! França derrota a Suíça e encara os gregos na próxima fase - 21/06/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  21/06/2004 - 17h33
França derrota a Suíça e encara os gregos na próxima fase

Da Redação
Em São Paulo

Mesmo sem jogar bem, a França garantiu nesta segunda-feira uma vaga na próxima fase da Eurocopa ao derrotar a Suíça por 3 a 1 no estádio Cidade de Coimbra. Os franceses tiveram dificuldade para impor a superioridade técnica sobre os suíços e novamente contaram com a regularidade de Zidane e a qualidade de definição de Henry para ratificar a classificação para as quartas-de-final.

EFE 
O volante francês Claude Makelele disputa lance com o suíço Hakan Yakin
Com a vitória em Coimbra, a França acaba o grupo B na primeira colocação, com sete pontos, um à frente da Inglaterra. Desta forma, nas quartas-de-final a seleção francesa vai enfrentar a Grécia, segunda colocada do grupo A.

O duelo por uma vaga na semifinal da Eurocopa acontece no sábado, em Lisboa. Os franceses entram como favoritos contra os gregos, grande surpresa da competição até agora, que deixaram os espanhóis pelo caminho.

Mesmo com a vitória nesta segunda, novamente a seleção francesa acabou contando os prejuízos dos erros individuais em sua defesa. Os zagueiros franceses, que já haviam falhado no empate com a Croácia, mais uma vez facilitaram a vida dos adversários. A Suíça chegou a empatar parcialmente o jogo devido a um erro crasso de Mikael Silvestre.

O jogo
O primeiro lance de perigo da partida aconteceu aos 9min, quando Gygax recebeu nas costas da marcação francesa e cruzou na área. Hakan Yakin se antecipou a Thuram e desviou de esquerda. A bola passou próxima à trave esquerda de Barthez, que deu sorte no golpe de vista.

Em seguida, a Suíça, que precisava vencer por boa diferença de gols, continuou pressionando. Numa bela cobrança de falta de Hakan Yakin, o goleiro francês voou para desviar a bola para escanteio e evitar o gol. A França respondeu na seqüência com Lizarazu, que, após jogada individual, disparou rasteiro para a defesa de Stiel.

Aos 19min, Henry cobrou falta, a bola desviou na barreira e por pouco não entrou no gol de Stiel. Na seqüência, na cobrança de escanteio de Lizarazu, Zidane subiu sem marcação e desviou de cabeça para abrir vantagem de 1 a 0 a favor da seleção francesa. Foi o terceiro gol do camisa 10 em três jogos na competição.

Reuters 
O meia Zinedine Zidane comemora seu terceiro gol em três jogos na Eurocopa
O gol abateu a seleção suíça e a França aproveitou um breve instante de vulnerabilidade do adversário, bombardeando a área com cruzamentos rasteiros e aéreos. Num deles, Henry apareceu livre na área e desviou de cabeça por cima do gol suíço.

Mas a vantagem francesa no placar duraria pouco tempo. Aos 25min, o zagueiro Silvestre errou o passe na saída de bola e entregou de bandeja para o ataque da Suíça. Cabanas tabelou com Hakan Yakin e serviu Vonlanthen, que tocou com precisão na saída de Barthez e empatou a partida.

Pouco antes do intervalo, Zidane fez grande jogada pela esquerda, se livrou da marcação e cruzou na cabeça de Henry. Livre, o atacante mergulhou na pequena área, mas desviou para fora, perdendo a segunda grande chance de marcar na partida.

No segundo tempo a França começou agredindo a Suíça pelas laterais, mas encontrava dificuldades em fazer a bola chegar à área. Por isso, a melhor alternativa eram os disparos de longe. Num deles. Aos 9min, Robert Pires exigiu boa defesa de Stiel.

A seleção francesa conseguiu novamente a vantagem aos 30min, quando Pires lançou para o ataque, Saha desviou de cabeça e Henry, de frente para o gol, tocou na saída de Stiel. O atacante francês voltou a marcar oito minutos depois, quando recebeu na frente, invadiu a área, cortou a marcação e bateu colocado no canto direito.

França
Barthez; Sagnol (Gallas), Thuram, Silvestre e Lizarazu; Vieira, Makelele, Pires e Zidane; Henry e Trezeguet (Saha)
Técnico: Jacques Santini

Suíça
Stiel; Henchoz (Magnin), Mueller, Murat Yakin e Spycher; Wicky, Cabanas, Vogel e Hakan Yakin (Huggel), Gygax (Rama) e Vonlanthen
Técnico: Jacob Kuhn

Data: 21/06/2004 (segunda-feira)
Local: estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra (Portugal)
Árbitro: Lubos Michel (SLO)
Auxiliares: Igor Sramka e Martin Balka (SLO)
Cartões amarelos: Henry (F); Hakan Yakin, Wicky e Huggel (S)
Gols: Zidane, aos 20min; Vonlanthen, aos 25min do primeiro tempo; Henry, aos 30min e aos 38min do segundo tempo

Veja a página especial da Eurocopa 2004.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias