! Gols brasileiros dão ao Porto o bicampeonato da Liga dos Campeões - 26/05/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  26/05/2004 - 17h37
Gols brasileiros dão ao Porto o bicampeonato da Liga dos Campeões

Da Redação
Em São Paulo

O título da Liga dos Campeões da Europa 2003/2004 é português. Nesta quarta-feira, no estádio Arena Aufschalke, em Gelsenkirchen, na Alemanha, o Porto derrotou o Monaco por 3 a 0, gols do brasileiro Carlos Alberto e Deco e do russo Alenichev, e conquistou pela segunda vez na história a competição de clubes mais importante do planeta.

EFE 
O brasileiro Deco, autor de um dos gols, beija a taça da Liga dos Campeões
Assim, 17 anos depois de derrotar o Bayern de Munique na decisão de 1987, o Porto volta ao topo do futebol europeu. Este também é o quarto título português na competição. Além das duas conquistas do Porto, Portugal venceu também com o Benfica, em 1961 e 1962.

O bicampeonato da Liga dos Campeões certamente serve para catapultar a carreira internacional dos brasileiros Deco, Carlos Alberto e Derlei. Com o triunfo do trio do Porto na Alemanha, o Brasil passa a ter agora 20 campeões em toda a história da competição.

O título também coroa o trabalho do técnico José Mourinho, que à frente do Porto varreu todos os títulos disponíveis nas últimas duas temporadas, com destaque para o bicampeonato português e a Copa da Uefa da última temporada. Cotado para assumir grandes equipes do continente, Mourinho é hoje um dos profissionais mais valorizados do futebol europeu.

No ano da Eurocopa, que será realizada em estádios portugueses no próximo mês, o triunfo do Porto na Liga dos Campeões também representa uma renovação no rodízio de campeões europeus. A equipe de José Mourinho põe fim à uma seqüência viciada de conquistas de espanhóis, italianos, alemães e ingleses.

Os últimos 20 vencedores da Liga dos Campeões
AnoCampeãoVice
2004PortoMonaco
2003MilanJuventus
2002Real MadridBayer Leverkusen
2001 Bayern de MuniqueValencia
2000Real MadridValencia
1999Manchester UnitedBayern de Munique
1998Real MadridJuventus
1997Borussia DortmundJuventus
1996JuventusAjax
1995AjaxMilan
1994MilanBarcelona
1993Olympique de MarselhaMilan
1992BarcelonaSampdoria
1991Estrela VermelhaOlympique de Marselha
1990MilanBenfica
1989MilanSteua Bucareste
1988PSV EindhovenBenfica
1987PortoBayern de Munique
1986Steua BucaresteBarcelona
1985JuventusLiverpool
O jogo

A final começou quente em Gelsenkirchen. Logo aos dois minutos, o meia Ludovic Giuly foi lançado em profundidade nas costas da defesa do Porto. Se não fosse uma saída de gol ousada do goleiro Vitor Baia, o Monaco teria aberto o placar. Os portugueses responderam quatro minutos mais tarde, com forte um chute de Deco que explodiu na zaga francesa.

Em seguida, as duas equipes demonstraram a qualidade no toque de bola que a fizeram chegar à decisão. Mas, de início, a cautela ditou o ritmo dos jogadores de meio-campo. No meio da igualdade que se apresentava, o Monaco só esboçava levar alguma vantagem quando tentava jogadas pelas laterais, provocando certo desespero na zaga portuguesa.

Aos 22 minutos, o meia Giuly, machucado, deixou o campo para a entrada do croata Dado Prso. Sem seu capitão e principal articulador, a equipe francesa, que começava a insinuar que dominaria o jogo, caiu de rendimento. Sobrecarregado pela responsabilidade de criar, praticamente sozinho, o meia Jerone Rothen não respondeu bem. E então o Porto começou a crescer.

Impedindo a equipe francesa de ultrapassar a linha intermediária de defesa, o Porto partiu para cima e, com cautela, soube trocar passes e esperar o momento certo de agredir. Aos 39 minutos, o lateral Paulo Ferreira recebeu na direita e centrou na área. No primeiro lance, o brasileiro Carlos Alberto não conseguiu dominar. Mas, Rodriguez não conseguiu afastar e o ex-meia do Fluminense emendou um belo voleio para fazer 1 a 0.

Reuters 
O meio-campo brasileiro Carlos Alberto comemora o primeiro gol do Porto
No segundo tempo, em desvantagem, o Monaco se lançou à frente em busca do empate. Mas, como o afã ofensivo era maior do que a organização tática, a equipe francesa tinha dificuldade para entrar na área do Porto. Apesar das boas tramas de bola, o Monaco não conseguia concluir em gol.

Até que, aos 26 minutos, o Porto conseguiu escapar no contra-ataque e chegar ao segundo gol. Derlei foi lançado na esquerda e serviu a Deco, que achou o espaço na área e bateu colocado para fazer 2 a 0. Quatro minutos depois, Derlei novamente recebeu com liberdade na esquerda e colocou na frente para o russo Alenichev disparar forte e definir a vitória portuguesa em Gelsenkirchen em 3 a 0.

Monaco
Roma; Ibarra, Rodriguez, Givet (Squillaci) e Evra; Zikos, Bernardi, Rothen e Giuly (Prso); Cisse (Nonda) e Morientes
Técnico: Didier Deschamps

Porto
Vitor Baia; Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Pedro Mendes, Carlos Alberto (Alenichev) e Deco (Pedro Emanuel); Derlei (McCarthy) e Maniche
Técnico: José Mourinho

Data: 26/05/2004 (quarta-feira)
Local: Arena Aufschalke, em Gelsenkirchen (Alemanha)
Árbitro: Kim Milton Nielsen (DIN)
Auxiliares: Jorgen Jepsen e Jens Larsen (DIN)
Cartões amarelos: Carlos Alberto, Nuno Valente e Jorge Costa (P)
Gols: Carlos Alberto, aos 39min do primeiro tempo; Deco, aos 26min; Alenichev, aos 30min do segundo tempo

Leia mais:

Êxodo de torcedores e derrota deixam Mônaco em silêncio
Técnico José Mourinho se despede do Porto com título europeu
Porto fez campanha consistente do começo ao fim
Porto teve outro brasileiro como herói no primeiro título europeu
Trio do Porto eleva para 20 os vencedores brasileiros na Liga

Veja a classificação de todos os grupos da Liga dos Campeões.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias