ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   19h48 - 07/12/2003

Juventude vence São Caetano, quebra tabu e se garante na Série A em 2004

MBPress
Em São Paulo

O Juventude conseguiu um resultado importante na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando na noite deste domingo, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, a equipe gaúcha venceu o São Caetano por 2 a 1 e foi para os 53 pontos na tabela de classificação.

O resultado garantiu os gaúchos na elite do futebol brasileiro em 2004. Além disso, o Juventude quebrou um tabu. Foi a primeira vez, em cinco anos de existência, que o time do Grande ABC foi derrotado por uma equipe gaúcha no Sul.

O São Caetano permaneceu com 71 pontos e agora depende de uma vitória em casa contra o Internacional, um dos concorrentes diretos a uma vaga na Copa Libertadores da América de 2004, na última rodada do Brasileiro, para garantir um lugar no mais importante torneio do continente.

O jogo
A qualidade técnica da partida no primeiro tempo foi muito baixa. Ambas a equipes não conseguiam acertar uma seqüência de passes certos e, conseqüentemente, chegar à área adversária. Em determinados momentos, a bola nem mesmo ficava no chão - era só chutões para o alto.

Melhor para o Juventude, que na primeira oportunidade do jogo, logo aos 4min, abriu o placar. Marcão cruzou do lado esquerdo para a grande área e a bola sobrou para Marcelo, de frente para o gol, chutar forte à queima-roupa, sem chances para o goleiro Sílvio Luiz: 1 a 0.

O São Caetano equilibrou a partida e assustou aos torcedores presentes ao estádio gaúcho ao acertar duas bolas na trave. A primeira foi aos 25min, quando Adhemar chutou com violência de fora da área e carimbou o travessão.

Na segunda, aos 34min, o São Caetano partiu em contra-ataque rápido, Zé Carlos invadiu a grande área pela esquerda e chutou cruzado. Mais uma vez a bola parou no travessão do time gaúcho.

O Juventude não se intimidou e quase ampliou aos 41min. Marcelo recebeu bola dentro da área, pela direita, dominou e chutou cruzado. Com o goleiro Sílvio Luiz batido no lance, Tiago salvou a equipe do Grande ABC paulista em cima da linha.

Precisando do resultado para se afastar da zona de rebaixamento, os gaúchos partiram para o ataque no segundo tempo.

Após pressionar o adversário, a equipe ampliou aos 13min, quando Rafael fez boa jogada pela esquerda e cruzou para dentro da área. Felipe, que havia substituído a Geufer, se antecipou à defesa e, de cabeça, marcou o segundo do Juventude.

Após o segundo gol dos gaúchos, o São Caetano resolveu acordar e foi para o ataque. Aos 23min, Somália fez boa jogada na esquerda, se livrou da três marcadores e, na entrada da pequena área chutou para a defesa de Márcio.

Mas, aos 28min, Somália não desperdiçou a chance. Após cobrança de escanteio da esquerda, o atacante usou a cabeça para descontar para os paulistas. Ele ainda quase empatou o jogo aos 37min ao arriscar de fora da área - a bola passou raspando o travessão.


Rafael perdeu a oportunidade de decretar a vitória do Juventude aos 38min, quando recebeu bola na intermediária, a carregou sem marcação e, na frente do gol, tentou colocar no canto direito de Sílvio Luiz, que saiu bem do gol e evitou o gol.

Aos 45min, Matheus fez falta violenta e foi expulso sem ter amarelo, complicando ainda mais a vida do São Caetano.

JUVENTUDE
Márcio; Índio (Dante), Renato (Camazzola) e Neto; Mineiro, Evandro, Léo Inácio, Marcelo e Marcão; Geufer (Felipe) e Rafael
Técnico: José Luiz Plein

SÃO CAETANO
Sílvio Luiz; Tiago, Dininho e Paulinho; Fábio Santos (Ângelo), Marcelo Mattos, Mineiro, Anaílson (Warley) e Zé Carlos; Adhemar (Matheus) e Somália
Técnico: Tite

Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (Fifa-SC)
Auxiliares: Alcides Zawaski Pazetto (SC) e Vayran da Silva Rosa (SC)
Cartões amarelos: Marcelo Mattos (S), Marcelo, Léo Inácio, Marcão (J)
Cartão vermelho: Matheus (S)
Gols: Marcelo, aos 4min do primeiro tempo; Felipe, aos 13min, Somália, aos 28min do segundo tempo.


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas