! Monaco elimina o favorito Real Madrid da Liga dos Campeões - 06/04/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  06/04/2004 - 17h37
Monaco elimina o favorito Real Madrid da Liga dos Campeões

Da Redação
Em São Paulo

Numa partida muito movimentada, o Monaco desbancou o favorito Real Madrid nas quartas-de-final da Liga dos Campeões nesta terça-feira, na França. Sob o olhar do príncipe Alberto, os franceses venceram os espanhóis por 3 a 1, de virada, e chegaram às semifinais da competição.

Reuters 
Giuly e Morientes marcam e levam o Monaco à semi da Liga dos Campeões
Depois de vencer a primeira partida por 4 a 2 na Espanha, o Real Madrid entrou em campo podendo até mesmo perder por 1 a 0 para garantir vaga na semifinal da competição. Entretanto, o Monaco não se entregou e, com dois gols de Giuly, eliminou os espanhóis.

Apesar de na soma dos resultados o placar ter terminado empatado por 5 a 5, os franceses conseguiram a classificação por ter marcado mais gols fora de casa (dois contra um do adversário).

Com isso, o Real Madrid, que esperava conquistar três importantes títulos na temporada, vê a história do ano passado se repetir. Com a desclassificação da Liga dos Campeões e a derrota na final da Copa do Rei, só resta aos galáticos o Campeonato Espanhol, do qual é líder e está próximo de ficar com o bicampeonato.

Precisando reverter o resultado desfavorável do primeiro jogo, restou aos donos da casa partirem para o ataque. Mas os franceses não conseguiam criar jogadas ofensivas de perigo contra os espanhóis.

Assim, aproveitando-se dos contra-ataques, o Real Madrid criou a primeira grande chance da partida, em lance genial de Zidane, que parou nas mãos do goleiro Roma.

O Monaco acordou e partiu para uma falsa pressão. Mesmo tendo mais posse de bola e ficando mais no campo de ataque, o time francês não conseguia abrir o placar.

O Real Madrid, por sua vez, sentindo a dificuldade do adversário, não deixou por menos e também resolveu arriscar mais. Foi assim que a equipe chegou ao primeiro gol, 36min, em lance iniciado por Ronaldo, que passou por Guti e sobrou para Raul marcar o seu 45º gol na Liga dos Campeões desde 1992, tornando-se o maior artilheiro da história da competição.

Mas o Monaco acalmou os ânimos de sua torcida ao conseguir, em um lance despretensioso, o gol de empate já nos descontos, aos 46min, com Giuly.

No segundo tempo, em jogada rápida, o Monaco incendiou o jogo ao virar o marcador, aos 3min, após cabeçada de Morientes, que fora emprestado pelo Real Madrid. O gol deu novo ânimo à partida, já que os donos da casa ficariam com a vaga na semifinal no caso de marcar o terceiro e não levar outro.

E foi exatamente isso que aconteceu. Depois de jogada iniciado por Ibarra, Giuly, de calcanhar, fazer o seu segundo gol na partida e ampliar para o Monaco, dando a classificação aos franceses.

O jogo
A primeira grande oportunidade aconteceu aos 15min. Zidane roubou a bola na intermediária e, da entrada da área, após ver o goleiro adiantado, tentou encobri-lo. Entretanto, Roma, com a ponta dos dedos, evitou o gol dos espanhóis.

Três minutos depois veio a resposta dos franceses. Giuly recebeu cruzamento longo da esquerda e, após duas tentativas, chutou com perigo, próximo à trave esquerda de Casillas.

Aos 28min, depois de cobrança de falta da entrada da área em dois toques, Morientes acertou um belo chute de fora da área. Casillas fez grande defesa.

Prso fez boa jogada pela esquerda, aos 33min, e cruzou a bola pra a grande área. Plasil esperou a bola pingar e chutou de lado, fácil para a defesa do goleiro do time espanhol.

Depois de crescer na partida, o Real Madrid chegou ao gol. Aos 36min, Ronaldo arrancou com a bola pela esquerda e tocou para Guti, na entrada da área, fazer o porta-luz e deixar Raul de frente para o gol, sem marcação. O atacante, de primeira, chutou colocado, na saída do goleiro Roma.

O Monaco chegou ao empate em uma lance inesperado. Aos 46min, após bola lançada da direita, Morientes ajeitou de cabeça para trás e Giuly, da entrada da área, chutou cruzado, de primeira. A bola desviou em Roberto Carlos e entrou no canto direito de Casillas: 1 a 1.

A etapa final começou eletrizante. Logo aos 3min, os donos da casa viraram o marcador. Em jogada rápida, Rothen cruzou da esquerda e Morientes subiu mais do que a defesa do Real Madrid e, de cabeça, colocou os franceses na frente do marcador.

Aos 12min, Figo cobrou falta da entrada da área e Roma fez bela defesa, levantando a torcida presente ao estádio Louis-II.

A partir daí, o jogo ficou muito disputado, com ambas as equipes atacando e deixando atacar. Melhor para os donos da casa que, empolgados, chegaram ao terceiro gol aos 21min.

O lance foi iniciado por Ibarra, que pedalou para cima de Roberto Carlos e cruzou rasteiro para a grande área. No meio do caminho, Giuly, de letra, fez o segundo dele na partida e o terceiro do Monaco na partida. O gol da classificação.

O Real Madrid teve um gol anulado. Aos 28min, Roberto Carlos lançou Raul que, em posição irregular, cabeceou para o fundo do gol. O árbitro italiano Pierluigi Collina não validou o gol.

Monda quase fez um golaço de cobertura para os franceses aos 32min. Porém, seu chute saiu forte demais e passou raspando o travessão. Três minutos depois, Nonda, novamente, voltou a assustar os espanhóis após aproveitar cobrança de escanteio e, de cabeça, acertar a trave de Casillas.

Os franceses ainda voltariam a carimbar a trave do Real Madrid. Ademayor, aos 46min, ficou de frente para o goleiro do time espanhol, mas desperdiçou.

Raul, que minutos atrás havia perdido grande chance de marcar o gol da classificação de sua equipe após receber bola de frente para o goleiro adversário e chutar para fora, voltou a desperdiçar boa oportunidade de colocar o Real Madrid nas semifinais, já no finalzinho dos descontos.

MONACO
Flavio Roma; Hugo Ibarra, Julien Rodriguez, Gael Givet e Patrice Evra; Edouard Cisse, Jaroslav Plasil, Ludovic Giuly (El-Fakiri) e Jerome Rothen; Dado Prso (Nonda) e Fernando Morientes (Adebayor)
Técnico: Didier Deschamps

REAL MADRID
Casillas; Michel Salgado (Raul Bravo), Ivan Helguera, Alvaro Mejia e Roberto Carlos; Luis Figo, Guti (Portillo), Zinedine Zidane e Borja (Solari); Raul e Ronaldo
Técnico: Carlos Queiroz

Local: estádio Louis-II, em Mônaco, na França
Árbitro: Pierluigi Collina (Itália)
Cartões amarelos: Helguera e Borja (RMD), Roma (MON)
Gols: Raul, aos 36min, Giuly, aos 46min do primeiro tempo; Morientes, aos 3min, Giuly, aos 21min do segundo tempo.

Veja a classificação de todos os grupos da Liga dos Campeões.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias