! Fortaleza goleia o Vasco e é melhor mandante do Brasileiro - 28/08/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  28/08/2005 - 20h04
Fortaleza goleia o Vasco e é melhor mandante do Brasileiro

Da Redação
No Rio de Janeiro

Em jogo de muitas alternativas, o Fortaleza bateu o Vasco por 4 a 2 no Castelão, na noite deste domingo, está entre os dez melhores times e tem o melhor aproveitamento dentro de casa do Campeonato Brasileiro.

Os vascaínos estiveram duas vezes atrás no placar, buscaram o empate, mas acabaram levando o terceiro e o quarto gols nos 12 minutos finais, o último após uma falha clamorosa do volante Ygor.

FIM DA SEQÜÊNCIA DO VASCO
AdversárioPlacarRodada
Figueirense2 x 118°
Paysandu2 x 019°
Atlético-MG2 x 120°
Paraná0 x 021°
Brasiliense1 x 022°
Fortaleza2 x 423°
A capital cearense presenciou dois belos gols de Lúcio, ex-Flamengo, e outros dois do artilheiro da competição, Alex Dias, que não foram suficientes para evitar a derrota da equipe carioca, a primeira após cinco rodadas invictas.

A subida de produção do Vasco após a chegada do técnico Renato Gaúcho acabou manchada pelo time de melhor campanha dentro de casa. O Fortaleza conseguiu até agora oito vitórias em onze jogos, sendo a quinta em seqüência.

O único time nordestino da Série A tem agora 33 pontos. O Vasco estacionou nos 28 e permaneceu na 16ª colocação. O time, entretanto, conseguiu se livrar da pecha de pior defesa do campeonato. Se levou quatro e agora tem 50 gols sofridos, o Paysandu levou cinco do Fluminense e chegou a 51.

O próximo desafio do Vasco acontece daqui a dez dias. No dia 7 de setembro, o time terá pela frente o Botafogo, no clássico da Arena da Ilha. O Fortaleza, por sua vez, encara o São Caetano, no mesmo dia, também no Castelão.

O jogo
Com a surpreendente escalação de três volantes, o técnico Renato Gaúcho observou um Vasco bastante recuado nos primeiros minutos. Com 12min de jogo, o Fortaleza já finalizara sete vezes, contra nenhuma do time carioca.

No primeiro chute a gol, Alex Dias recebeu belo passe de Morais pela direita, envolveu o zagueiro e chutou de canhota, por cima, aos 13min. Logo na seqüência, Diego dominou na meia-lua, ganhou do defensor na corrida e chutou rasteiro, de pé esquerdo. Bosco, atento, caiu e fez a defesa.

O Fortaleza, entretanto, continuou controlando a posse de bola. A superioridade em campo foi consolidada aos 25min, quando Fumagalli avançou pela direita e tocou para a entrada da área. Rinaldo foi travado por Fábio Braz e furou. A bola, então, sobrou para Lúcio, que pegou de canhota, da meia-lua, e acertou o ângulo direito de Roberto, marcando um lindo gol.

Aos 36min, o volante Erandir derrubou Morais dentro da área. O árbitro Wilson Luiz Seleme, em cima do lance, nada marcou. No fim do primeiro tempo, o Vasco ainda equilibrou as ações, mas parou na desorganização do seu meio-campo, dependente do meia Morais, e na falha da arbitragem.

"Ele [o árbitro] estava a dois metros do lance, não deu pênalti porque não quis", reclamou Renato, na saída para o intervalo. Para o segundo tempo, o técnico tirou o zagueiro Vergara e colocou o meia Róbson Luiz, deixando clara a insatisfação com o placar.

Logo aos 5min da etapa final, Alex Dias subiu livre pelo meio. Tinha Romário sozinho pela esquerda, mas preferiu tocar em Diego no lado oposto. O lateral cortou para o meio e, já dentro da área, chutou para bela defesa de Bosco. No rebote, Romário pegou de voleio e a bola passou rente à trave esquerda.

Mas aos 13min, o Vasco acabou chegando ao empate. Claudemir, na entrada da área, achou Alex Dias sozinho. O atacante recebeu e só teve o trabalho de tocar no canto esquerdo, à queima-roupa, sem chances para Bosco.

O jogo ficou equilibrado e o Vasco passou a levar perigo diante de um Fortaleza desorganizado. Aos 25min, entretanto, Lúcio pedalou na entrada da área e bateu colocado, de pé canhoto, no canto direito de Roberto, que pulou e nada pôde fazer.

Foi então a hora de Alex Dias entrar em ação novamente. Aos 28min, Diego cruzou da esquerda, na medida. Na segunda trave, o atacante pegou de primeira, empatando novamente o jogo.

Em um jogo imprevisível, o Fortaleza voltou a marcar aos 33min. Em cobrança de falta pela esquerda, o zagueiro Alan cabeceou para trás e acertou o ângulo esquerdo de Roberto, que ficou parado. Aos 40min, Romário bateu uma falta no travessão, mas a vitória do Fortaleza estava selada. Rinaldo completou a goleada aos 43min. Depois de falha de Ygor, o atacante dominou livre na área e tocou no canto direito de Roberto

FORTALEZA
Bosco; Chiquinho (Thiago Matos), Alan, Ronaldo Angelim e Marquinhos; Marcelo Lopes, Erandir, Lúcio (Paulo Isidoro) e Mazinho Lima; Rinaldo e Fumagalli
Técnico: Hélio dos Anjos

VASCO
Roberto; Claudemir, Fábio Braz, Vergara (Róbson Luiz) e Diego; Ygor, Amaral (Élber), Silva e Morais (Rodrigo); Alex Dias e Romário
Técnico: Renato Gaúcho

Local: estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Wilson Luiz Seleme (SP)
Auxiliares: Giovani Canzian e Márcio Augusto (ambos de SP)
Cartões amarelos: Vergara, Alex Dias, Amaral, Róbson Luiz (V), Lúcio, Fumagalli, Alan (F)
Gols: Lúcio, aos 25min do primeiro tempo; Alex Dias, aos 13min, Lucio, aos 25min, Alex Dias, aos 28min, Alan, aos 33min, Rinaldo, aos 43min do segundo tempo

Leia mais


Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias