! Itália vira no final, mas cai logo na 1ª fase da Euro - 22/06/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  22/06/2004 - 17h40
Itália vira no final, mas cai logo na 1ª fase da Euro

Da Redação
Em São Paulo

Após desempenho decepcionante na Copa do Mundo de 2002, quando caiu nas oitavas-de-final, a Itália fracassou novamente em uma competição importante, ao ser eliminada, nesta terça-feira, na primeira fase da Eurocopa. Mesmo ganhando por 2 a 1 contra a Bulgária, os italianos viram as duas vagas do Grupo C ficarem com Dinamarca e Suécia.

EFE 
O búlgaro Berbatov divide com o italiano Materazzi, em jogo pelo Grupo C da Euro
A Itália, que jogava na cidade de Guimarães, havia entrado em campo dependendo do resultado da partida entre dinamarqueses e suecos, que se classificariam independente do resultado do jogo da Itália caso o jogo terminasse com um empate acima de 2 a 2. E foi justamente esse resultado da partida, depois da Suécia ter conseguido o gol de igualdade aos 43min do segundo tempo.

O resultado do jogo realizado no Porto, aliás, causou uma cena dramática ao final do jogo, quando Cassano fez o gol que classificaria a Itália. Na comemoração, porém, os jogadores souberam do resultado entre Dinamarca e Suécia e caíram no choro, lamentando a eliminação precoce.

O jogo

A necessidade de uma vitória a qualquer custo para manter as chances de avançar às quartas-de-final fez com que a Itália concentrasse Cassano, Corradi e Del Piero perto da área da Bulgária. A falta de criatividade do meio-campo, italiano, porém, fazia com que os búlgaros não fossem ameaçados na prática.

A primeira chance do jogo foi da Bulgária, quando Petrov, aos 13min, chutou forte para boa defesa de Buffon. No lance seguinte, a Itália criou a chance mais perigosa da etapa inicial, quando Panucci cruzou para Corradi bater de primeira para ótima defesa de Zdravkov. No rebote, Del Piero ainda chutou para fora.

Apesar das oportunidades, o jogo era muito feio, com os defensores levando vantagem sobre os atacantes e os armadores errando muitos passes. Mesmo assim, a Bulgária tinha maior domínio das ações, explorando a habilidade de Petrov, que criou boa chance aos 29min, quando disparou pelo lado esquerdo para bater nas mãos de Buffon.

Após lances esporádicos de perigo da Itália e da Bulgária continuando melhor armada em campo, os búlgaros abriram vantagem aos 45min, quando Berbatov sofreu pênalti, convertido por Petrov, o destaque da equipe.

Para a segunda etapa, o técnico Giovanni Trapattoni deu mais espaço aos laterais, Panucci e Zambrotta, que acabou sendo responsável pelo gol de empate, aos 3min, depois de cruzar bola na área, para arremate de Cassano, que estourou no travessão e voltou nos pés de Perrotta, que marcou seu primeiro gol pela seleção italiana.

Após o empate, a Itália passou a pressionar de forma insistente, mas sem muita organização, explorando as bolas cruzadas para Vieri, que substituiu Corradi. Com Pirlo encontrando mais espaço para armar, os italianos jogavam praticamente dentro da área búlgara, mas não conseguiam o melhor posicionamento para buscar o gol.

E, apesar de chances desperdiçadas com Vieri e, principalmente Cassano, a Bulgária chegou a ameaçar mais uma vez. Aos 39min, em cobrança de falta de Berbatov que obrigou Buffon a uma grande defesa. Na seqüência, a Itália perdeu nova oportunidade em cobrança de escanteio, com Vieri cabeceando para o goleiro espalmar para escanteio.

No final, Petrov ainda perdeu uma chance clara, aos 48min. Mas na seqüência, Cassano recebeu cruzamento da direita e chutou de perna direita no ângulo.

Itália
Buffon; Panucci, Nesta, Materazzi (Di Vaio), Zambrotta; Fiore, Pirlo, Perrotta (Oddo); Cassano, Del Piero e Corradi (Vieri).

Bulgária
Zdravkov; Borimirov, Pazhin (Kotev), Zagorcic, Stoyanov; Jankovic (Bozhinov), Petkov, Hristov (Dimitrov); Petrov, Berbatov e Lazarov

Data: Terça-feira (22/06/2004)
Local: estádio Dom Afonso Henrique, em Guimarães (Portugal)
Árbitro: Valentin Ivanov (Rússia)
Auxiliares: Yury Dupanau (Belarus), Vladimir Eniutin (Rússia)
Cartões amarelos: Materazzi (I), Petrov (B), Bozhinov (B), Stoyanov (B), Lazarov (B)
Gols: Petrov, aos 45min do primeiro tempo; Perrota, aos 2min, e Cassano, aos 49min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias