ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   12h27 - 25/01/2004

Corinthians bate o São Paulo e conquista a Copa SP pela quinta vez

MBPress
Em São Paulo

Cinco vezes Corinthians. Na manhã deste domingo, o time alvinegro bateu o São Paulo por 2 a 0, no Pacaembu, e conquistou pela quinta vez a Copa São Paulo de juniores.

José Patrício/Folha Imagem 
Corintianos comemora o primeiro gol, marcado pelo atacante Bobô
A final faz parte das comemorações do aniversário de 450 anos da cidade de São Paulo. E o time paulistano iguala-se a um 'forasteiro' como maior vencedor da competição. Agora, Corinthians e Fluminense têm cinco títulos cada.

O alvinegro paulista conquistou a taça nas suas duas primeiras edições, em 1969 e 1970. Depois de longo período de jejum, o Corinthians passou a dominar a competição. Nas últimas dez edições, o alvinegro foi o único a vencer a Copa SP mais de uma vez. Melhor, venceu três, com os títulos de 1995, 1999 e agora de 2004.

Esta foi também a segunda vez que Corinthians e São Paulo decidiram a competição. Os dois tradicionais adversários já haviam feito a decisão em 1993, quando o São Paulo venceu por 4 a 3 e levou a taça.

José Patrício/Folha Imagem 
Jô e Rafinha festejam o gol de pênalti, que sacramentou o título corintiano
Desta vez, o time tricolor até ameaçou o título corintiano no primeiro tempo. Após bom início do Corinthians, o São Paulo passou a dominar a partida e teve as melhores chances para marcar nos 45 minutos iniciais.

No segundo tempo, porém, só deu Corinthians. Com a entrada de Bobô no time, o alvinegro cresceu em campo e foi justamente Bobô o autor do primeiro gol. Sempre melhor na partida, o Corinthians fechou o placar aos 39min, numa cobrança de pênalti de Rafael.

Como todo clássico, ainda mais decisivo, o jogo foi tenso. Três jogadores do São Paulo, André, Alê e Marco Antônio, foram expulsos. Mesmo destino de dois corintianos, Fininho e Abuda, este no banco de reservas.

O jogo
O Corinthians começou melhor a partida. Com uma forte marcação, o time alvinegro não deixou o São Paulo tocar a bola e criou boa chance logo aos 9min. Abuda recebeu livre e bateu da entrada da área. Mateus defendeu bem.

Pressionado, o São Paulo só conseguiu passar pela zaga corintiana tocando a bola com velocidade. E numa jogada assim Marco Antônio teve boa chance aos 11min, chutando por cima do gol.

Carlos Oliveira/Folha Imagem 
Jogadores comemoram o quinto título do clube na Copa São Paulo de Juniores
Com o Corinthians no ataque, o São Paulo teve boa chance em contra-ataque aos 14min. Após boa troca de passes, Paulo Krauss lançou Diego Tardelli, livre pela esquerda. O atacante bateu cruzado, fraco, facilitando a defesa de Júlio César.

A partir daí o time são-paulino cresceu e passou a dominar o jogo e perdeu duas ótimas chances seguidas. Aos 30min, Tardelli recebeu livre dentro da área, mas novamente tentou colocar e bateu fraco. Júlio César defendeu.

Com a zaga corintiana perdida e apenas correndo atrás dos são-paulinos, Paulo Krauss recebeu completamente livre dentro da área, na altura da marca do pênalti, mas não dominou a bola e quando tentou finalizar bateu para fora do gol.

Com o domínio tricolor no final do primeiro tempo, o Corinthians voltou para a etapa final com duas alterações. Ednei e Roni deixaram o alvinegro para as entradas de Bobô e Nilton.

E as alterações de Adaílton Ladeira foram positivas para o Corinthians. O time alvinegro começou bem o segundo tempo, novamente pressionando a saída de bola do São Paulo e criando boas chances.

Apertando a marcação, o Corinthians abriu o placar. Aos 6min, o zagueiro Flávio tentou um drible próximo à área do São Paulo. Bobô roubou a bola e bateu rasteiro, no canto direito de Mateus. Corinthians 1 a 0.

O gol desmoronou o time do São Paulo. Para complicar ainda mais a situação tricolor, o atacante Diego Tardelli sentiu uma lesão muscular ao tentar correr atrás de uma bola lançada ao ataque.

Com seu time perdido e Tardelli machucado, o técnico Vizolli também mudou o São Paulo. Ernandes e Diego Tardelli deixaram a partida, entrando os atacantes Aílton e Paulo Mattos.

O São Paulo melhorou no ataque, conseguindo novamente criar suas jogadas. Mas, na zaga, o desespero continuou. Aos 21min, o Corinthians quase fez o segundo. após cruzamento da esquerda, Bobô bateu livre e Mateus fez a defesa.

Aos 23min, dois jogadores foram expulsos. Fininho, do Corinthians, e André, do São Paulo, se desentenderam e levaram o vermelho. Com as expulsões, os dois treinadores logo mudaram suas equipes novamente.

Perdendo o jogo, Vizolli tirou Carlinhos, que atuava como líbero, para a entrada do atacante Robert. Já Adaílton Ladeira, em vantagem no placar, tirou o atacante Abuda para a entrada do zagueiro Renato, que foi improvisado na lateral-esquerda.

A situação são-paulina complicou-se ainda mais a partir dos 31min. Num rápido contra-ataque, Rosinei foi derrubado por Alê. O volante são-paulino, que já tinha um cartão amarelo, acabou expulso da partida.

Aos 34min, o zagueiro Wendell, do Corinthians, sentiu uma lesão. Como a equipe alvinegra já havia feito suas três alterações, o alvinegro ficou com um jogador praticamente parado em campo.

O São Paulo tentou pressionar e foi para o ataque. Mas, num contra-ataque, o Corinthians definiu a partida. Rosinei recebeu livre e tentou finalizar. Mateus defendeu na primeira, mas cometeu pênalti no rebote. Rafel cobrou e converteu aos 39min.

No final da partida, Abuda, já no banco do Corinthians, foi expulso por provocar os jogadores do São Paulo. E os tricolores caíram nas provocações. Já aos 44min, Marco Antônio agrediu Rosinei e foi o terceiro são-paulino expulso da partida.

CORINTHIANS
Júlio César; Édson, Wendel, Alemão e Fininho; Rafael, Rosinei, Ednei (Bobô) e Roni (Nilton); Jô e Abuda (Renato)
Técnico: Adaílton Ladeira

SÃO PAULO
Mateus; Thiago, Edcarlos, Flávio e André; Alê, Carlinhos (Robert), Marco Antônio e Ernandes (Aílton); Paulo Kraus e Diego Tardelli (Paulo Matos)
Técnico: Vizolli

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Philipp Lombart
Cartões amarelos: Alemão (C), Carlinhos (SP), Flávio (SP), Wendell (C)
Cartões vermelhos: Fininho (C), André (SP), Alê (SP), Abuda (C), Marco Antônio (SP)
Gols: Bobô, aos 6min, e Rafael, aos 39min do segundo tempo


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas