! Jô e Abuda funcionam e Corinthians bate o Fla - 12/06/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  12/06/2005 - 17h51
Jô e Abuda funcionam e Corinthians bate o Fla

MBPress
No Rio de Janeiro

A dupla de ataque "juvenil" - com a participação de um experiente - garantiu ao Corinthians a quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, com gols de Jô (dois) e Abuda, ambos de 18 anos, e Roger o time alvinegro derrotou o Flamengo por 4 a 2, no estádio Wilson de Barros, em Mogi Mirim. Fabiano Oliveira e Jean marcaram para os visitantes.

Uma sequência tão boa como esta do time do Parque São Jorge no certame nacional não acontecia desde 1999. No geral, o fato ocorreu pela última vez no Campeonato Paulista de 2003, conquistado pelo alvinegro.

Folha Imagem 
Júnior Baiano persegue Jô no jogo entre Corinthians e Flamengo neste domingo
Badalado pelos dólares da MSI, curiosamente, o Corinthians entrou em campo com oito jogadores formados no clube. E foram justamente os dois mais jovens que, com participação preponderante, garantiram os três pontos. Os únicos forasteiros eram Fábio Costa, Roger e Gustavo Nery.

O excesso de desfalques aconteceu por motivos diversos. Uns por suspensão (Coelho e Tevez), outro por convocação (Bobô) e muitos por contusões (Sebá Dominguez, Marcelo Mattos, Fabrício, Carlos Alberto, Hugo e Gil).

O resultado positivo leva o Corinthians aos 13 pontos e conseqüentemente à beira da zona de classificação para a Copa Libertadores. O técnico Márcio Bittencourt, que assumiu no lugar de Daniel Passarella, segue com 100% de aproveitamento.

O confronto foi realizado com portões fechados e sem presença de público em razão da punição de três jogos - reduzida para duas partidas após recurso - imposta pelo STJD ao Corinthians.

Em franca ascensão, o clube do Parque São Jorge terá a chance de obter a quinta vitória consecutiva no domingo, às 17h, contra o Brasiliense, fora de casa.

SEQÜÊNCIA DE 4 VITÓRIAS EM BRASILEIROS - 2005
DataAdversárioPlacar
15/5/2005Atlético-PR (fora)2 x 1
22/5/2005Figueirense (casa)2 x 1
29/5/2005 Atlético-MG (fora)1 x 0
12/6/2005 Flamengo (casa)4 x 2
O Flamengo entrou em campo com três desfalques por suspensão (os zagueiros Henrique e Rodrigo e o atacante Obina) e dois por convocações (Fellype Gabriel, na sub-20, e Bruno Mezenga, na sub-17).

Em contrapartida, ocorreram duas estréias: o lateral-direito Leonardo Moura e o zagueiro Fernando.

Ambos sentiram a falta de ritmo de jogo e tiveram atuações irregulares. A decantada consistência defensiva ruiu e pela primeira vez no torneio o Flamengo sofreu mais de um gol em um jogo. O desempenho catastrófico deste domingo fez com que a equipe perdesse a liderança no quesito melhor defesa.

A terceira partida sem vitória (duas derrotas e um empate) mantém o time rubro-negro com oito pontos e o aproxima da zona de rebaixamento.

O próximo compromisso do time carioca no Brasileiro será sábado, às 18h10, contra o Atlético-PR, no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. A partida contra o lanterna é encarada da Gávea como "crucial" para uma reviravolta na competição.

O jogo
A partida começou em ritmo intenso e aos 7min um erro da arbitragem prejudicou o Flamengo. Jônatas driblou três defensores e rolou para Renato. O meia cruzou e Jean completou para as redes. Entretanto, equivocadamente, o árbitro Sérgio da Silva Carvalho marcou impedimento.

Em contragolpe aos 10min, Jean achou o debutante Leonardo Moura livre. O ala avançou e chutou forte da entrada da área. Com elasticidade, Fábio Costa praticou a defesa.

O Corinthians ressentindo-se dos desfalques e desentrosado teve dificuldades para articular as jogadas. Porém, no primeiro contra-ataque perigoso, marcou o gol. Édson cruzou da esquerda e Jô, de primeira, acertou o canto direito de Diego.

SEQÜÊNCIA DE 4 VITÓRIAS EM BRASILEIROS - 1999
DataAdversárioPlacar
2/10/1999Portuguesa (fora)1 x 0
9/10/1999Flamengo (casa)1 x 0
13/10/1999Santos (fora)4 x 1
17/10/1999 Internacional (casa)4 x 2
O gol inesperado desnorteou os visitantes, que passaram a errar muitos passes. Aos 28min, Gustavo Nery recebeu na entrada da pequena área, mas chutou no lado de fora da rede. Um minuto depois, os cariocas deram o troco. Fábio Costa saiu jogando errado e Renato tentou surpreendê-lo, mas o chute foi para fora.

No último minuto da primeira etapa, Gustavo Nery arrancou, cortou Júnior Baiano, mas antes de finalizar foi interceptado por Fabiano. O corte do zagueiro, porém, desviou em Baiano e tocou na trave antes de sair.

O início do segundo tempo o Corinthians ampliou. Aos 7min, Roger fez embaixada e ergueu a bola na área. Diego saiu mal, Gustavo Nery ajeitou e Abuda completou para o gol vazio.

O Flamengo pôde diminuir aos 16min. Fabiano Oliveira cruzou da direita, mas Júnior Baiano finalizou por cima do gol. Incipiente no ataque, o Flamengo continuou a perder gols. Aos 20min, Fabiano Oliveira recebeu na entrada da pequena área, mas chutou ao lado.

Em bom lançamento de Júnior, aos 28min, enfim o time rubro-negro diminuiu. Fabiano Oliveira recebeu, dominou com dificuldade e marcou. Quando o Flamengo era melhor, Roger definiu a vitória corintiana. Aos 32min, ele arrancou, driblou Júnior Baiano e chutou rasteiro para marcar.

O Flamengo diminuiu novamente aos 36min. Júnior arriscou de fora da área, Fábio Costa não segurou e Jean aproveitou o rebote. A reação novamente não durou muito. Aos 38min, Jô arrancou e bateu na saída de Diego para marcar.

CORINTHIANS
Fábio Costa; Edson, Ânderson, Betão e Ronny (Bruno Octávio); Wendel, Rosinei, Roger e Gustavo Nery; Jô e Abuda (Wilson)
Técnico: Márcio Bittencourt

FLAMENGO
Diego; Fabiano (Júnior), Júnior Baiano e Fernando; Leonardo Moura (Renato Augusto), Da Silva, Jônatas, Renato e André Santos (Geninho); Jean e Fabiano Oliveira
Técnico: Celso Roth

Local: estádio Wilson de Barros, em Mogi Mirim (SP)
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Auxiliares: Enio Ferreira de Carvalho e César Augusto Vaz (ambos do DF)
Cartões amarelos: Ronny (C), Abuda (C), Geninho (F), Wendel (C), Gustavo Nery (C), Rosinei (C), Fabiano Oliveira (F), Renato (F), Júnior Baiano (F)
Cartão vermelho: Fabiano Oliveira (F)
Gols: Jô, aos 23min do primeiro tempo; Abuda, aos 7min; Fabiano Oliveira, aos 28min; Roger, aos 32min, Jean, aos 36min; Jô, aos 38min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias