dirigente foi à concentração e passou confiança aos jogadores.

A falta de um elo entre diretoria e elenco sempre foi uma queixa freqüente no Botafogo.
O time alvinegro não vencia havia mais de um mês (oito jogos) e o trabalho de Roth bambeava. A crise nesta semana foi tão grave que o vice-presidente geral do clube, Mário Sérgio Ribeiro, entregou o cargo por não concordar com a manutenção do técnico.

"Ficamos oito jogos sem vencer e eu fui mantido. Por isso, é óbvio que o trabalho está sendo bem feito porque senão ninguém aturaria", declarou Roth.

A vitória acalma os ânimos coincidentemente no dia da nomeação do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro como diretor de futebol. O Botafogo chegou aos 43 pontos, se distanciou da zona de rebaixamento e volta a almejar a classificação à Sul-Americana. O próximo jogo será contra a Ponte Preta, quinta-feira, em Campinas.

A crise do Coritiba não foi estancada. O time coleciona cinco derrotas consecutivas e tem 38 pontos na tabela. Antes lutando pela Copa Sul-Americana, os paranaenses começam a ter preocupação com o rebaixamento. Na próxima rodada o time pega o Cruzeiro, terça-feira, no Couto Pereira.

O jogo
O Botafogo começou em cima, mas com pouca penetração ofensiva. Por sua vez, recuado, o Coritiba pouco ameaçou nos minutos iniciais. O primeiro bom momento dos anfitriões aconteceu aos 15min, quando Jonílson cabeceou para fora.

Aos 20min, os anfitriões, com justiça, abriram o placar. Caio recebeu lançamento, matou no peito e bateu na saída de Douglas. Mesmo com o gol, o panorama da partida continuou o mesmo: Botafogo martelando e Coritiba contra-atacando.

Entretanto, os visitantes pecaram no último passe e pouco ameaçaram o goleiro Lopes, estreante da noite. O Coritiba voltou melhor para o segundo tempo e aos 2min Caio chutou de longe e a bola passou perto da trave direita do Botafogo.

O troco alvinegro veio aos 4min. Ramon cobrou falta e Douglas espalmou. A partida ficou bem movimentada e aos 10 min Alex Alves colocou por cobertura e Douglas fez outra boa defesa.

Melhor na partida, o Botafogo controlou o ritmo e quase não permitiu ataques do Coritiba. Os anfitriões quase ampliaram em uma jogada de dois jogadores que entraram no segundo tempo. Ruy lançou, Ricardinho recebeu livre, mas chutou por cima.

O goleiro do Coritiba continuou se destacando. Aos 38min, Alex Alves chutou de fora da área e Douglas espalmou. O Botafogo definiu o jogo aos 41min. Jonílson deu um bico para frente e a bola parou no pé de Ruy. Ele cruzou rasteiro e Alex Alves completou para o gol.

BOTAFOGO
Lopes; Rogério Souza (Ruy), Rafael Marques, Scheidt e Bill; Jonilson, Diguinho, Glauber e Ramon (Ricardinho); Caio e Alex Alves
Técnico: Celso Roth

CORITIBA
Douglas; James, Anderson, Vagner e Ricardinho; Márcio Egidio, Humberto (Silas), Rodrigo Batata (Eanes) e Caio; Renaldo e Anderson Gomes
Técnico: Antônio Lopes Júnior

Local: estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Auxiliares: Alfonso Scarpati e Marcos Antônio Collodetti (ambos do ES)
Cartões amarelos: Ricardinho (C), Rodrigo Batata (C), Bill (B), Rogério Souza (B), Anderson Gomes (C), Anderson (C), Diguinho (B)
Gols: Caio, aos 20min do primeiro tempo; Alex Alves, aos 41min do segundo tempo

Leia mais
Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias