! Parreira surpreende na convocação - 09/06/2004 - Pelé.Net - Seleção

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  09/06/2004 - 15h40
Parreira surpreende na convocação

Bernardo Coimbra, do Pelé.Net

RIO DE JANEIRO - O técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, anunciou nesta quarta-feira os 22 convocados para a disputa da Copa América, no Peru, e incluiu muitas novidades na relação. Entre elas estão Gustavo Nery, Dudu Cearense, Gilberto, Maicon, Bordon e Vágner Love. Como era esperado ele deixou fora alguns astros, como Ronaldo, Roberto Carlos e Cafu, que pediram férias, além de Ronaldinho Gaúcho, que se recupera de uma lesão.

Também ficaram fora da relação Dida, Roque Júnior, Gilberto Silva, Zé Roberto, Kaká, Edmílson e Juninho Pernambucano, que enfrentaram na semana passada Argentina e Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Dos que estiveram em pelo menos um dos dois últimos jogos só foram relacionados Juan, Edu e Luís Fabiano.

Parreira explicou por que resolveu poupar os principais atletas da equipe: "Foi uma conversa que tivemos e chegamos ao consenso de que precisávamos preservar os principais jogadores, já que o nosso objetivo principal são as Eliminatórias. Nosso calendário vai ser muito apertado a partir de agosto e era importante esse descanso para alguns desses jogadores."

O jogador mais experiente do grupo convocado é o meia Alex, do Cruzeiro. Os goleiros, por exemplo, serão os jovens Júlio César, do Flamengo, e Fábio, do Vasco. Alguns jogadores que não vinham sendo chamados retornam, como são os casos de Renato e Diego, do Santos, e Adriano, do Internazionale de Milão.

Os jogadores se apresentam no dia 28 de junho, treinam na Granja Comary, em Teresópolis até o dia 1º de julho, quando a delegação viajará para o Peru em seguida. A competição sul-americana, vencida pelos brasileiros por apenas seis vezes (1919, 1922, 1949 e 1989, todas no Brasil; 1997, na Bolívia, e 1999, no Paraguai), servirá para quem ainda não teve oportunidade ou poucas chances na Seleção tentar uma vaga no grupo que disputa as Eliminatórias.

A Copa América será disputada de 6 a 25 de julho, no Peru, e o Brasil ficará na primeira fase em Arequipa. A estréia da equipe brasileira está marcada para o dia 8 contra o Chile. Também fazem parte do grupo C Costa Rica e Paraguai. No grupo A estão Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela e no B, Argentina, Uruguai, Equador e México.

Argentina e Uruguai são as seleções com o maior número de títulos na competição, que até 1975 se chamava Campeonato Sul-Americano: 14, cada um. Paraguai e Peru têm dois e Bolívia e Colômbia, a atual campeã, possuem um título.

A relação de convocados é a seguinte

Goleiros: Júlio César (Flamengo) e Fábio (Vasco)

Laterais: Mancini (Roma, Itália), Maicon (Cruzeiro), Gustavo Nery (São Paulo) e Gilberto (São Caetano)

Zagueiros: Bordon (Sttutgart, Alemanha), Cris (Cruzeiro), Juan (Bayer Leverkusen, Alemanha) e Luisão (Benfica, Portugal)

Meias: Dudu Cearense (Kashiwa Reysol, Japão), Renato (Santos), Kléberson (Manchester United, Inglaterra), Edu (Arsenal, Inglaterra), Diego (Santos), Júlio Baptista (Sevilla, Espanha), Alex (Fenerbahçe, Turquia) e Felipe (Flamengo)

Atacantes: Adriano (Internazionale, Itália), Ricardo Oliveira (Valencia, Espanha), Vágner Love (Palmeiras) e Luís Fabiano (São Paulo)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias