| 11/09/2005 - 20h04 Mesmo sem brilhar, São Paulo goleia o Coritiba Da Redação No Rio de Janeiro Desta vez não teve o mesmo brilho dos triunfos sobre Paraná e Corinthians. Mas com uma vitória por 4 a 1 sobre o Coritiba, em Curitiba, neste domingo à noite, o São Paulo manteve sua ascensão no Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time tricolor chegou à terceira vitória consecutiva e se afastou ainda mais da zona do rebaixamento da competição. Os três pontos levaram os paulistas aos 31 pontos, na 16ª posição, quatro pontos à frente do Flamengo, primeiro dos rebaixados.
"Nossa equipe sempre foi boa e sempre achei que esse fantasma do rebaixamento era exagero, porque ainda faltava um turno todo pela frente. O nosso time tem muita qualidade e estamos muito tranqüilos", disse após o jogo o técnico Paulo Autuori.
CHRISTIAN VIBRA COM 2º GOL PELO SÃO PAULO | O gol marcado por Christian esta noite foi o segundo do centroavante com a camisa do São Paulo e deixou o atleta exultante: "A torcida do São Paulo ainda vai ver o verdadeiro Christian", disse o atacante.Leia mais | Entretanto, o placar elástico desta noite não retrata fielmente o que foi o jogo. Sonolento, o São Paulo apenas empatava até os 35min do segundo tempo e a equipe ainda tinha um jogador a menos, já que Fábio Santos fora expulso cinco minutos antes.
Mas, com três gols em cinco minutos, feitos por Christian, Hernanes e Cicinho, o time tricolor conseguiu uma expressiva vitória e completou quatro rodadas sem derrota no certame.
Já o Coritiba segue na zona intermediária da tabela, com 33 pontos e está fora dos 11 primeiros colocados, que garantem vaga para a Copa Sul-Americana do ano que vem.
Além disso, o time completou três jogos sem vitória no Brasileirão, já que vinha de empate contra o Palmeiras e derrota para o Santos. O último triunfo foi no dia 24 de agosto, quando bateu o Fortaleza por 2 a 0, no Couto Pereira.
Ambos os times voltam a jogar no próximo domingo pelo Brasileiro. Às 16h, o São Paulo receberá o Vasco, no Morumbi, enquanto às 18h10 o Coritiba enfrenta o líder Fluminense, no Couto Pereira.
O jogo O jogo começou à feição do Coritiba. Logo aos 6min, Caio invadiu a área, driblou Lugano e foi derrubado pelo uruguaio. Pênalti bem marcado, mas que Renaldo desperdiçou ao mandar para fora, depois de ter deslocado Rogério Ceni.
MARÉ NADA BOA | Até o ano de 2005, o atacante do Coritiba, Renaldo, gabava-se de nunca ter perdido um pênalti na carreira. Entretanto, no início do Brasileiro, quando ainda estava no Paraná, perdeu dois no mesmo jogo contra o Figueirense e na ocasião disse que aquele era o "pior dia da sua vida". Neste domingo, voltou a errar novamente e desta vez desapontou a torcida alviverde. | Passado o susto inicial, o São Paulo passou a se encontrar em campo e por pouco Diego Tardelli não marcou aos 17min, quando o goleiro Douglas saiu corajosamente em seus pés e salvou.
Entretanto, aos 19min Lugano se redimiu do pênalti cometido e desta vez foi agarrado dentro da área adversária por Vagner. Pênalti, que Rogério Ceni não titubeou e mandou a bola no ângulo esquerdo de Douglas, fazendo seu 16º gol na temporada.
O gol deixou nervosos os paranaenses, que passaram a errar muitos passes. Mas o São Paulo não soube aproveitar o bom momento e, em vez de tentar ampliar o placar, seus jogadores trataram de reclamar a todo momento da arbitragem, sem nenhum motivo aparente.
Desta forma, o Coritiba conseguiu retomar a tranqüilidade aos 38min, quando Jackson escapou pela direita e cruzou rasteiro para Capixaba. Sozinho na pequena área, o meia completou para as redes de Rogério Ceni.
"Temos que voltar para o segundo tempo da mesma forma que jogamos nestes minutos finais. Assim vamos conseguir a virada", disse o lateral-esquerdo Ricardinho, do Coritiba.
"Está difícil. O juiz dá tudo para eles, qualquer falta é deles. Fica complicado", choramingou o são-paulino Diego Tardelli, que na saída para o intervalo interpelou o árbitro Alicio Pena Júniot para reclamar dos critérios adotados.
O São Paulo voltou para a segunda etapa com duas alterações. O técnico Paulo Autuori tirou Richarlyson e Renan e colocou Fábio Santos e Souza, tentando dar mais mobilidade ao time.
Aos 8min, Josué quase desempatou, quando completou de primeira cruzamento de Cicinho na primeira trave e obrigou Douglas a difícil defesa. Vendo que sua equipe passou a ser dominada, Cuca resolveu agir e sacou Ricardinho e Renaldo, colocando Souza e Marcelo Peabirú.
A partir daí, o jogo ficou equilibrado e monótono. Aos 30min, Fábio Santos foi expulso após falta dura em Marcelo Peabirú e quebrou a rotina do jogo.
Mas, mesmo em desvantagem numérica, o São Paulo despertou e, em cinco minutos, marcou três gols, liquidando o jogo e goleando o Coritiba.
Aos 35min, Christian desviou cruzamento de cabeça de Cicinho e desempatou. Aos 38min, foi a vez de Hernanes acertar belo chute da entrada da área, enquanto aos 40min Cicinho entrou cara a cara e tocou com categoria para fechar o marcador.
CORITIBA Douglas; James, Flávio, Vágner e Ricardinho (Souza); Reginaldo Nascimento, Douglas Peruíbe, Capixaba e Jackson; Caio (Alcimar) e Renaldo (Marcelo Peabirú). Técnico: Cuca
SÃO PAULO Rogério Ceni; Cicinho, Edcarlos, Lugano e Richarlyson (Fabio Santos); Renan (Souza), Mineiro, Josué e Danilo; Christian e Diego Tardelli (Hernanes). Técnico: Paulo Autuori
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba Árbitro: Alicio Pena Jr. (MG-Fifa) Auxiliares: Marco Antonio Gomes (MG-Fifa) e Guilherme Dias Camilo (MG) Cartões amarelos: Vagner (C), Marcelo Peabirú (C), Lugano (S), Fábio Santos (S), Cicinho (S) Gols: Rogério Ceni, aos 20min, Capixaba, aos 38min do primeiro tempo; Christian, aos 35min, Hernanes, aos 38min e Cicinho, aos 40min do segundo tempo.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |