| 17/07/2005 - 19h59 Palmeiras perde outra e Bonamigo deixa a equipe MBPress Em Campinas  | | Alex Afonso lamenta gol perdido na derrota do Palmeiras para o Fortaleza | Desta vez não teve jeito. O Palmeiras voltou a perder no Campeonato Brasileiro, 2 a 1 para o Fortaleza, no Parque Antarctica, neste domingo à noite, e o técnico Paulo Bonamigo deixou o comando da equipe.
O comandante chegou a este jogo já muito pressionado. Além da má colocação da equipe no torneio, o Palmeiras vinha de derrota para o arqui-rival Corinthians. O novo fracasso acabou com qualquer chance de permanência do treinador na equipe.
"No futebol, o que vale é o resultado e não a competência do seu trabalho, sua dedicação. Saio principalmente em função da derrota no clássico. O grupo está muito unido. Quem chegar ao Palmeiras neste momento encontrará grupo fechado, de caráter", afirmou.
Para a vaga, o Palmeiras não esconde que espera contar com Emerson Leão. A diretoria já fala abertamente que deve procurar o ex-técnico do São Paulo nas próximas horas. "Ele é a nossa preferência. Já era antes de contratarmos o Candinho, mas não deu certo. Vamos tentar de novo agora", garantiu o diretor de futebol Salvador Hugo Palaia, ainda nos vestiários.
O resultado mantém a preocupação no clube paulista com o perigo de cair novamente para a Série B. O Palmeiras ocupa a 16ª colocação, com 13 pontos, apenas três a mais que o Figueirense, primeiro a ocupar a zona do rebaixamento para a Segundona do Nacional.
Já o Fortaleza continua em ascensão desde que o técnico Hélio dos Anjos assumiu o posto deixado por Vágner Benazzi. Este foi o terceiro triunfo consecutivo do clube cearense. Os anteriores foram conquistados nos triunfos sobre Corinthians e Paysandu, ambos por 2 a 1. O time aparece agora na 11ª colocação, com 18 pontos.
BONAMIGO DUROU POUCO | Contratado para substituir Candinho no dia 22 de abril, Paulo Bonamigo teve vida curta no Palmeiras.
Muito criticado pela torcida pela má campanha no Brasileirão e na Libertadores, o treinador acumulou apenas cinco vitórias, dois empates e nove derrotas em 16 partidas.
"A gente fez o possível para que ele continuasse porque o Paulo é uma pessoa muito competente e tem um caráter muito bom. Mas infelizmente, não foi possível continuar", afirmou Lúcio. Leia mais | A vitória, aliás, mantém o Fortaleza com a melhor defesa do Brasileirão com 11 gols ao lado do Fluminense. O ataque, contudo, tem o segundo pior aproveitamento ao balançar as redes apenas 11 vezes, dois a mais que o Atlético-PR.
A derrota neste final de semana confirma a fase de oscilação do Palmeiras na temporada. A equipe não vence duas partidas consecutivas desde o período entre 30 de abril e 4 de maio, quando derrotou Brasiliense e Deportivo Táchira, pela Libertadores, ambos pelo placar de 2 a 1.
Apenas o meia Pedrinho teve motivos para comemorar. O jogador atingiu a marca de 350 jogos como profissional, desde 1995. Deste total, 110 foram pelo Palmeiras e outras 240 pelo Vasco da Gama, clube onde foi revelado.
O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o Figueirense, às 20h30, no estádio Orlando Scarpelli, em Santa Catarina. O Fortaleza atua no mesmo dia e horário contra o Atlético-MG, no Castelão, no Ceará.
O jogo Apesar de precisar vencer, o Palmeiras começou a partida em ritmo lento. Mesmo forçando a marcação sobre a defesa cearense, o Alviverde conseguia chegar ao ataque com pouca eficiência e só apresentou melhora quando descia ao ataque pelo lado esquerdo com o Lúcio.
PALMEIRAS PODE SER PUNIDO | A invasão de campo de um torcedor do Palmeiras na derrota por 3 a 1 para o Corinthians, no Morumbi, pode custar caro ao Alviverde.
O clube será julgado na próxima quarta-feira pelo STJD, no Rio de Janeiro, e pode perder até três mandos de campo, de acordo com o artigo 213 do CBDJ.
O lateral-direito Baiano, expulso naquele jogo, também poderá pegar punição no mesmo dia por ter chutado uma bola contra o atacante Tevez. Leia mais | O time melhorou apenas aos 16min. A primeira boa oportunidade veio com o atacante Alex Afonso. Ele recebeu de Marcinho, girou sobre a marcação e chutou forte pela linha de fundo.
Dois minutos mais tarde, Francis arriscou da entrada da área e a bola passou rente ao travessão. Aos 21min, foi a vez de Marcinho arriscar. O meia recebeu cruzamento da esquerda de Lúcio e, de primeira, quase abiu o placar.
Pouco depois, com o Fortaleza apenas procurando a defesa, nova oportunidade para Alex Afonso. Aos 24min, o ex-avante da Portuguesa aproveitou cruzamento de Pedrinho e cabeceou forte, mas parou na bela defesa de Bosco, que desviou para escanteio.
Na volta do intervalo, o Palmeiras continuou pressionando, mas foram os cearenses que abriram o placar. Aos 14min, Fumagalli recebeu cruzamento vindo da esquerda e cabeceou sem chances de defesa para Marcos.
Com a desvantagem, Bonamigo decidiu arriscar. O treinador sacou o zagueiro Leonardo Silva e colocou o atacante Warley. A mudança, porém, não surtiu efeito, mas o Palmeiras continuou pressionando.
Aos 35min, Marcinho recebeu fora da área, girou sobre a marcação e chutou forte. A bola passou perto do gol de Bosco, mas saiu pela linha de fundo.
O empate veio cinco minutos mais tarde em jogada de atletas que entraram no segundo tempo. Cristian cruzou da direita e Warley apareceu entre a zaga para desviar de cabeça e deixar tudo igual.
No final do jogo, quando o Palmeiras tentava o gol da vitória, o Fortaleza fez o segundo. Aos 44min, Lúcio recebeu na área, dividiu com a zaga e tocou no canto de Marcos.
PALMEIRAS Marcos; Gamarra, Leonardo Silva (Warley) e Nen; Marcus Vinícius (Cristian), Francis, Reinaldo, Pedrinho e Lúcio; Marcinho e Alex Afonso (Ricardinho) Técnico: Paulo Bonamigo
FORTALEZA Bosco; Amaral (Chiquinho), Alan, Ronaldo Angelim e Marquinhos; Hernani, Erandir, Marcelo Lopes e Lúcio; Rinaldo (Marcos Denner) e Fumagalli (Paulo Isidoro) Técnico: Hélio dos Anjos
Local: Parque Antarctica, em São Paulo (SP) Árbitro: Wilson de Souza Mendonça/ PE (FIFA) Auxiliares: Irani Pinto da Paz (PE) e Erick Bandeira (PE) Cartões amarelos: Leonardo Silva (P), Ronaldo Angelim (F), Lúcio (P), Pedrinho (P), Alan (F), Hernani (F), Fumagalli (F) Gols: Fumagalli, aos 14min, Warley, aos 40min, e Lúcio, aos 44min do segundo tempo
Atualizada às 20h48
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |