! São Paulo perde para Ponte Preta e "estraga" festa - 09/04/2005 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  09/04/2005 - 17h54
São Paulo perde para Ponte Preta e "estraga" festa

MBPress
Em São Paulo

A festa que o São Paulo preparou para comemorar o título do Campeonato Paulista aconteceu só fora de campo. Dentro, a equipe não fez uma boa apresentação e foi derrotada pela Ponte Preta por 2 a 1, na tarde deste sábado, no estádio do Morumbi, perdendo a última oportunidade de festejar a conquista diante de sua torcida, que ainda assim gritou e vibrou muito.

Folha Imagem 
Após derrota para a Ponte Preta, Rogério Ceni ergue a taça de campeão paulista
Foi a segunda vez que o São Paulo armou uma festa para comemorar o título estadual e não conseguiu sair de campo vencedor. Diante da Portuguesa, duas rodadas atrás, o time foi batido também por 2 a 1, e decepcionou a torcida. Nos últimos três jogos, a equipe de Leão somou apenas um ponto dos nove que disputou.

Com a derrota, a equipe tricolor perdeu uma invencibilidade dentro do Morumbi que já durava mais de sete meses. Em seus domínios, a última derrota aconteceu em setembro de 2004, para o Coritiba, por 3 a 2, ainda pelo Campeonato Brasileiro.

Pelo lado da Ponte Preta, a vitória foi muito comemorada, e com razão. Isso porque a equipe entrou em campo apenas um ponto á frente do Rio Branco, primeiro da zona do rebaixamento. Com o resultado, o time alvinegro pulou para 12ª posição da tabela com 22 pontos, mas ainda não se livrou matematicamente das chances do descenso.

Como parte das comemorações pelo título paulista, cerca de 20 minutos antes do jogo, através do sistema de som do estádio do Morumbi, os jogadores do São Paulo foram chamados um a um para virem a campo, foram saudados pela torcida e depois, como forma de agradecimento, arremessaram bolas para os mesmos, nas arquibancadas.

Quem teve um motivo extra para comemorar foi o atacante Luizão. Além de ser escalado no time titular, o centroavante chegou nesta tarde à marca histórica de 500 partidas oficiais na carreira e, com o gol que marcou, aumentou para 247 o número de vezes que balançou as redes.

Durante o confronto desta tarde no Morumbi, um torcedor de 74 anos passou mal, recebeu o atendimento médico ainda no estádio e foi encaminhado ao Hospital São Luiz. Lá, ele não resistiu e acabou falecendo. O serviço de pronto-socorro do São Paulo não informou qual a causa que levou o torcedor à morte.

Na última rodada do Campeonato Paulista, o campeão São Paulo vai ao interior do Estado enfrentar o Mogi Mirim, que ainda briga para conquistar uma vaga para a Copa do Brasil em 2006.

A Ponte Preta jogará em casa, no estádio Moisés Lucarelli, e enfrenta o Santo André, que, a exemplo do Mogi Mirim, ainda busca ficar entre os cinco primeiros no Estadual paulista, já que esses garantem participação para o torneio nacional ano que vem.

O jogo
Como Leão pediu, o São Paulo entrou em campo determinado, deixando a festa de lado e partindo para cima da Ponte Preta. Logo a 1min, Luizão aproveitou uma saída errada de bola do adversário e tocou a Tardelli. O artilheiro tricolor recebeu dentro da área, mas bateu para fora.

O time de Campinas deu a resposta três minutos depois. Após jogada rápida pela esquerda do ataque, Bruno cruzou e a bola passou pela zaga são-paulina, mas não por Roger. O atacante chutou forte, cruzado, mas Rogério fez ótima defesa. Na volta, o mesmo Roger arriscou e o camisa 1 tricolor mandou para escanteio.

Mas a resposta do São Paulo foi rápida e precisa. Aos 5min, Cicinho recebeu pela direita e cruzou na medida para Luizão. O atacante recebeu já dentro da área, driblou o zagueiro e bateu de esquerda para marcar o primeiro do campeão paulista São Paulo e o seu gol de número 247 na carreira.

Folha Imagem 
Júnior pula para não se chocar com adversário na partida deste sábado
Com o gol, o São Paulo passou a tocar a bola e a ter o domínio amplo do jogo. Sempre com toques curtos no meio-campo, a equipe procurava envolver o time campineiro e chegar ao segundo gol. Porém apenas com Souza na armação, as jogadas não evoluíam.

Assim, quem se arriscou ir à frente foi a Ponte Preta. Outra vez pela esquerda, a equipe foi ao ataque e empatou o jogo. Em jogada de velocidade, Bruno foi à linha fundo e cruzou. Roger entrou e desviou para as redes, marcando seu oitavo gol no estadual.

O São Paulo só voltou a ter uma boa chance de gol aos 21min. O lateral Junior levantou a bola na área, após cobrança de falta, e Souza cabeceou, mas a bola foi para fora.

Apenas a um ponto da zona do rebaixamento e, portanto, precisando vencer, a Ponte Preta sentiu que poderia fazer mais. Aos 25min, o atacante Roger fez uma linda tabela com o lateral Rissut e chutou da entrada área, mas o goleiro Rogério Ceni fez grande intervenção. Na sobra, Bruno bateu cruzado e a bola passou à frente do gol.

Melhor em campo, o time alvinegro continuou no ataque e mais uma vez teve a chance da virada. Aos 29min, após jogada de Bruno, mais uma vez pelo lado direito da zaga são-paulina, principal ponto das investidas da Ponte Preta, o rebote sobrou para Danilo. O meio-campista bateu, mas não acertou o gol.

Lento e sem conseguir acertar na saída de bola, o São Paulo não só deixou de atacar como cedeu espaço para a equipe do técnico Vadão, que seguiu tocando a bola no ataque e buscando de maneira mais incisiva o gol.

Assim, o time tricolor só conseguiu levantar sua torcida outra vez aos 42min, em jogada individual. Josué fez bom lance pela esquerda, driblou dois marcadores, tabelou com Diego Tardelli e serviu a Cicinho, que entrava pela direita. Mas o lateral errou a conclusão e acabou acertando um zagueiro adversário.

Antes do árbitro apitar o final do primeiro tempo, a Ponte Preta conseguiu virar o placar. Já aos 46min, após cruzamento na área do São Paulo, a zaga afastou mal e a bola acabou sobrando para Roger, que, sozinho, bateu forte e marcou, 2 a 1.

Para o segundo tempo, o técnico Emerson Leão fez duas alterações na equipe. Fábio Santos entrou no lugar de Junior e Jean na vaga de Mineiro. Já o técnico Vadão preferiu apostar no mesmo time do primeiro tempo.

Logo no início da fase complementar, com o objetivo de não perder diante de sua torcida, São Paulo teve boa oportunidade de empatar. Curiosamante, Luizão pediu para bater uma falta próxima à área da Ponte Preta. O pedido foi atendido, mas o atacante acabou mandando por cima do gol.

Depois desse lance, a equipe campineira voltou a dominar a partida. Com mais determinação e melhor armado dentro de campo, o time tocava a bola rápido e envolvia o campeão paulista.

Aos 7min, após rápida troca de passes do ataque alvinegro, o lateral-dieito Rissut arriscou o chute de fora da área e obrigou Rogério Ceni a fazer mais uma boa defesa no jogo e mandar para escanteio. Na cobrança, a zaga afastou.

A Ponte Preta dominava as ações do jogo e tinha maior posse de bola, mas não conseguia fazer essa superioridade se transformar em chances claras de gol. Com isso, o São Paulo passou a encarar a partida de forma mais séria e buscar o gol.

Já aos 15min, pela primeira vez a equipe chegou ao ataque em uma jogada trabalhada. Jean fez bom lance pela esquerda e deu a Fábio Santos, que cruzou, mas acabou acertando um adversário e ganhou escanteio. Após a cobrança, Luizão chegou atrasado e não conseguiu o desvio.

O time alvinegro realmente diminuiu o ritmo, e a equipe tricolor foi para cima. Aos 24min, Josué pegou rebote do escanteio e cruzou para Luizão. O atacante recebeu pelo lado direito da área, ajeitou no peito e bateu cruzado, mas o goleiro Lauro mandou pela linha de fundo. Depois do levantamento, Fabão cabeceou com perigo, mas outra vez o camisa 1 da Ponte Preta defendeu.

Aos 30min, atendendo o pedido da torcida que já pedia o jogador desde o primeiro tempo, Leão tirou Souza, que pouco fez em campo, e colocou Falcão, que foi aplaudido ao pisar o gramado.

Cinco minutos depois de entrar, Falcão fez boa jogada pela esquerda do ataque e cruzou na área, mas o centroavante Luizão não alcançou a bola, perdendo a chance do empate.

O São Paulo seguiu pressionando, mas sem qualidade no toque de bola e na base da pressão, a equipe não conseguia chegar ao empate. Luizão e Josué ainda tiveram chance marcar, mas pararam nas mão do goleiro Lauro.

O apito final veio e a Ponte Preta confirmou a vitória diante do campeão paulista. Mesmo com o resultado, a torcida tricolor não parou de gritar ao final do jogo, continuando a festa do início da partida.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Cicinho, Lugano, Fabão, Junior (Fábio Santos); Renan, Mineiro (Jean), Josué, Souza (Falcão); Diego Tardelli e Luizão
Técnico: Emerson Leão

PONTE PRETA
Lauro; Rissut, Galeano, Rafael Santos e Bruno; Ângelo, Everton, Carlinhos, Harison (Luciano Baiano) e Danilo (Julio César); Roger (Kahê)
Técnico: Vadão

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Edílson Pereira de Carvalho
Auxiliares: Ednílson Corona e Marinaldo Silvério
Cartões amarelos: Junior (S), Harison (P), Lugano (S)
Cartão vermelho:
Gols: Luizão (S), aos 5min, Roger (P), aos 14 e aos 46min do primeiro tempo;

Menos exigente, Falcão aprova desempenho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias