! No clássico paranaense, Coritiba vence Paraná - 19/06/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  19/06/2005 - 20h09
No clássico paranaense, Coritiba vence Paraná

MBPress
No Rio de Janeiro

No clássico paranaense, o Coritiba levou a melhor jogando em casa e derrotou o Paraná por 2 a 1. Com o resultado, a equipe alviverde voltou a vencer no Couto Pereira neste Brasileiro, o que só tinha acontecido na terceira rodada.

Com a vitória, e os outros resultados da rodada, o time alviverde chegou à oitava posição no Campeonato Brasileiro, com 13 pontos. O Paraná está na 14ª colocação, com nove pontos, três de distancia para a zona de rebaixamento.

TABU FOI MANTIDO
A vitória por 2 a 1 do Coritiba manteve um tabu que já dura quase nove anos. O time alviverde não perde para o Paraná, quando tem o mando de campo, desde 1996.

A última derrota aconteceu no dia 28 de julho de 1996, quando o a equipe tricolor venceu por 1 a 0, no Couto Pereira. De lá para cá, aconteceram, contando com o deste domingo, 15 clássicos envolvendo Coritiba e Paraná, com onze vitórias alviverdes e quatro empates.
A partida foi definida em três lances de bola parada. O Coritiba abriu o placar com uma cobrança de pênalti de Tiago. O Paraná empatou em cobrança falta com Neto. O gol da vitória também foi de falta, de Ricardinho.

O time alviverde vinha de um empate na última partida. Jogando em São Januário, o Coritiba conseguiu um empate por 2 a 2. A equipe tricolor tinha vencido o Fortaleza, em casa, por 3 a 0.

Na próxima rodada o Coritiba viaja até Goiânia, onde, no domingo, às 16h, enfrenta o Goiás no Serra Dourada. O Paraná recebe em casa o Atlético-MG, penúltimo colocado, no sábado, às 16h.

O Paraná está sofrendo com o departamento médico. Renaldo e Parral não tiveram condições de jogar. Chiquinho fraturou a mão esquerda, e ficou no banco, entrando só no segundo tempo. O atacante Borges, artilheiro do time com cinco gols, estava gripado e era dúvida, mas jogou.

O jogo
A partida começou muito movimentada, com as duas equipes buscando o gol. Aos 4min, Tiago bateu forte da entrada da área, mas o goleiro do Paraná fez a defesa. Aos 9min, Tiago Neves respondeu. O jogador abriu espaço e bateu de fora e o goleiro Fernando Vizzoto defendeu.

Aos 17min, Jackson tabelou com Tiago e invadiu a área. Marcos chegou na marcação e acabou fazendo pênalti no ala do Coritiba. Na cobrança, Tiago bateu, o goleiro Flávio foi na bola, mas ela entrou.

Mal deu tempo para a torcida comemorar e o Paraná respondeu. Aos 22min, o time tricolor tinha falta pelo lado do campo. Em vez de cruzar, Neto preferiu bater direto, empatando o jogo.

O Coritiba passou a ser melhor em campo e criava boas oportunidades até que, aos 36min, em cobrança de falta ensaiada, Ricardinho rolou para Jackson que ajeitou para o mesmo acertar o ângulo. Ainda no primeiro tempo, aos 44min, Ricardinho teve chance de ampliar, mas acabou travado na hora do gol.

O segundo tempo começou em alta velocidade. Logo aos 4min, Maicossuel tentou o empate em um chute forte, com o goleiro já batido e Miranda salvou na linha. Aos 11min, Borges rolou para Beto chegar chutando, assustando o goleiro do time alviverde.

O Coritiba também teve chances para ampliar. Aos 32min, Alexandre ganhou da defesa e chutou. Flávio defendeu e a bola ainda bateu no travessão. Aos 34min, o goleiro salvou de novo o Paraná, após bela cobrança de falta de Ricardinho.


CORITIBA
Fernando Vizzoto; Jackson, Miranda, Flávio, Vagner e Ricardinho; Márcio Egídio, Capixaba e Marquinhos (Rodrigo Batatinha); Tiago (Marciano) e Alexandre
Técnico: Cuca

PARANÁ
Flávio; Daniel Marques, Aderaldo e Marcos (Chiquinho); Neto, Rafael Mussamba, Beto, Tiago Neves (Maicossuel) e Vicente; André Dias e Borges (Wellington Paulista)
Técnico: Lori Sandri

Data: 19/06/2005
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Carlos Jack Rodrigues Magno (PR)
Auxiliares: Gilson Bento Coutinho e José Carlos Dias Passos (ambos do PR)
Cartões amarelos: Marcos (P), Tiago (C), Marquinhos (C), André Dias (P), Borges (P), Maicossuel (P), Beto (P), Wellington Paulista (P), Flávio(C), Vagner (C), Capixaba (C)
Gols: Tiago, aos 19min, Neto, aos 22min, Ricardinho, aos 36min do primeiro tempo.


Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias