! Botafogo vira e segue na liderança do Brasileirão - 11/06/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  11/06/2005 - 19h59
Botafogo vira e segue na liderança do Brasileirão

MBPress
No Rio de Janeiro

Em uma virada espetacular, o Botafogo derrotou o Juventude por 3 a 2 neste sábado à noite, no estádio Luso-Brasileiro, e se isolou na ponta da tabela do Campeonato Brasileiro.

Depois de estar perdendo por 2 a 0 até os 17min do segundo tempo, o time carioca reagiu e, com gols de César Prates e Alex Alves (2), virou a partida e mostrou que a boa fase não é passageira.

ALEX ALVES DESABAFA
Atacante botafoguense criticou a postura da torcida, que vaiou o time enquanto os gaúchos estavam à frente no placar. PC Gusmão também não gostou desse comportamento.Leia mais
Com o resultado, a equipe carioca pulou para os 18 pontos e mais uma vez terminará a rodada na primeira posição. Já o Juventude, que conheceu sua primeira derrota, segue com 14 pontos e, pelo menos momentaneamente, segue na segunda colocação.

Durante a semana, os jogadores alvinegros fizeram um apelo para que os torcedores lotassem o estádio. A torcida atendeu e compareceu em bom número, mas, ao invés de apoiar, parte dos torcedores trataram de hostilizar alguns atletas quando o Juventude abriu 2 a 0 no placar.

A atitude irritou o elenco do Botafogo e principalmente o atacante Alex Alves, que, ao lado de César Prates, foi um dos destaques da partida, criando os melhores lances de perigo dos donos da casa.

Os destaques da partida foram o lateral César Prates e o atacante Alex Alves, que, além de terem feito os gols da vitória, foram as principais peças ofensivas do time.

Pelo Juventude, que momentaneamente tem o melhor ataque do torneio, com 15 gols, o atacante Enilton se destacou até ser substituído aos 33min, quando, do banco de reservas, discutiu com o quatro árbitro e recebeu cartão vermelho. Desta forma, desfalca os gaúchos na próxima rodada, contra o Cruzeiro, em Caxias do Sul.

Já o Botafogo, agora, joga no Morumbi contra o São Paulo, na próxima rodada, no mesmo dia e hora.

O jogo
Foi um primeiro tempo de dar sono ao torcedor presente ao estádio Luso-Brasileiro. Apesar dos times estarem ocupando os dois primeiros lugares da tabela, Botafogo e Juventude pouco criaram em termos ofensivos.

Os donos da casa até começaram tendo mais posse de bola, mas a partir da metade da etapa os gaúchos melhoraram e passaram a ditar o ritmo do jogo. Errando muitos passes e cometendo erros infantis, os cariocas passaram a irritar a torcida, que pediu raça em vários momentos.

A paciência se esgotou completamente aos 42min, quando Naldo teve que concluir duas vezes dentro da área para marcar. Primeiro o zagueiro cabeceou e Joilson salvou em cima da linha. No rebote, William bateu e Jefferson fez linda defesa. Mas, na volta, Naldo acertou belo voleio e fez um golaço.

Atrás no marcador, o técnico Paulo César Gusmão tratou de mexer no Botafogo para o segundo tempo e sacou Caio e Glauber, colocando Joilson e Marcelinho. Entretanto, o treinador não teve tempo para ver se as alterações surtiriam efeito.

Aos 8min, após cruzamento na área alvinegra, Scheidt cortou mal de cabeça e a bola sobrou nos pés de Enilton, que deixou Lauro na cara do gol. O meia só teve o trabalho de deslocar Jefferson e ampliar o placar.

Após o gol sofrido, a torcida do Botafogo, irritada com as seguidas falhas de Scheidt na partida, passou a hostilizar o defensor. Mas, aos 17min, César Prates serenou os ânimos nas arquibancadas, marcando um golaço de falta, colocando a bola no ângulo direito de Doni.

O gol incendiou o Botafogo, que não demorou a empatar. Aos 21min, César Prates cobrou nova falta, mas desta vez Doni espalmou. No rebote, Alex Alves foi derrubado por Antonio Carlos. Pênalti, que o próprio atacante bateu duas vezes para marcar, pois na primeira, apesar de a bola ter entrado, o árbitro mandou voltar, alegando invasão.

Empolgada, a torcida empurrou o time para a virada, que veio aos 37min, quando Alex Alves sofreu novo pênalti de Antonio Carlos. Cobrando forte, no meio do gol, o atacante virou o marcador e fez explodir de emoção os torcedores alvinegros, que terminam a rodada vendo a equipe mais uma vez na liderança do Brasileiro.

BOTAFOGO
Jefferson; César Prates, Rafael Marques, Scheidt e Bill; Jonilson, Túlio, Almir e Glauber (Marcelinho); Caio (Joilson) e Alex Alves
Técnico: Paulo César Gusmão

JUVENTUDE
Doni; Naldo, Antônio Carlos e Chicão; Magal, Leandro Moreno (Camazzola), Bruno Lança, William, Lauro e Zé Rodolpho; Enilton (Zé Carlos)
Técnico: Ivo Worthman

Local: estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Roberto Braatz e Rogério Carlos Rolim (ambos do PR)
Cartões amarelos: Jonilson (B), César Prates (B), Naldo (J), Bruno Lança (J), Leandro Moreno (J), Antonio Carlos (J)
Cartão vermelho: Enilton
Gols: Naldo, aos 42min do primeiro tempo, Lauro, aos 8min, César Prates, aos 17min, Alex Alves, de pênalti, aos 23min e 39min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias