ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   20h51 - 08/03/2004

Gustavo Nery dá a volta por cima no Morumbi

Da Agência Folha
Em São Paulo

Gustavo Nery tirou um peso enorme das costas. Afinal, depois que ele anunciou que tinha fechado contrato com o Werder Bremen (ALE) a partir de julho, a desconfiança em cima do seu potencial cresceu.

Do técnico Cuca aos torcedores, a questão era uma só: será que o jogador vai manter o empenho, dar o sangue e pôr o pé nas divididas?

O próprio Gustavo faz questão de responder. "Não tenho por que mudar o meu estilo. O torcedor conhece o meu caráter e sabe que não vou mudar a minha maneira de atuar. Não tenho motivo para estragar a ótima relação que tenho com a torcida", ressaltou.

E, mais do que ninguém, o curinga sabe tudo o que teve de passar para conquistar o respeito dos torcedores. Contratado junto ao Guarani por US$ 2 millhões, em 2000, ele chegou ao clube para substituir Fábio Aurélio.

O início não foi nada fácil. As inevitáveis comparações atrapalharam o jogador, que teve altos e baixos. Em 2001, com o então técnico Nelsinho Batista, ele viveu o pior período da sua carreira. Após uma seqüência de seis partidas sem vitória no Campeonato Brasileiro daquele ano, o treinador resolveu afastar três jogadores por deficiência técnica: Gustavo Nery, Rogério Pinheiro e Carlos Miguel.

Rapidamente, os três foram apelidados de 'laranjas podres". Nelsinho não teve piedade do trio. "Quando eles ficam na reserva, reclamam. Quando jogam, não fazem nada. E a culpa recai sempre sobre o treinador", disse Nelsinho. Ele ficou afastado e teve que ter muita paciência.

A volta por cima começou em 2002, quando o time do Morumbi já era comandado por Oswaldo de Oliveira. Ele passou a ganhar importância, já que era considerado um 'polivalente' pelo treinador, que, além da lateral esquerda, passou a utilizá-lo como zagueiro.

Oswaldo deixou o Morumbi, mas Gustavo continuou com prestígio. Com a chegada do lateral-esquerdo Fabiano, Rojas também passou a utilizá-lo como meia-esquerda, já que Ricardinho não vinha bem.

Em novembro do ano passado, Nery passou a ser conhecido no futebol europeu. O São Paulo fez uma excursão para a Inglaterra. Em um amistoso contra o Bolton, a equipe paulista venceu por 6 a 3 e Nery marcou cinco gols. As sondagens da Europa vieram a todo vapor. Ele quase foi vendido para o Shakter Donetsk, da Ucrânia. Agora, ele já está de malas prontas para a Alemanha. E quer deixar saudades. "Quero deixar o São Paulo com o título", prometeu.


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas