! Lusa bate o Sport e garante vaga na 2ª fase da Série B - 02/09/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  02/09/2005 - 22h22
Lusa bate o Sport e garante vaga na 2ª fase da Série B

Da Redação
Em São Paulo

Depois de dois sustos, a Portuguesa finalmente garantiu sua classificação à segunda fase da Série B do Campeonato Brasileiro. E em grande estilo. Em noite inspirada de Leandro Amaral, o time paulista bateu o Sport por 4 a 2, no Canindé, em São Paulo.

A Lusa, que havia perdido para Grêmio e Paulista nas últimas duas rodadas, chegou aos 33 pontos após 20 rodadas. Já o Sport, com 27, terá de amargar mais um ano de disputa da segunda divisão nacional.

Para piorar, o time rubro-negro também fica ameaçado pelo rebaixamento. Na última rodada, o Sport recebe o Gama, na Ilha do Retiro, em Recife, precisando vencer para não depender de outros resultados para não cair.

FALTOU UM
O jogo contra o Sport poderia ter sido de festa também para o goleiro Gléguer. O camisa 1 completaria nesta sexta 100 jogos defendendo o gol da Lusa. No entanto, Gléguer não atingiu a histórica marca. Negociado com o Juventude, o goleiro nem entrou em campo, sendo substituído por Rafael Fava.

A torcida da Lusa não perdoou seu ex-ídolo. A cada defesa de Fava os torcedores no Canindé entoavam gritos ofendendo Gléguer, dizendo que o clube não precisa do ex-camisa 1, considerado um 'mercenário'.

Esta é a primeira vez que a Portuguesa consegue avançar à segunda fase da Série B desde que foi rebaixada, em 2002. Mais que isso, o time do Canindé manteve-se entre os oito melhores durante toda a primeira fase.

O herói da classificação da Lusa foi o atacante Leandro Amaral. O atacante participou de boa parte das jogadas ofensivas da equipe da casa e ainda marcou três gols. Em um deles, o segundo da Lusa, arrancando do campo de defesa e passando por três marcadores.

No entanto, antes do show de Leandro Amaral, a Portuguesa passou por um mau momento nos primeiros 15 minutos de jogo. Com três atacantes, Jadílson, Bibi e Vinícius, o Sport foi melhor no início e chegou a assustar o gol de Rafael Fava.

No entanto, num gol estranho, a Lusa abriu o placar. Aos 17min, após cruzamento na área do Sport, o goleiro Maisena dividiu com o ataque paulista e não viu a bola cair às suas costas. O zagueiro Du Lopes aproveitou e tocou de cabeça para marcar.

Nove minutos depois, com o Sport tentando o empate, a Lusa saiu em contra-ataque. Leandro Amaral pegou a bola em seu campo de defesa, deu lindo drible em um adversário, avançou com a bola, tirou mais dois da jogada e bateu rasteiro, marcando um golaço. "Um dos mais bonitos (da carreira), em contra-ataque. Saí rápido, levei para o meio e bati bem", disse o atacante.

Na zaga, porém, a Lusa continuou falhando. Após perder duas chances, o Sport diminuiu. Aos 37min, Bibi fez boa jogada pela esquerda e bateu cruzado para marcar. O time pernambucano ainda perdeu chance de empatar, aos 41min, com Vinícius.

No entanto, apenas dois minutos depois, a Portuguesa marcou novamente. Leandro Amaral recebeu na entrada da área e, no domínio da bola, tirou seu marcador da jogada. O atacante bateu rasteiro e fez outro belo gol.

Na etapa final, o Sport quase não ameaçou o gol paulista. E a Portuguesa, dominando o jogo, marcou mais um. Aos 15min, Cléber tabelou com Leandro Amaral, foi à linha de fundo e cruzou. De cabeça, o atacante fez seu terceiro e fechou a contagem.

A defesa da Lusa voltou a preocupar no final do jogo. Aos 43min, Russo fez um cruzamento da direita, Jadílson subiu livre no meio da área e, de cabeça, marcou o segundo gol da equipe rubro-negra.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias