! Após sete rodadas, Brasiliense volta a vencer - 15/10/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  15/10/2005 - 17h57
Após sete rodadas, Brasiliense volta a vencer

Da Redação
No Rio de Janeiro

Com um gol de Marcelinho Carioca, o Brasiliense derrotou o Juventude por 1 a 0, neste sábado à tarde, no Distrito Federal, e largou momentaneamente a lanterna do Campeonato Brasileiro, em jogo válido pela 32ª rodada.

De quebra, a equipe do Planalto Central quebrou um jejum de sete partidas sem vitória (sem contar a derrota anulada para o Flu, por ter sido apitada por Edílson Pereira de Carvalho). O último triunfo havia sido no dia 28 de agosto, quando bateu o Palmeiras por 3 a 2.

"Não desistimos nunca. Estamos batalhando muito e tinha certeza de que a vitória viria logo. Agora teremos mais tranqüilidade para trabalhar", disse o lateral-esquerdo Márcio Careca.

Desta forma, o treinador Joel Santana, que estava ameaçado de demissão, ganha sobrevida no cargo e o time chega aos 32 pontos, deixando a lanterna do Brasileirão com o Figueirense, que encara o Paraná esta noite.

Já o Juventude coleciona a segunda derrota consecutiva no certame e nem de longe repete a boa campanha do primeiro turno, quando brigou por várias rodadas pelas primeiras posições. Com mais um resultado negativo, a equipe gaúcha se mantém com 38 pontos, na zona intermediária da tabela.

No meio de semana, terá a chance da reabilitação, quando enfrentar o Figueirense em Caxias do Sul, na quarta-feira, às 20h30, em jogo da 14ª rodada remarcado por ter sido apitado por Edílson Pereira de Carvalho.

Pela 33ª rodada, o Brasiliense entrará em campo na sexta-feira, 20h30, para encarar o Goiás novamente na Boca do Jacaré. Já o Juventude joga no sábado, às 16h, contra o Internacional, no Alfredo Jaconi.

O jogo
Jogando em casa e precisando desesperadamente da vitória para largar a lanterna da competição, o Brasiliense começou insinuante e envolvendo o Juventude. Com cinco desfalques - Antonio Carlos, Enilton, Caíco, Lauro e Juliano -, os gaúchos pouco se aventuraram ao ataque, mas contaram com a falta de pontaria do centroavante Igor, do Brasiliense, para segurar o 0 a 0.

Aos 13min, Igor, sozinho na grande área, cabeceou para fora centro de Marcelinho. Aos 25min, o atacante novamente desviou de cabeça, mas dessa vez Fabiano defendeu no canto. No minuto seguinte, recebeu livre na área, mas se atrapalhou e foi desarmado.

Aos 30min, Marcelinho Carioca tentou gol olímpico, Fabiano se atrapalhou e por pouco não socou a bola para dentro da própria meta. Aos 42min, Márcio Careca entrou livre pela esquerda e chutou cruzado, mas Daniel se esticou e evitou o gol.

"Temos que ter mais tranqüilidade para finalizar. É só isso que está faltando", disse na saída para o intervalo Marcelinho Carioca.

Tranqüilidade foi o que não teve o goleiro do Juventude Fabiano, que colaborou para que o Brasiliense abrisse o placar aos 8min do segundo tempo, com Marcelinho. O meia recebeu na ponta esquerda e, mesmo sem muito ângulo, arriscou. A bola tomou grande efeito e enganou o goleiro.

O gol, finalmente, acordou o Juventude e o técnico Valteir Gomes tirou o zagueiro Daniel e colocou o atacante Zé Carlos, aos 12min. No minuto seguinte, Tucho acertou o travessão em cobrança de falta.

Aos 22min, Marcelinho Carioca sentiu a panturrilha e pediu para sair, sendo substituído por Wellington Dias. Sem seu principal jogador em campo, os donos da casa trataram de se fechar e suportaram a pressão gaúcha.

BRASILIENSE
Eduardo; André Luiz (Róbston), Jairo, Dema e Márcio Careca; Deda, Pituca, Vampeta e Marcelinho Carioca (Welington Dias); Oséas (Reinaldo Aleluia) e Igor
Técnico: Joel Santana

JUVENTUDE
Fabiano; Éderson, Índio e Daniel (Zé Carlos); Lucas, Magal, Ramalho, Tucho e Roger; Marlon (Diego Campos) e Marcelinho (Didé)
Técnico: Valteir Gomes

Local: Estádio Serejão, em Brasília
Ábitro: Antônio Hora Filho (SE)
Auxiliares: Edmo Oliveira Santos e Dernival Fontes Pequeno (SE)
Cartões amarelos: Oséas (B), Márcio Careca (B), Magal (J), Éderson (J)
Gols: Marcelinho Carioca, aos 8min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias