! Com reviravolta, Liverpool bate o Milan e conquista a Europa - 25/05/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  25/05/2005 - 18h27
Com reviravolta, Liverpool bate o Milan e conquista a Europa

Das agências internacionais
Em Istambul (Turquia)

Depois de tomar um baile no primeiro tempo e sofrer três gols, o Liverpool encontrou forças no intervalo e conseguiu reverter a decisão contra o Milan na Liga dos Campeões, mesmo com tudo parecendo estar contra. Os ingleses venceram nos pênaltis após empate por 3 a 3 no tempo normal, no no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, e conquistaram a Europa pela quinta vez na história.

AFP 
Xabi Alonso comemora com Milan Baros um dos gols na conquista do Liverpool
Depois do primeiro tempo, talvez nem mesmo o mais fanático torcedor do Liverpool acreditasse numa reviravolta. O Milan saiu em vantagem com gol do veterano Paolo Maldini logo aos 50 segundos de jogo. Antes mesmo do intervalo, com mais dois do argentino Hernan Crespo, os italianos viraram com vantagem confortável.

Mas, num começo avassalador na etapa final, o Liverpool conseguiu marcar três gols em 15 minutos e mudou a feição da decisão em Istambul. A final acabou rumando à prorrogação e, posteriormente, aos pênaltis, quando brilhou a estrela do goleiro polonês Jerzy Dudek, que defendeu duas cobranças.

Este é o quinto título da Liga dos Campeões do Liverpool, time inglês que mais venceu a competição. O time do norte da Inglaterra dominou um período na Europa, nos anos 70 e 80, e levantou a taça em 1977, 1978, 1981, 1984 e 2005.

CINCO VEZES LIVERPOOL
Ano AdversárioPlacar
1977Mönchengladbach4x1
1978Brugge1x0
1981Real Madrid1x0
1984Roma1x1
2005Milan3x3
Times da Inglaterra não conquistavam a Liga dos Campeões desde 1999, quando o Manchester United conseguiu o título em outra virada histórica sobre o Bayern de Munique. A conquista do Liverpool também encerra uma seqüência de vitórias brasileiras.

Jogadores do Brasil estavam presentes nas equipes campeãs nos quatro anos anteriores. Mas, nesta quarta-feira, Dida, Cafu, Serginho e Kaká não conseguiram evitar o triunfo inglês.

O pentacampeão Liverpool provavelmente não poderá defender sua conquista na próxima temporada, pois, com o quinto lugar no Campeonato Inglês, a equipe não se qualificou para a próxima edição da Liga dos Campeões. Somente uma decisão da Uefa pode mudar este quadro.

Jogo
Um gol a menos de um minuto ofereceu outra feição à partida. A 50 segundos de jogo, Andréa Pirlo bateu falta pela direita no centro da área. Paolo Maldini se antecipou à marcação e acertou um belo chute de virada, de perna direita, para abrir o placar em Istambul. Foi o gol mais rápido da história de finais européias.

Doze minutos depois, o argentino Hernan Crespo desviou de cabeça uma cobrança de escanteio e só não ampliou para o Milan porque o espanhol Luis Garcia tirou em cima da linha do gol.

O Milan voltou a balançar as redes do Liverpool aos 28min, quando o ucraniano Andriy Shevchenko foi lançado e tocou na saída do goleiro Jerzy Dudek. No entanto, a arbitragem do espanhol Mejuto Gonzalez assinalou o impedimento do atacante com correção.

Mas o segundo gol não iria demorar. Aos 38min, Kaká acionou Shevchenko na direita. O ucraniano avançou na área e cruzou para Crespo, que, sem marcação, completou para as redes.

ESTRELA EM ASCENSÃO

O espanhol Rafa Benítez é a estrela em ascensão no futebol europeu. Depois de conduzir o Valencia em dois títulos espanhóis e na conquista da Copa da Uefa, o treinador, logo em seu ano de estréia na Inglaterra, consegue o título da Liga dos Campeões pelo Liverpool.

O feito de Benítez é considerável, na observação que o Liverpool não vive na badalação de Chelsea, Arsenal e Manchester United, e na constatação de que uma equipe inglesa não chegava à decisão da Liga dos Campeões há seis anos.
Quatro minutos depois o Milan ampliou e praticamente definiu a vitória, em outra jogada iniciada por Kaká. O brasileiro fez um lindo lançamento para Crespo, que tocou com categoria na saída de Dudek.

No segundo tempo, o Milan ameaçou em chute de falta de Shevchenko, aos 6min. Mas foi o Liverpool que chegou ao gol dois minutos depois. Depois de bola alçada na área, Steven Gerrard desviou de cabeça para diminuir a vantagem italiana.

O gol fez o Liverpool renascer no jogo. Aos 10min, o tcheco Smicer recebeu na intermediária, arriscou de longe e fez o segundo dos ingleses. Dida desviou o disparo, mas não conseguiu parar a bola.

Cinco minutos depois o Liverpool chegou de forma aguerrida ao empate, quando Gattuso derrubou Gerrard na área e concedeu pênalti aos ingleses. Dida defendeu parcialmente a cobrança de Xabi Alonso, mas não evitou o gol no rebote.

A inesperada igualdade do Liverpool levou a decisão à prorrogação. No primeiro tempo, a melhor oportunidade foi do Milan, quando Serginho levantou, e Tomasson não acertou o chute, livre na área. Na etapa final, Dudek fez duas grandes defesas seguidas em chutes de Shevchenko.

Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Dudek, que parou as cobranças de Pirlo e Shevchenko e assegurou a dramática a vitória inglesa. O brasileiro Serginho chutou para fora e também desperdiçou sua oportunidade.

MILAN
Dida; Cafu, Jaap Stam, Alessandro Nesta e Paolo Maldini; Gennaro Gattuso (Rui Costa), Andrea Pirlo, Clarence Seedorf (Serginho) e Kaka; Hernan Crespo (Tomasson) e Andriy Shevchenko
Técnico: Carlo Ancelotti

LIVERPOOL
Jerzy Dudek; Steve Finnan (Hamman), Jamie Carragher, Sami Hyypia e Djimi Traore; Xabi Alonso, Steven Gerrard, John Arne Riise e Luis Garcia; Harry Kewell (Smicer) e Milan Baros (Cisse)
Técnico: Rafa Benítez

Local: estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (TUR)
Árbitro: Manuel Enrique Mejuto Gonzalez (ESP)
Auxiliares: Oscar Martínez Samaniego e Clemente Ayete Plou (ESP)
Cartões amarelos: Carragher, Baros (LIV)
Gols: Maldini, a 1min; Crespo, aos 38min e 42min do primeiro tempo; Gerrard, aos 8min; Smicer, aos 10min; Alonso, aos15min do segundo tempo
Pênaltis: Milan: Tomasson, Kaká (marcaram) e Serginho, Pirlo, Shevcheno (perderam); Liverpool: Hamman, Cisse, Smicer (marcaram) e Riise (perdeu)

Veja também

Veja também



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias