! Ídolo do Palmeiras, Djalminha critica a equipe e se aposenta - 22/02/2005 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  22/02/2005 - 12h17
Ídolo do Palmeiras, Djalminha critica a equipe e se aposenta

Da Redação
Em São Paulo

Não é apenas a chamada "turma do amendoim" que acha que o Palmeiras não tem elenco suficiente para fazer uma temporada vencedora. Nesta terça-feira, ao anunciar sua aposentadoria, Djalminha afirmou que não aceitou proposta do Verdão porque o time não tinha qualidade "condizente com o que é o Palmeiras".

EFE 
Djalminha, 34, mostra as camisas que usou ao longo de sua carreira
"Esse clube (o Palmeiras) conversou comigo, até me fez uma proposta. Mas dentro desse clube fizeram coisas negativas, veicularam que eu os havia procurado, quando foi o contrário. Isso me deixou chateado. Além disso, se eu voltasse a jogar no Brasil eu gostaria de entrar em um time competitivo. E o Palmeiras, para disputar (a Libertadores) está tudo bem, mas não vai ganhar. Faltam uns dois jogadores de alto nível. E isso eu coloquei pra eles de forma sincera", falou Djalminha.

Aos 34 anos, o agora ex-jogador afirmou ainda que, na "parte financeira", estava tudo certo com a proposta feita pelo clube do Parque Antarctica. Há duas semanas, dirigentes do Verdão chegaram a dizer que o acerto com o atleta estava perto de ocorrer, mas Djalminha recusou-se a jogar pela equipe.

"(A aposentadoria) era uma decisão praticamente tomada desde quando saí do México (no final do ano passado). Mas você sempre deixa uma possibilidade. No Brasil até poderia pensar em jogar, mas como passei oito anos fora, para jogar aqui no Brasil teria as minhas exigências em termos de clube, de competição e de motivação. Eu pesei tudo isso e achei que não teria essa possibilidade no Brasil. Então resolvi parar", falou o jogador em entrevista à Jovem Pan.

PERFIL
Djalminha,
Djalma Feitosa Dias, meia

Santos (SP), 09/12/70
34 anos
1,76 m
75 kg
O meio-campista, que começou a carreira em 1990, se aposenta sem ter conseguido atingir seu grande objetivo: se firmar na seleção brasileira e disputar uma Copa do Mundo.

Djalminha encerra assim uma carreira em que fatos polêmicos dividiram a atenção com um futebol exuberante. Filho do ex-zagueiro Djalma Dias, o jogador sempre teve um forte temperamento, principalmente fora do campo.

Meia-ofensivo muito habilidoso, especialista em lançamentos e passes, Djalminha iniciou a carreira no Flamengo em 1989. Porém, nunca conseguiu se firmar no clube carioca. Ele começou a se destacar no Guarani, a partir de 1993, e fez parte do histórico Palmeiras dos 100 gols, atuando ao lado de Müller, Rivaldo e Luizão em um ataque arrasador no Paulistão de 96.

O sucesso fez com que fosse para a Europa e se tornasse ídolo do Deportivo La Coruña. Na temporada 1999/2000, foi um dos heróis da torcida, na conquista do Campeonato Espanhol, feito que era inédito no clube.

A CARREIRA DE DJALMINHA
1989 a 1993Flamengo
1993 a 1994Guarani
1994Shimizu (JAP)
1995Guarani
1996 e 1997Palmeiras
1997 a 2002Deportivo La Coruña (ESP)
2002 e 2003Austria Vienna (AUT)
2003 e 2004Deportivo La Coruña (ESP)
2004 e 2005América (MEX)
A decadência começou em 2002, quando deu uma cabeçada no técnico do La Coruña, Javier Irureta. Logo depois, foi negociado com o Austria Vienna. Ainda teve outra passagem apagada pelo Deportivo, no ano passado, antes de se esconder no América do México, sua última equipe.

"Se eu errei em alguns momentos tive que pagar por isso. Tomei atitudes que podem ter sido erradas, mas não posso agora falar 'eu não faria isso'. Não me arrependo de nada porque o que fiz de bom eu colhi os frutos, e o que fiz de errado eu paguei", disse, consciente.

Esta maturidade foi demonstrada nos motivos alegados para encerrar a carreira. Agora, o outrora briguento Djalminha quer se dedicar à família.

"Um dos fatores que me fizeram tomar essa decisão foi um pouco de perder o prazer de jogar futebol profissionalmente. E se você não tem isso, é impossível continuar a carreira. Agora é o momento de dedicar à família, ficar aqui no Rio com meus familiares e amigos. Isso é importante", concluiu.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias