! Brasileiros dominam lista para prêmio da Fifa do melhor de 2005 - 13/10/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  13/10/2005 - 11h47
Brasileiros dominam lista para prêmio da Fifa do melhor de 2005

Da Redação
Em São Paulo

Sete jogadores brasileiros estão incluídos na relação de 30 atletas pré-selecionados para o prêmio da Fifa para o melhor jogador do mundo na temporada 2005. O país atual campeão da Copa é a nação com maior número de representantes, com três atletas a mais em relação à Inglaterra.

OS 30 INDICADOS
Brasil (7): Adriano (Inter de Milão), Cafu (Milan), Kaká (Milan), Roberto Carlos (Real Madrid), Robinho (Real Madrid), Ronaldinho Gaúcho (Barcelona) e Ronaldo (Real Madrid)
Inglaterra (4): Beckham (Real Madrid), Gerrard (Liverpool), Lampard (Chelsea) e Rooney (Manchester United)
Itália (3): Buffon (Juventus), Maldini (Milan) e Nesta (Milan)
Portugal (2): Cristiano Ronaldo (Manchester United) e Deco (Barcelona)
França (2): Henry (Arsenal) e Zidane (Real Madrid)
Holanda (2): Robben (Chelsea) e Van Nistelrooy (Manchester United)
Alemanha (1): Ballack (Bayern de Munique)
Gana (1): Essien (Chelsea)
Camarões (1): Eto'o (Barcelona)
Suécia (1): Ibrahimovic (Juventus)
República Tcheca (1): Nedved (Juventus)
Nigéria (1): Okocha (Bolton)
Espanha (1): Raúl (Real Madrid)
Argentina (1): Riquelme (Villarreal)
Ucrânia (1): Shevchenko (Milan)
Costa do Marfim (1): Drogba (Chelsea)
Vencedor do prêmio em 2004, Ronaldinho Gaúcho lutará pelo bicampeonato com a companhia dos compatriotas Cafu e Kaká, do Milan, Adriano, da Inter de Milão, além do trio do Real Madrid Ronaldo, Roberto Carlos e Robinho.

A entrega do prêmio acontecerá no dia 19 de dezembro, em cerimônia na sede da Fifa em Zurique, na Suíça. Semanas antes, cumprindo o protocolo, a entidade irá revelar os três finalistas da eleição.

Assim como nos anos anteriores, o direito a voto é outorgado aos técnicos e capitães das seleções de todo o mundo, aos quais a Fifa já enviou a lista de pré-selecionados.

Na eleição feminina, a Fifa designou 24 finalistas para o prêmio que no ano passado ficou com a alemã Brigit Prinz. A única brasileira da relação é Marta, medalha de prata pela seleção nos Jogos Olímpicos de 2004.

Instituído pela Fifa no começo dos anos 90, o prêmio de melhor jogador do mundo já teve quatro vencedores brasileiros. O primeiro atleta do país a conquistar a honra foi Romário, em 1994. Dois anos depois, Ronaldo ganhou o primeiro de seus três troféus. O atacante do Real Madrid ganharia o pleito também em 1997 e 2002.

No auge da carreira no Barcelona, em 1999, Rivaldo entrou para a seleta lista de melhores do mundo. Na última edição, Ronaldinho Gaúcho engrossou o número de brasileiros vencedores do prêmio da Fifa.

Ronaldo e Zidane, ambos indicados para o prêmio em 2005, são os maiores vencedores da história da premiação, com três troféus cada um.

Neste ano, dos 30 nomes pré-selecionados pela Fifa, cinco estão indicados pela primeira vez. Robinho, que atuou metade da temporada no futebol brasileiro pelo Santos, é um deles. Os outros são o nigeriano Jay-Jay Okocha (Bolton), o argentino Juan Román Riquelme (Argentino), o ganês Michael Essien e o holandês Arjen Robben (ambos do Chelsea).

Entre os clubes, o Real Madrid lidera com seis jogadores indicados, seguido do Milan, com quatro representantes. Chelsea, Barcelona, Juventus e Manchester United contam com três atletas participando do pleito.

Favoritos
O futebol brasileiro, que é o maior vencedor da história da premiação, com seis conquistas em 14 edições já realizadas, mais uma vez desponta como favorito na eleição deste ano. Ronaldinho Gaúcho, que no ano passado triunfou mesmo sem conquistar nenhum título em campo, em 2005 conta a seu favor com o sucesso do Barcelona no Campeonato Espanhol e da seleção brasileira na Copa das Confederações.

TODOS OS VENCEDORES
1991 - Lothar Matthaeus (ALE)
1992 - Marco van Basten (HOL)
1993 - Roberto Baggio (ITA)
1994 - Romário (BRA)
1995 - George Weah (LBR)
1996 - Ronaldo (BRA)
1997 - Ronaldo (BRA)
1998 - Zinedine Zidane (FRA)
1999 - Rivaldo (BRA)
2000 - Zinedine Zidane (FRA)
2001 - Luis Figo (POR)
2002 - Ronaldo (BRA)
2003 - Zinedine Zidane (FRA)
2004 - Ronaldinho Gaúcho (BRA)
Kaká vem em grande fase pelo Milan, mas o vice-campeonato da equipe no Campeonato Italiano e na Liga dos Campeões talvez possa influenciar contra o meia. Por sua vez, Adriano, grande estrela da última Copa das Confederações, competição em que saiu como campeão, melhor jogador e artilheiro, desponta como finalista em potencial.

Ronaldo atravessa bom momento na Espanha, mas conta como obstáculo na eleição a última temporada frustrada do Real Madrid. Robinho, que acaba de desembarcar no futebol europeu, dificilmente conseguirá lugar entre os finalistas. Assim como Cafu e Roberto Carlos, que têm como dificuldade no pleito a tradicional má vontade com jogadores de defesa.

Entre os estrangeiros, a surpresa entre os finalistas pode ser o inglês Frank Lampard, que pode colher os frutos da excelente temporada do Chelsea.

Por sua vez, o Liverpool, último campeão europeu, conseguiu apenas um indicado, o volante Steven Gerrard. Eleito o melhor jogador da Liga dos Campeões passada, o meio-campo também parece ter chances de chegar entre os três primeiros na festa de Zurique.

No mais, o francês Thierry Henry e o ucraniano Andriy Shevchenko, candidatos vencidos em eleições passadas, são forças que não podem ser descartadas no pleito da Fifa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias