! Palmeiras perde segunda seguida no Brasileirão - 15/05/2005 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  15/05/2005 - 20h03
Palmeiras perde segunda seguida no Brasileirão

MBPress
Em São Paulo

Mesmo jogando em casa, no estádio Parque Antarctica, em São Paulo, o Palmeiras sofreu neste domingo sua segunda derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro, a segunda contra times paranaenses.

Desta vez, quem venceu foi o Paraná, que fez 2 a 1 na equipe comandada pelo técnico Paulo Bonamigo e chegou à sua primeira vitória na competição. No último domingo, a equipe alviverde havia sido derrotada pelo Coritiba por 1 a 0.

A partida marcou a estréia do meia Marcinho, contratado na última semana. Ao lado do atacante Washington e do meia Juninho Paulista, o ex-jogador do São Caetano deve formar a nova base ofensiva do Palmeiras no Brasileirão e na Copa Libertadores.
PREPARAÇÃO
Logo na escalação da equipe titular, o técnico Paulo Bonamigo deixou claro que a partida seria utilizada como treino para o jogo contra o São Paulo, na próxima quarta-feira, pela Libertadores.

Além de escalar o trio formado por Marcinho, Juninho Paulista e Washington, que treinou junto por menos de uma semana, o treinador deixou fora da partida o zagueiro Nen, suspenso para o confronto com o rival pela competição continental.

Com isso, o time alviverde apresentou uma formação tática diferente da que vinha entrando em campo nas últimas partidas. No lugar do 3-5-2, o comandante alviverde escalou o time no 4-4-2.

A mudança tática criou espaço para que, além de Juninho Paulista e Marcinho, Osmar pudesse começar como titular. Assim, a zaga foi formada apenas por Glauber e Gabriel.


Contudo, o trio de ataque dos donos da casa não conseguiu mostrar trabalho na primeira partida em que atuou completo. Com uma forte marcação desde o início do jogo, o Paraná se fechou ainda mais depois de marcar o primeiro gol e não deu espaços a Juninho e Marcinho.

O resultado deixou o Palmeiras com os mesmos quatro pontos que tinha no início da rodada e, com isso, caiu da 13ª para a 15ª posição na tabela. Já o Paraná foi de dois para cinco pontos e saiu da zona de rebaixamento, pulando para o 13º lugar.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Paraná joga em casa, no estádio do Pinheirão, e recebe a Ponte Preta. Já o Palmeiras entra em campo apenas no domingo, e enfrenta o Cruzeiro no estádio Mineirão.

O jogo
Com muita marcação dos dois lados, a partida começou com poucas chances de gol. Mesmo conseguindo se aproximar da área adversária, as duas equipes não conseguiram concluir bem e os goleiros Flávio e Marcos pouco trabalho tiveram nos primeiros quinze minutos.

As melhores chances do Palmeiras no início do jogo vieram com o atacante Washington. Primeiro, aos 6min, ele dominou na entrada da área e virou chutando de esquerda, mas a bola bateu na defesa e saiu para escanteio. Aos 12min, após cobrança de falta executada por Marcinho, ele cabeceou com perigo por cima do gol.

Quem conseguiu chegar ao primeiro gol, no entanto, foram os visitantes do Paraná. Aos 28min, o volante Marcinho Guerreiro, do Palmeiras, tentou recuar para o zagueiro Gabriel, mas ele escorregou e o atacante Borges, depois de interceptar o passe, avançou sozinho e, invadindo a área, chutou no canto direito na saída do goleiro Marcos.

Aos 33min, o Palmeiras tentou reagir e depois de boa jogada de Lúcio pela esquerda, Juninho Paulista aproveitou a sobra da defesa e chutou forte, mas a bola saiu à direita do gol de Flávio.

Com a vantagem no placar, o Paraná se fechou no campo defensivo e melhorou ainda mais a marcação no meio de campo, sem permitir que Juninho e o estreante Marcinho encontrassem espaços para jogar. Com isso, a equipe tricolor ainda conseguiu aumentar o número de contra-ataques, aumentando a ameaça ao gol palmeirense.

Depois do intervalo, o Palmeiras continuou sofrendo com a forte marcação do Paraná e não conseguiu se aproximar do gol de Flávio. Com isso, o Paraná seguiu na frente e, aos 15min, ainda conseguiu ampliar o placar.

Autor do primeiro gol, o atacante Borges recebeu ótimo lançamento na ala direita e fez cruzamento para a área. O meia Thiago Neves subiu entre os zagueiros palmeirenses e cabeceou no ângulo direito, sem chances para Marcos.

O Palmeiras ainda tentou reagir com a entrada dos atacantes Ricardinho e Gioino, mas só conseguiu descontar aos 50min, em cobrança de pênalti executada pelo meia Marcinho. Contudo, o Paraná garantiu o placar de 2 a 1 e chegou à sua primeira vitória na competição nacional.

PALMEIRAS
Marcos; André Cunha, Gabriel, Gláuber e Lúcio; Marcinho Guerreiro (Ricardinho), Correa e Juninho Paulista e Marcinho; Osmar (Marcel) e Washington (Gioino)
Técnico: Paulo Bonamigo

PARANÁ
Flávio; Daniel Marques, Da Silva e Aderaldo; Neto, Rafael, Beto, Thiago Neves (Alex) e Vicente; Mário César e Borges
Técnico: Lori Sandri

Local: estádio do Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Luiz Antônio Silva Santos (RJ)
Auxiliares: Eurivaldo de Farias Lima e Carlos Henrique Alves de Lima (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Correa (PA), Aderaldo (PR), Rafael (PR), Juninho Paulista (PA), Thiago Neves (PR), Lúcio (PA) e Vicente (PR)
Cartões vermelhos: Neto (PR) e Ricardinho (PR)
Gols: Borges, aos 28min do primeiro tempo; Thiago Neves, aos 15min, e Marcinho, aos 50min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias